O que você precisa saber antes de abrir o seu comércio
O comércio é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia brasileira, afinal, basicamente a maioria das empresas atua dentro dessa modalidade, vender produtos e fechar negócio com consumidores, é uma ação básica que existe a anos atrás, e continua crescendo cada vez mais.
Dessa forma, grande parte das pessoas possui o sonho de ter a sua própria loja e vender seus próprios produtos, como seu purificador de ar especial ou algum segmento que tenha afinidade, mas antes de sair empreendendo e investindo todas as suas finanças na empresa própria, é preciso se atentar a alguns pontos relevantes.
Por este motivo, no texto de hoje separamos alguns detalhes que você deve se atentar antes de abrir o seu comércio, bora conferir um pouco mais do que é necessário saber? Então vamos lá!
É preciso saber o tipo de comércio que você deseja
O comércio é um dos setores que mais conta com uma gama variada de opções, então o primeiro passo que você deve dar antes de abrir sua empresa, é conferir qual o tipo de comércio que você deseja abrir.
Entre os principais tipos, podemos destacar o varejista, atacadista, independente, integrado, especializado, exterior, eletrônico e franquia. Pesquise mais sobre cada um desses e saiba qual o tipo de comércio que será aberto, eles podem variar tanto em questões de funcionamento quanto na burocracia.
Escolher o segmento é uma das decisões mais importantes
Depois de selecionar o tipo de comércio, é hora de começar a pensar em qual segmento você irá escolher para atuar, existem inúmeros produtos e áreas onde você pode focar suas vendas, para isso, veja a sua familiaridade, disponibilidade com fornecedor, estude o mercado e veja seu conhecimento, para explorar melhor em qual segmento quer atuar.
São várias opções diferentes uma da outra, você pode por exemplo, vender equipamentos de segurança como mangueira de incêndio e luminária de emergência, ou pode ir para a parte eletrônica, trabalhando com a venda de consoles e jogos de videogame, tudo vai depender daquilo que deseja.
O cliente deve ser o centro do seu negócio
Todo comércio que faz sucesso , só consegue alcançar o topo por conta de um fator: o seu cliente. O que seria de uma loja, de um supermercado ou de uma empresa sem o seu consumidor?
Então antes de abrir o seu comércio procure entender quem é o seu público, quais são seus gostos pessoais, o que ele procura e como você pode sanar suas necessidades, ele sempre deve ser o centro do seu empreendimento e todas suas ações devem ser pensadas e realizadas voltadas para o seu cliente.
O fornecedor será seu grande aliado
No setor comercial, muitas vezes a velocidade de entrega e a disponibilidade de estoque, podem fazer total diferença, tanto como uma vantagem competitiva, quanto para alcançar o sucesso.
Sendo assim, a logística será um detalhe fundamental na sua jornada, e o fornecedor, o seu grande aliado, é ele quem irá fornecer produtos, e fazer com que a sua empresa consiga abastecer os seus clientes de maneira eficiente, sempre cumprindo demandas e entregando aquilo que é esperado.
O ponto comercial é uma peça-chave
Muitas pessoas pensam que o comércio pode ser aberto em qualquer lugar desde que a ideia seja boa, mas não funciona bem assim, o ponto comercial onde você irá abrir o seu negócio é uma peça-chave e está diretamente relacionada ao seu sucesso.
É preciso conhecer seu público, o mercado daquela região, analisar propostas e entender qual o melhor lugar para que seu comércio faça sucesso, se você vende variedades como lembrancinhas e fitas do bonfim, talvez próximo a uma ponte ou ponto turístico seja o local indicado, estude a área e procure sempre pontos estratégicos onde sua demanda será de grande valia.
É preciso contar com ajuda
Por fim, todo comércio para dar certo precisa de uma pequena ajudinha no seu funcionamento, dificilmente você vai conseguir fazer tudo sozinho, e é claro que uma mão amiga é sempre bem-vinda.
Seja para organizar, vender, separar estoque, realizar a logística, atendimento, financeiro, e por aí vai, é preciso contar com uma equipe ao seu lado para que você consiga, de forma eficiente, transformar seu comércio em uma máquina de vendas.
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