5 RECURSOS PARA AJUDAR VOCÊ COM ATENDIMENTO AO CLIENTE
Pode ter certeza que um bom atendimento ao cliente vai resultar a curto prazo no aumento de suas vendas. Os consumidores que são bem tratados tendem a voltar a fazer negócios.
É muito importante que sua empresa tenha boa comunicação com os consumidores a partir de ações de marketing, redes sociais, sites, blogs e muito mais. Essa ferramenta consegue transformar a relação direta com o consumidor, principalmente em determinados momentos em que precisará de suporte. Isso ajuda a aumentar suas expectativas e causar satisfação.
Se você tiver bons canais de relacionamento com o cliente, com certeza vai aumentar a identificação entre o comprador e a marca, um fator determinante para a fidelização. É a fidelização, inclusive, que vai fazer com que o cliente prefira no futuro comprar porta de enrolar de sua empresa, por exemplo, e não de outras concorrentes.
Da mesma forma, oferecer uma experiência ruim pode fazer com que o visitante não apenas deixe de comprar sua marca, mas também leve adiante impressões negativas para colegas e familiares.
5 PILARES PARA AUMENTAR A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Estrutura
Invista em um atendimento de qualidade a partir do suporte. Seus funcionários e atendentes precisam ter liberdade e conhecimento para encontrar os melhores produtos ou serviços para o cliente, mantendo o controle da situação e evitando prejuízos futuros.
É fundamental ter diretrizes claras e objetivas, evitando roteiros prontos e levando o foco para o problema específico de cada consumidor. O cliente sabe que procurando sua loja para comprar toldo policarbonato, por exemplo, terá aquele tipo de atendimento e suporte de qualidade.
Disponibilidade total
É essencial oferecer uma grande variedade de canais de suporte e presença marcante nas redes sociais. Não deixe de estar no Facebook, Instagram, site, blog e outras ferramentas, mas também esteja disponível via chat ou pelo WhatsApp. É fundamental demonstrar o compromisso da marca com o cliente e permitir uma resposta satisfatória em pouco tempo.
Tecnologia e atendimento
Não deixe de investir em um atendimento moderno, sempre acompanhando as novas tecnologias. Ninguém mais quer ficar horas e horas pendurado no telefone para saber os detalhes de um produto como purificador de ar, por exemplo, ou serviço.
Transparência e empatia
Não é possível atender todas as demandas do cliente, mas é fundamental dar atenção especial aos seus problemas. Demonstre transparência na forma de apresentar os produtos, as características, vantagens e até mesmo desvantagens. É preciso ter muita empatia para conquistar o consumidor.
Treinamento da equipe de atendimento
Se você quer ser reconhecido pela qualidade do atendimento, tem que encarar essa área com excelência. Invista em treinamentos completos do time de tempos em tempos, principalmente na contratação. Os colaboradores precisam ser eficientes e capacitados, além de dispor de recursos e especializações.
Vale lembrar que um cliente satisfeito acaba atraindo outros potenciais clientes. Da mesma forma, quem não é bem tratado ou não tem seus problemas resolvidos, pode acabar trazendo grande prejuízo para sua loja a curto prazo. Trate o consumidor como um verdadeiro rei e tenha ótimos resultados em suas vendas e na consolidação de sua marca.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.