Teoria das cores: Para que ela serve?
Sendo uma técnica bastante utilizada dentro do ramo da decoração e da psicologia, a teoria das cores é um importante meio que se tem para fazer o uso das cores como uma forma também de harmonizar o ambiente, roupa e até mesmo aparência estética.
Dessa forma, a teoria das cores é bastante utilizada em propagandas de marketing, a fim de atrair e converter possíveis clientes que possam se interessar com mais facilidade a partir da utilização das cores certas pelos seus produtos.
Quando se tem uma promoção ou alguma inovação dentro do meu Industrial, como uma nova tecnologia que fará com que um balcão refrigerado inox tem uma durabilidade ainda maior em relação aos alimentos ali contidos, é muito provável que seja utilizado a cor vermelha, pois esta representa, também, uma chamada de atenção.
Sendo assim, para saber um pouco mais sobre a serventia da teoria das cores e como ela é amplamente utilizada dentro do setor de marketing, e verifique informações importantíssimas sobre essa técnica amplamente utilizada dentro do mercado atual.
Como funciona a teoria das cores?
Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a teoria das cores, talvez não na sua teoria, mas na sua prática ela é vista diariamente na maioria das propagandas e outros recursos visuais utilizados pela indústria.
Ou seja, a teoria das cores vai trabalhar diretamente com uma relação entre cor e ou seja explorando uma cor relacionada a uma propriedade da luz e não necessariamente aos objetos sendo produzida a partir dos nossos olhos e não como algo que de fato existe.
Por isso, a teoria das cores também é amplamente utilizada para transmitir mensagens que vão, implicitamente, desenvolver algum tipo de objetivo na sua mente, dando uma sensação específica relacionada com aquela cor.
Para que ela serve?
É comum a utilização da teoria das cores principalmente pelo setor de marketing Pois é ali que ela vai ser utilizada com mais frequência e pode interferir diretamente no interesse que um usuário poderá desenvolver pelo seu produto isso funciona também para propaganda de serviços.
Ou seja, em um comercial que vai promover a manutenção de compressores, por exemplo, pode ser que em eventuais pontos dessa produção audiovisual sejam colocadas cores específicas para chamar a sua atenção, como a utilização do vermelho, do amarelo e até mesmo do Branco.
Essa combinação de cores vai refletir diretamente no interesse que o possível comprador poderá ter em relação àquele serviço ao produto. Isso implica diretamente em um planejamento prévio de como essas cores serão utilizadas dentro desse meio.
Então, a teoria das cores serve, essencialmente, como uma técnica para atrair atenção e repassar sensações estéticas para o usuário, posto que essas terão uma boa taxa de conversão, em geral.
Utilizando a teoria das cores
Para utilizar a teoria das cores é essencial pensar na composição que elas terão dentro da sua propaganda, caso seja de alertar alguma novidade ou promoção, cores como vermelha amarelo tenderão a chamar mais atenção do consumidor, como pode ser visto em uma propaganda relacionada para a divulgação de um transformador de solda que está em promoção.
Isso significa que a utilização da teoria das cores está pautada dentro de sensações estéticas, que podem ser diversas, utilizando plenamente toda a cartela de cores além de influenciar também dentro da psicologia das cores.