4 tendências de marketing digital para os próximos meses
A cada dia que passa podemos observar as mudanças no hábito de compra dos consumidores, afinal, com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, as pessoas abraçam esse “novo mundo virtual”, e estabelecem uma relação e uma dependência online cada vez mais forte.
E muito disso é graças ao marketing digital, uma das áreas mais populares da atualidade, não para de crescer e se adaptar, apresentando soluções cada vez mais inovadoras e que se encaixem com os desejos do público de forma geral.
Mesmo em um cenário cada vez mais instável, já que a sociedade acaba de passar pela maior crise sanitária do século e ainda sofre com seus resquícios no cotidiano, o marketing digital continua firme, em expansão, mas para que você acompanhe todas as mudanças que ele pode oferecer, é fundamental ficar de olho em todas as suas tendências.
Pensando nisso, se você quer ter o total controle do painel de comando das suas estratégias de como alcançar seus consumidores, nós separamos as 4 tendências do marketing digital para os próximos meses, será que a quarentena ainda impacta? E a Copa do Mundo e as eleições? Tudo isso muda alguma coisa no marketing digital? Bora conferir!
- Transmissões ao vivo e vídeos em alta
Durante a época da pandemia, as transmissões ao vivo se tornaram uma verdadeira febre em todos os lugares, eram horas e horas de lives feitas por artistas e até mesmo, empresas e influenciadores para se comunicarem com o público, e por mais que as coisas estejam “retornando a normalidade”, essa é uma tendência que continua forte para os próximos meses.
Muito disso graças ao poder do streaming e do conteúdo em vídeo, que vem se tornando o formato mais forte dentro do marketing digital, com as pessoas possuindo cada vez mais acesso às plataformas com esse tipo de conteúdo, a procura pelo vídeo vem aumentando cada vez mais, até mesmo aqueles mais longos, 65% dos consumidores gasta duas horas ou mais por dia, assistindo esse estilo que vemos nos streamings.
Dessa forma, o conteúdo em vídeo se tornou uma verdadeira tendência, com os consumidores dando preferência para esse formato, o que deve se tornar ainda mais exigido nos próximos meses.
- Adaptação à era sem Cookies
Os Cookies serão instintos de vez do Google em 2023, e até lá, os profissionais de marketing digital tentam encontrar soluções para suprir essa grande ausência, para quem não sabe, é através deles que é possível captar dados de forma gratuita, conhecendo melhor seus consumidores e os hábitos de consumo de cada um.
Você provavelmente já entrou em uma página procurando um serviço sobre conserto de portão automático e se deparou com a frase “aceitar todos os cookies”, ao clicar sim, você permite que seus dados sejam extraídos pelo site, ajudando na segmentação e na montagem de estratégias, sem eles, o marketing digital terá que se reinventar e procurar outras maneiras de coletar e usar os dados dos seus usuários.
- Decisões guiadas por dados
Falando em dados, as decisões guiadas pelas informações vem se tornando uma tendência cada vez mais forte no marketing digital, com o alto volume de dados espalhados pela web, as agências e os profissionais dessa área estão usando eles ao seu favor para montar suas estratégias, campanhas, segmentações e ser muito mais assertivos em suas escolhas.
A tendência é que as decisões sejam cada vez mais guiadas por dados, o que automatiza os processos de marketing digital, diminui as chances de erro e faz com que, um profissional que saiba captar e analisar as informações de forma eficiente, esteja um passo à frente da sua concorrência.
- Investimento no metaverso
O metaverso é o termo que está na boca do povo, e deve ficar cada vez mais em alta nos próximos meses, desde que Mark Zuckerberg citou esse termo em 2021, todo mundo começou a correr atrás de se adaptar a essa nova tecnologia, que consiste basicamente na mistura de tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, criando um mundo digital onde as pessoas podem interagir e praticamente, vivenciar uma vida dentro dele.
Mas não é só os games que serão afetados com isso, os hábitos de compra mudam totalmente, podendo realizar toda a jornada experimentando produtos, entrando dentro da cabine primária e testando as coisas, se mantendo dentro de casa, além do surgimento de novos serviços e possibilidades dentro do metaverso, expandindo e abordando o conceito de marketing digital de uma forma diferente.
O que achou do texto de hoje? Preparado para as novas tendências do marketing digital? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.