Quais são os países escandinavos?
Quais são os países escandinavos? Continue aqui, e confira tudo o que preparamos para você.
Ao falar sobre Escandinávia, muitas pessoas pensam que se trata de um país. Essa região povoa o imaginário de muita gente que, por vezes, não sabem exatamente qual a demarcação geográfica do local.
Mas, na verdade, a Escandinávia é uma região composta por três países que guardam semelhanças entre si, sejam elas econômicas, políticas, históricas ou culturais.
A região escandinava fica no continente europeu, em sua porção setentrional.
A região chamada de Escandinávia fica no núcleo da Península Escandinava, entre o Mar Báltico, o Mar do Norte e o Golfo de Botnia.
Os países que compõem essa região são Suécia, Noruega e Dinamarca. Contudo, a Dinamarca não está geograficamente localizada na Península Escandinava.
Contudo, ela foi inclusa nessa classificação por conter características semelhantes aos outros países, como história, cultura e língua.
A história desse lugar está associada aos Vikings, que habitaram a região entre 800 d.C e 1500 d.C. Esse povo é considerado um grupo de guerreiros, que exploravam os territórios em busca de locais para colonizar, e desenvolver suas técnicas de agricultura.
Os idiomas falados na Escandinávia são o sueco, o norueguês, o dinamarquês, o feroês e o islandês. Todas essas línguas são compreendidas em todo território, mas são considerados idiomas independentes.
Quais são os países escandinavos?
Enfim, veja a seguir quais são, e as principais informações sobre cada um dos países escandinavos:
Suécia
A Suécia também recebe o nome de Reino da Suécia, e faz fronteira com a Finlândia e a Noruega.
É um país de relevo colinoso, formado por morros e colinas, e possui clima que vai de frio a temperado. O país é banhado por lagos, rios e possui inúmeras geleiras.
A maioria de sua população vive em área urbana, e já soma mais de 10 milhões de habitantes. Sua capital é Estocolmo e é a cidade mais populosa do país.
A economia do país baseia-se na indústria de precisão e no setor de serviços. Aliás, vale frisar é uma das economias mais desenvolvidas de todo o mundo.
Embora seja integrante da União Europeia, a Suécia não adota o Euro como moeda oficial. Portanto, a moeda oficial do país é a Coroa Sueca.
A Suécia possui destaque por oferecer qualidade de vida elevada para os seus cidadãos, contando com uma renda média alta. Por isso, tanta gente deseja ir morar no país.
Noruega
A Noruega é um país conhecido pelo alto padrão de vida que oferece. O país conta com uma população de, em média, cinco milhões de habitantes, que desfrutam de sua moderna infraestrutura e da qualidade de vida que oferece.
Tendo sido administrada por países nórdicos por um bom tempo, a Noruega só veio a conquistar sua independência em 1905.
A economia da Noruega é muito diversificada, e tem como base, a exploração de diversos tipos de pescados, a produção do alumínio, além da exportação de petróleo.
A monarquia constitucional é o modelo de governo adotado no país.
Na Noruega, os serviços públicos são muito fortes, e a população tem acesso a serviços de educação e saúde pública de muita qualidade, sendo considerados um dos melhores do mundo.
Além disso, a Noruega é uma campeã nas Olimpíadas de inverno. Ela já acumulou várias vitórias de seus atletas ao longo da história da competição.
Outra questão cultural que é destaque na Noruega além dos esportes, é a música. Afinal de contas, o país é famoso por suas bandas de heavy metal.
Dinamarca
Também conhecida como Reino da Dinamarca, a Dinamarca é um país escandinavo localizado no norte da Europa, e conta com uma população de quase seis milhões de habitantes.
Sua capital se chama Copenhague. O país faz divisa com a Alemanha em sua parte sul.
O clima da Dinamarca é tropical oceânico. Já a vegetação, é formada por florestas temperadas. Além disso, o relevo é constituído de terras baixas e planícies.
O modelo de governo adotado no país é a monarquia constitucional parlamentarista, sendo dividida em cinco regiões administrativas, e mais dois territórios autônomos.
Aliás, também é um destaque da Dinamarca a elevada qualidade de vida que oferece aos seus cidadãos.
Seu alto desenvolvimento tem relação também com o desenvolvimento de sua economia, que se destaca no setor terciário e no setor industrial, tendo como foco a produção de equipamentos de transporte, turbinas eólicas e produtos farmacêuticos.
Ademais, mesmo fazendo parte da União Europeia, a moeda oficial da Dinamarca é a Coroa Dinamarquesa e não o Euro.
Enfim, como vimos, os países escandinavos são conhecidos por reunirem características econômicas e culturais em comum, e estão entre os países com a economia mais desenvolvida do mundo.
Por isso, eles recebem os postos de países que oferecem melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso explica o fato de a região ser tão famosa.