O que é sustentabilidade ambiental?
A sustentabilidade ambiental se tornou um dos conceitos mais discutidos quando lidamos com mudanças climáticas e suas vertentes. E isso pode ter um impacto significativo no futuro da humanidade. Ou seja, é tão fundamental para nós quanto um blister embalagem é para o setor farmacêutico.
No entanto, muitas pessoas não sabem o que é ou quais as práticas devem ser tomadas, tanto como indivíduos quanto como empresa. Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!
O que é sustentabilidade ambiental e por que ela é importante?
A definição de sustentabilidade ambiental equivale àquela sobre o desenvolvimento ambientalmente sustentável, ou seja, deve haver uma relação equilibrada entre os recursos naturais disponíveis e seu consumo. Sendo assim, podemos listar que:
- Para recursos renováveis, a taxa de colheita não deve exceder a taxa de regeneração. Isso é conhecido como “rendimento sustentável”;
- Para recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, não podemos exceder a taxa de recuperação;
- Para a poluição, as taxas de geração de resíduos não devem exceder a capacidade do meio ambiente de assimilá-los. Isso é conhecido como “descarte sustentável de resíduos”.
Questões de Sustentabilidade Ambiental
Não iremos conseguir alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica sem passar por desafios. Há uma série de questões em torno desse delicado equilíbrio. Mas, se sua empresa aderiu a este conceito, terá em mãos uma espécie de martelete demolidor de concorrência.
A maioria dos especialistas fala sobre os três pilares da sustentabilidade como meio de alcançá-la e mantê-la.
- Proteção ambiental: conservação de ecossistemas, qualidade do ar e integridade de nossos recursos para proporcionar um ambiente limpo e saudável;
- Desenvolvimento econômico: proporciona um nível satisfatório de bem-estar, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de desfrutar as mesmas coisas;
- Desenvolvimento social: proporciona acesso a recursos básicos, para garantir um alto nível de realização social, incluindo o fim da pobreza e da fome. E, além disso, Educação, saúde, saneamento básico e qualidade de água padronizados para todos.
Quando os três pilares são sólidos, as necessidades do planeta, como um todo, estão sendo atendidas de forma a garantir a sobrevivência da raça humana e dos demais seres vivos.
Como Praticar a Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental não é uma meta impossível. Basta nos unirmos como indivíduos e empresas!
Alguns exemplos de sustentabilidade ambiental que podem ser colocados em prática hoje incluem a proteção de recursos renováveis, o apoio e promoção da agricultura sustentável, plantando hortas para cultivar o que você come e comprando de agricultores e produtores locais para apoiar o reflorestamento e outros projetos regenerativos.
E não para por aí! Com isso, também evita o consumo de combustíveis fósseis por meio de alternativas de energia renovável, limita a poluição através da compostagem e apoia iniciativas de ar limpo e água.
Portanto, seja você gestor de uma empresa de racks para servidor ou um cidadão comum, vale a pena colocar isso em prática para que todos nós tenhamos a possibilidade de viver dignamente.
Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.