noComentários

Marketing sensorial: Como ele influencia em uma compra

O marketing é uma área responsável por estudar o comportamento dos consumidores e propor às empresas métodos de fomentar o engajamento e atrair a atenção. O marketing sensorial é uma das frentes de atuação no campo de estudos em pauta.

Ao longo dos anos, o mundo corporativo vem recebendo inovações, e estas acontecem devido às movimentações de mercado e oscilações na economia. Como resultado direto de tais mudanças, o comportamento dos consumidores é variado.

Para garantir o cumprimento das relações de oferta e demanda, muitas empresas e marcas tiveram que ajustar seus procedimentos internos, bem como fornecer novas soluções ao público, como o serviço de diarista terceirizada.

O marketing sensorial é um recurso que permite que as organizações disponham de novos meios, visando o crescimento comercial e financeiro, desenvolvendo também a satisfação e encantamento de clientes já fidelizados e compradores em potencial.

O que é marketing sensorial e como funciona?

O conceito do marketing sensorial aponta para o uso dos sentidos humanos no plano de ação estratégico. Dado que o marketing tradicional é caracterizado por um conjunto de técnicas e estratégias para atrair a atenção e reter o engajamento.

Para o melhor entendimento da funcionalidade do marketing, deve-se buscar compreender a intersecção entre as áreas de marketing e vendas.

Os times de vendas são responsáveis por atividades inteiramente comerciais, ou seja, são os vendedores que realizam as etapas cruciais em um processo de venda, como:

  • Qualificação de clientes em potencial;
  • Visitas presenciais;
  • Reuniões virtuais e presenciais;
  • Ligações telefônicas e contatos por e-mail.

Essas são algumas das principais tarefas atribuídas aos profissionais do time de vendas. Ao mesmo tempo, é possível considerar que em uma empresa de entrega de alimentos existe grande demanda para o time de vendas.

O escopo de trabalho da área de marketing é focado em facilitar o trabalho de vendedores, atuando na divulgação de soluções e no ganho de autoridade de marcas diante do mercado e do público.

Tendo em vista as movimentações macroeconômicas que estão acontecendo a nível mundial, para que as empresas continuem a vender, é indispensável variar o tipo de técnica de abordagem e apresentação aos consumidores.

Portanto, o marketing sensorial atua diretamente com a geração de sinergia com as pessoas, provocando os sentidos do corpo humano de maneira estratégica.

Despertar os sentidos para converter

As relações interpessoais são o caminho para que as vendas propriamente ditas sejam concluídas, considerando que os negócios são a manifestação do desejo de duas ou mais partes em alinhar interesses.

Em outras palavras, isso quer dizer que empresas dos mais variados segmentos e portes devem otimizar as técnicas de abordagem, anúncios e contato com o público, pois somente assim conseguem concluir os fechamentos comerciais.

Cabe enfatizar que, independente da frente de atuação, é essencial dispor de uma estratégia de vendas, tanto para multinacionais no ramo farmacêutico, quanto para pequenos negócios que fazem a distribuição de kit temperos brinde.

As tendências a nível mundial vêm tornando as oportunidades de negócio mais horizontais, o que acontece devido ao modelo econômico vigente nos países democráticos, como o Brasil, que fomentam a livre comercialização de bens e serviços.

Além disso, é importante validar que nos últimos anos houve uma virada de chave para a democratização no acesso à informação e recursos, facilitando o dia a dia das empresas.

O marketing sensorial faz o uso dos cinco sentidos para aumentar as taxas de conversão, funcionando a partir de gatilhos mentais que influenciam o interesse e a decisão em digitalização e indexação de documentos, por exemplo.

Para um melhor entendimento sobre o funcionamento da prática do marketing sensorial, é importante compreender como cada sentido desperta sensações no nosso corpo e quais os resultados de incrementar ações de marketing.

Olfato

O olfato é um dos principais sentidos que promovem valor emocional nas pessoas, isso porque alguns cheiros são capazes de despertar lembranças nos indivíduos e de maneira indireta influenciá-los.

Reconhecendo a importância do olfato na experiência dos consumidores, um microempreendedor decide investir em produtos com cheiros que promovem sensação de conforto para usá-los durante a prestação de serviço de lavagem de poltrona a seco.

Muitas empresas atuantes no varejo fazem o uso de tal estratégia, pois ela proporciona maior atratividade ao público.

