noComentários

Como se destacar trabalhando em casa?

O trabalho home office, adotado por diversos setores do mercado, até mesmo por fabricantes de peças, como discos de corte, por exemplo, que enviou para casa, aqueles profissionais com atuação mais administrativa.

De necessidade, em razão da pandemia, o trabalho home office tornou-se um formato de trabalho escolhido por organizações e profissionais das mais variadas áreas. Embora já mais familiarizados, há quem encontra desafios na atuação em casa. Especialmente os que precisam atuar em projetos que envolvem equipes, como a elaboração de uma linha nova de fios e cabos elétricos ou serviços.

Se você participa de uma empresa com diversas equipes ou trabalhando sozinho. Confira a seguir, 10 dicas de como se destacar no home office.

10 dicas de como se destacar no home office

  1. Estabeleça uma rotina: fuja da ideia de que o trabalho em casa não necessite de uma rotina de horários bem definidos. Pelo contrário, é preciso, mais do que nunca, ter um cotidiano organizado. Isso porque é fácil extrapolar o horário e assim ter uma jornada excessiva de trabalho, que acaba em mais ou menos dias, prejudicando o desempenho.
  1. Mantenha o contato frequente com as pessoas: seja trabalhando em um projeto de um novo produto, como uma bomba centrífuga, por exemplo, ou atuando de forma autônoma, é fundamental manter o contato com as pessoas do time ou as estratégicas. A boa comunicação é essencial para mostrar o empenho na atividade.
  1. Elabore apresentações curtas que mostram o progresso: na mesma linha da comunicação, a produção de relatórios evidencia o envolvimento do profissional com a tarefa, neste caso, de maneira bastante tangível, o que ajuda a melhorar a imagem frente aos demais.
  1. Evite distrações: para se destacar no home office há que ter muita disciplina e foco na atividade. Para isso, além de estabelecer horários, também evite distrações, como olhar as redes sociais a todo momento ou atender aquela ligação desnecessária.
  1. Aprimore-se constantemente: utilize o tempo que seria destinado ao deslocamento para aprofundar ou ganhar novos conhecimentos, seja por meio de cursos on-line, palestras ou eventos da área. Com isso, aumenta a expertise e, sem dúvida, ajuda a destacar no trabalho.
  1. Surpreenda com entregas mais rápidas: a tarefa de cumprir prazos é árdua, porém, às vezes é possível realizar entregas antecipadas. Use isso a seu favor para mostrar o quanto está comprometido.
  1. Amplie a sua rede de relacionamento: além de cursos, palestras e eventos, aumentar o conhecimento é também conhecer novas pessoas no campo profissional. Para isso, use redes sociais como o LinkedIn e passe a ser melhor visto no mercado.
  1. Exponha os seus objetivos: se o foco é alcançar novas posições, mostre aos seus líderes que deseja isso, de forma clara, no qual os objetivos são bem delimitados. Com isso, é evidenciado o desejo de evoluir, logo isso traz mais visibilidade.
  1.  Mantenha o portfólio atualizado: o portfólio é uma  maneira de reunir os principais trabalhos feitos. Muitas vezes, o profissional em home office pode esquecer dessa poderosa ferramenta, particularmente importante para profissionais autônomos na busca por novas oportunidades.
  1. Pense como um líder: pensar como líder é promover soluções para determinados problemas, isso, sem dúvida, traz relevância para qualquer profissional.

O que não pode ser deixado de lado no trabalho em casa

Para completar o assunto sobre como se destacar no trabalho em casa, não poderia ficar de fora a importância de ter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, boas horas de sono e prática de exercícios físicos.

É desta forma que é possível ter a energia necessária para atingir objetivos tanto profissionais como pessoais.  Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes.

Responder

4 + quinze =

− 1 = 4