Como fazer um bom inbound marketing?
O marketing é uma área que vem se tornando cada vez mais crucial dentro do dia a dia das empresas, independente qual for a área de atuação, seja com a venda de disco diamantado ou aparelhos eletrônicos, ter uma boa estratégia de marketing é algo imprescindível para alcançar o sucesso.
Porém, antes de tudo é preciso ver quais são as melhores e mais assertivas opções estratégicas que você possui, será que anúncios ainda são a melhor ferramenta para o seu negócio?
Talvez, interromper uma pessoa do conteúdo que ela está acessando, mostrando seus produtos, possa parecer algo não tão funcional atualmente, então que tal uma estratégia mais leve, que faça com que seu público chegue até você? Essa é exatamente a função do inbound marketing. Você sabe o que ele significa?
O que é Inbound Marketing?
Uma das estratégias que mais vem ganhando força nos últimos anos, o inbound marketing se trata de uma série de ações e estratégias voltadas para atrair um público-alvo específico até o seu negócio por meio de conteúdos que estabeleçam uma comunicação e um relacionamento entre sua empresa e o público.
Ou seja, ao invés de ir até as pessoas, o inbound faz com que as pessoas venham até você, tudo isso através de conteúdos atrativos e que sejam interessantes para eles. Agora que você já sabe o que significa essa ferramenta, separamos um passo a passo para você aprender como fazer um bom inbound marketing no seu negócio, preparados? Então vamos lá.
Passo 1 – Planejamento e definição do público-alvo
O primeiro passo para fazer um bom inbound marketing é começar com o planejamento e a definição do público-alvo, como citado acima, o inbound consiste em criar conteúdo para um público específico, ou seja, é preciso que você tenha conhecimento maior sobre essas pessoas.
Comece estudando sobre seu comportamento e atividades de modo geral, idade, localização geográfica, comportamento, profissão, renda e etc. Busque encontrar a sua persona, ou seja o cliente ideal da sua empresa. Com o público-alvo bem definido, fica muito mais fácil você saber quem vai ser atingido e de que maneira, já que você começa a ter mais ideias e entender mais a forma de abordagem que você pode adotar.
Passo 2- Personalização e escolha do conteúdo
Com o público-alvo já definido, é hora de começar a pensar em qual tipo de conteúdo você vai abordar, você já sabe o que seus clientes da sua empresa de locação de grupo gerador gostam, então, é hora de planejar ações que possam fazer com que novas pessoas, que se enquadram na sua persona ideal, também se sintam atraídas pelos seus conteúdos produzidos.
Faça uma análise, veja quais temas, estilos e canais digitais você pode produzir seu conteúdo para fornecer os melhores resultados, faça uma personalização de acordo com o gosto do seu público-alvo. Quanto mais assertivo você for nesta etapa, mais as pessoas se sentirão interessadas pelo seu negócio.
Passo 3 – Montar a jornada de compra
O terceiro passo é começar a montar sua jornada de compra, ou seja, como você quer transformar um simples conteúdo, em toda uma jornada para que a pessoa se torne seu consumidor final. Faça uma análise de como você vai ofertar seu produto, vai criar um senso de urgência dentro do conteúdo? Irá direcioná-lo para um novo link? Seu texto será escrito relacionado ao produto?
Ou sua estratégia não é especificamente a venda, e sim apenas gerar tráfego e ganhar mais público? Tudo isso tem de ser definido para que o inbound marketing seja realmente efetivo para o seu negócio.
Passo 4 – Adotar o funil de vendas
Com o público-alvo definido, o conteúdo personalizado e feito, e a jornada de compra também definida, é hora de montar seu funil de vendas, ou seja, dar um passo além da atração. Depois que a pessoa consumir o seu conteúdo, forneça ferramentas para que ela possa interagir ainda mais com o seu negócio.
Faça com que ela não só leia sobre estruturas metálicas, mas também decida comprá-las de você, estabeleça um contato, gere novos leads, monte um funil competente, e que corresponda com aquilo que você está buscando para o seu negócio.
Você já conhecia o inbound marketing? O que acha de adotá-lo em seu negócio? Se quiser mais dicas como essa continue acompanhando o nosso site, e não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos se gostou do nosso post, até a próxima.