Deve-se estar atento aos cheiros usados, pois a indicação é que sejam evitados odores fortes para que nenhuma alergia ou desconforto seja gerado no público.

Audição

Assim como o olfato, a audição é um sentido capaz de despertar lembranças e influenciar indiretamente o comportamento.

É comum ver as empresas incluindo músicas em elevadores ou provadores, aliás, o costume tornou-se tão tradicional que expressões como “música de elevador” são usadas pelo público em geral.

Apesar de ser um costume, poucas pessoas sabem efetivamente o motivo que leva as empresas a adotarem a música. O intuito é melhorar a experiência do cliente, principalmente diante de situações não tão satisfatórias.

Pode-se incluir as músicas em salas de espera para a obtenção de banner 2×2 personalizado, somando positivamente na chamada jornada do cliente.

Tato

O tato é um sentido um pouco mais complexo de estimular, isso porque requer o contato físico entre as marcas e pessoas.

Os estímulos que acontecem no tato têm a função direta de proporcionar boas experiências aos clientes, ou seja, a modalidade de marketing pode explorar o toque para fomentar o interesse e influenciar de maneira direta o processo de decisão.

Não somente as marcas podem fazer o uso deste recurso, como também empresas, com a inclusão de cadeiras confortáveis aos clientes.

É possível ainda enriquecer a infraestrutura do local de atendimento e trânsito de pessoas, aprimorando a arquitetura com funcionalidades como escada com mármore travertino

Paladar

O paladar é o principal sentido explorado por empresas e marcas, incluindo nesta esfera até negócios que não têm o conhecimento das estratégias de marketing.

O paladar pode ser trabalhado por empresas atuantes no ramo alimentício ou não, sendo o sentido que influencia diretamente a satisfação dos consumidores.

Pode-se reconhecer a aplicação das estratégias de marketing sensorial no sentido do paladar com o fornecimento de água, bolachas e café na recepção de consultórios e de lavanderia para uniformes.

Visão

A visão é outro sentido altamente trabalhado pelas empresas, sua exploração se exemplifica como o uso da psicologia das cores e demais elementos que proporcionam o ganho de identidade visual.

A recomendação é que as empresas construam a identidade visual da marca, mas que também façam uso da arquitetura para aprimorar a experiência nos ambientes físicos.

Conheça as vantagens de usar o marketing sensorial

Após a compreensão do significado conceitual do marketing sensorial e como ele acontece por meio da exploração dos cinco sentidos, é momento de destacar as vantagens vistas por quem os utiliza.

Cabe enfatizar que é necessária a análise de contexto para a implementação das estratégias de marketing, pois somente assim as técnicas adotadas podem fazer sentido para a realidade organizacional.

1. Fomentar o desejo de compra

O primeiro e principal benefício com a exploração do marketing sensorial é a influência que é gerada no comportamento e no processo de decisão dos consumidores.

Tendo em vista as movimentações do mercado, a disputa entre empresas e marcas tem se tornado cada dia mais acirrada e, por consequência, os negócios tornaram-se mais desafiadores.

2. Criar vínculos com o consumidor

Estar conectado com o público ajuda as empresas a contarem com maiores oportunidades de fechamento, uma vez que é trabalhado neste ponto os relacionamentos interpessoais, viabilizando a manifestação mútua de interesse.

Ao investir no marketing sensorial dentro dos cinco sentidos, as empresas estão trabalhando para gerar vínculos com o consumidor e oferecer melhores condições aos times de venda.

3. Ganhe vantagens competitivas e comparativas

Com o modelo econômico vigente em boa parte dos países democráticos, o livre-comércio, existe a finalidade de pôr fim aos monopólios e oligopólios e fomentar a livre comercialização de bens e serviços.

Considerando as movimentações de mercado e o posicionamento de empresas concorrentes e similares, o processo de qualificação de parceiros e fornecedores que é feito pelos clientes é dificultado.

Para driblar os obstáculos, as marcas devem agregar valor naquilo que está sendo ofertado, isto é, investir no ganho de vantagens competitivas e comparativas por intermédio da exploração dos cinco sentidos.

Considerações finais

O marketing é um recurso altamente necessário para as empresas, o que pode ser justificado pela intersecção entre a área de atuação e o escopo atendido pelos times comerciais.

Contudo, o marketing sensorial apresenta-se como o recurso que permite a exploração dos sentidos humanos para promover melhores experiências aos clientes e consequentemente viabilizar vendas em menor tempo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Responder

três + 13 =

7 + 3 =