Como devemos nos preparar para exames endoscópicos?
Os exames endoscópicos são aqueles exames onde é necessária uma preparação, não é apenas fazer de qualquer jeito. Essas regrinhas precisam ser seguidas para que os exames sejam conclusivos.
Esses exames geralmente são recomendados quando o paciente apresenta dores abdominais, enjoos e problemas para se alimentar, então o gastroenterologista recomenda os exames endoscópicos.
Esse exame permite que os profissionais tenham imagens do sistema digestivo do paciente, identificando a possível fonte desses sintomas. É ideal para o diagnóstico de tumores, lesões, úlceras e outros problemas.
Continue lendo este post para saber mais sobre esse exame e como se preparar para fazê-lo.
Como é feita a endoscopia
Com o auxílio de um endoscópio, uma pequena câmera que é introduzida no sistema digestório do paciente, ele é inserido pela boca e percorre órgãos como o esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).
Esse processo é livre de dor, justamente por usar anestésicos, por isso, é importante que o paciente seja acompanhado por um outro adulto.
Durante esse processo é possível fazer o recorte de tecido para biópsia, assim o paciente não precisa passar por todo o processo novamente para retirar uma amostra.
Além de ser um exame ótimo para o diagnóstico de variadas doenças, pode ser usado como tratamento também.
Para que serve a endoscopia
Como já falado, a endoscopia é um exame muito eficaz em descobrir problemas gastrointestinais, por isso é muito usado para diagnosticar várias doenças relacionadas a esse sistema do corpo humano.
Com esse exame é possível diagnosticar esofagite, gastrite, refluxo, tumores benignos e malignos (câncer), úlceras e a presença da bactéria Helicobacter pylori, associada à gastrite crônica e úlceras.
Como se preparar para sua endoscopia
Antes de realizar um exame como esse, é preciso tomar alguns cuidados que seu médico provavelmente irá te indicar antes de prescrever esses exames, então ouça-o atentamente, mas para te ajudar também, iremos te falar como se preparar certinho.
Caso alguma dessas condições seja inviável por critério médico, é preciso conversar com o especialista e verificar quais medidas poderão ser tomadas.
A primeira condição que precisa ser acatada para realizar uma endoscopia é o jejum. Antes de realizar um exame como esse é preciso que você esteja em completo jejum por 8 horas, na maioria dos casos.
É indicado que a última refeição feita também não seja muito pesada, evitando carnes vermelhas e pratos muito gordurosos, assim, cumpra atenciosamente as medidas pedidas pelo médico, que pode indicar um tempo maior de jejum, dependendo do caso.
Outro critério a ser seguido é não fumar no mínimo 8 horas antes do exame, é preciso fazer essa pausa para poder diagnosticar da maneira correta as doenças e sua possível fonte.
Se você faz uso de remédios para controle da pressão sanguínea ou anticoagulantes, é preciso suspender o uso no dia anterior. Essa medida precisa ser autorizada pelo médico, tudo para evitar complicações para você, então não deixe de procurar seu médico a esse respeito.
Além disso, é indicado que você use roupas confortáveis e deixe todas as suas jóias e acessórios em casa, afinal, é preciso tirar todos para realizar o exame.
Para fazer o exame também será necessário estar acompanhado de um adulto, pode ser um familiar ou amigo, contanto que ele lhe espere terminar o exame para te acompanhar para casa.
É normal que um dos efeitos colaterais do exame seja tontura e um pouco de enjoo, os sedativos deixam a pessoa aérea por um bom tempo, por isso, é preciso estar com um acompanhante para sair do hospital ou clínica.
O acompanhante também é importante antes do exame, é comum que o paciente fique apreensivo antes de entrar na sala, então é preciso manter a calma. Por isso, um amigo ou familiar pode ajudar muito nisso.
Outro fator importante, é que o exame é indolor, afinal, há o uso de sedativos, mas após o exame você pode sentir um desconforto na garganta que não significa nada além do normal.
Esse exame é imprescindível para diagnosticar as doenças que citamos. Descobrir elas em um estágio inicial é muito importante para o tratamento eficaz, ainda mais na possibilidade de câncer.
Por isso, não deixe de realizar o exame e voltar ao médico para conversar sobre os resultados. Além disso, espere para ouvir os resultados que o especialista observou, já que a internet e desinformação podem acarretar em uma preocupação desnecessária.
Assim, os exames endoscópicos são processos simples, uma endoscopia leva em média 5 a 20 minutos, um processo muito rápido e sem complicações. Dessa forma, não ocupará muito do seu dia, no entanto, é ideal tirar um dia de folga para se recuperar da anestesia.
Com essas recomendações você pode fazer o exame bem despreocupado(a), basta se preparar da forma certa e você não terá nenhum problema em realizar o exame.
Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú – Cóclea Clínica.