Brand Storytelling, o que é?
A definição de brand storytelling para uma marca é a seguinte: usar técnicas narrativas para envolver o público e moldar a identidade além das abordagens tradicionais de marketing. Ou seja, isso pode ser feito tanto para empresas de automóveis quanto para outras de outsourcing de impressão.
A narrativa da marca oferece a elas uma oportunidade valiosa de se conectar com os clientes e promover seus valores e crenças sem usar técnicas abertamente orientadas para as vendas. Ficou interessado e quer saber mais e melhor a respeito disso? Então, vem com a gente!
Aprofundando-se no brand storytelling
A narrativa da marca é um elemento essencial no “cinto de utilidades” de um profissional de marketing ambicioso em uma época em que os consumidores exigem autenticidade. É como trabalhar em um projeto de instalações elétricas com os melhores do ramo.
As técnicas de brand storytelling que uma marca usa, dependerão do setor, do público e do formato do conteúdo. Eles devem demonstrar o propósito da marca e, além disso, incentivar a pessoa que consome a se conectar com esse propósito e se sentir alinhada com tudo aquilo proposto.
Quando bem feito, isso chama atenção e leva seu nome às alturas.
O brand storytelling pode se concentrar nas seguintes questões:
- na história do fundador de uma empresa,
- na jornada em que ela passou,
- como um produto ou serviço evoluiu ou.
- como responder a todos os desafios propostos.
Outros exemplos de brand storytelling envolvem humanizar uma marca e promover seus valores, contando a história das pessoas da empresa. Além disso, todas elas podem construir confiança, entrevistando clientes ou publicando uma história evocativa do mesmo.
Como usar o storytelling da marca no marketing
Para que todo este processo flua com mais naturalidade, siga estas dicas abaixo. Elas darão brilho e lucidez, como se estivesse usando um detergente concentrado nos planos.
- Seja autêntico
O consumidor de hoje não se deixa enganar por marcas que não sejam autênticas e originais. O primeiro passo é decidir qual seu propósito e o que representará.
Esses valores podem não ser exclusivos da sua marca, mas sua missão, visão e valores devem ser críveis e 100% alinhados ao seu propósito.
- Ouça seus clientes
Seus clientes são as melhores pessoas para moldar o brand storytelling. Você quer que eles se sintam parte do dia a dia e se conectem em um nível emocional com a marca, certo?
Com o que eles se importam? Que tipo de conteúdo é mais interessante para eles e por quê? O que eles não estão recebendo de seus concorrentes que poderia fornecer a eles? Tudo isso é válido ser respondido e analisado com carinho.
- Coloque o cliente no centro da história
Um dos maiores erros é posicionar o produto ou serviço no foco central. Ao tornar o cliente o herói e responder às suas necessidades e desejos, você tem uma chance muito maior de atraí-los e convertê-los – e transformá-los em defensores.
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Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.