O que é o marketing sensorial
O mercado digital criou clientes cada vez mais exigentes. Isso faz com que os empresários se esforcem para oferecerem produtos de boa qualidade.
Os segmentos de mercado como os de pele de vidro fachada, precisam inovar nas estratégias, com preços atrativos e grande variedade de marcas.
Neste texto, veremos um pouco sobre marketing sensorial e conheceremos onde esse conceito estratégico se encaixa em sua empresa.
O que é marketing sensorial
O Marketing Sensorial é uma estratégia que visa usar os sentidos do público e tem como objetivo aumentar os números de vendas. Isso iluminou o caminho de gestores como uma luminária de emergência, dando um direcionamento em meio a setores tão disputados.
Na prática, isso envolve entender seu público, mostrando como eles se sentem mais motivados.
Por exemplo, um empresário do ramo de alimentos pode trazer um layout diferenciado, embalagens estilizadas e conceitos inovadores para que seu cliente sinta o prazer de consumir tal marca.
A ideia do marketing sensorial é atraí-los e, principalmente no comércio varejista, onde a técnica é mais aplicada. Porém, não ficam descartados os outros segmentos, que tiram proveito dessa estratégia, explorando memórias e sentimentos emotivos.
Mas não para por aí. Logo abaixo, iremos analisar três dos sentidos mais utilizados na hora de criar suas estratégias de marketing sensorial.
Tato
Existem muitas situações onde o cliente gosta de tocar no produto. Diferente de um site que vende placa de energia solar, o varejista pode estimular os sentimentos corretos através desse primeiro sentido.
No comércio, há quem prefira o toque para avaliar a qualidade, a funcionalidade, entre outras coisas.
A disposição dos objetos é realizada para que estes possíveis compradores possam interagir com seu produto.
Deixar variedades à mostra como roupas em araras e frutas em displays harmonizados, todos são fatores que o Marketing sensorial se apropria.
Visão
Considerando um dos sentidos mais utilizados pelo marketing, a visão tem muito dos conceitos do tato.
O diferencial são as propagandas, o design dos produtos e a criatividade para construir os logos. Esses conceitos também são notados na criação de um site. Assim o cliente pode escolher por meio de fotos bem iluminadas um quarto de hotel preferido.
No ramo imobiliário, os corretores tendem a usar essa estratégia para aludir os clientes a visualizarem seus quartos e salas. O marketing sensorial usa todos os sentidos para trazer o cliente para perto.
Olfato
Quantas vezes já sentiu um cheiro que lembrou algo de sua infância? Os aromatizantes são usados para vender casas, terrenos, carros, alimentos, entre outras inúmeras coisas.
Já entrou em uma livraria e sentiu aquele cheiro gostoso de livro novo, correto? Essa é a sensação que seu cliente tem de ter ao entrar em uma de suas lojas.
Com essas dicas, temos a certeza de que irá tirar todas as emoções corretas de seus clientes.
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais