COMO APLICAR O MARKETING DE EXPERIÊNCIA COM O CLIENTE
Já parou para pensar que as marcas e as pessoas têm interagido muito mais nos últimos anos? Esse relacionamento tem se tornado direto, rápido e dinâmico, fazendo com que compras futuras possam ser impactadas pelos lados positivo e negativo.
As interações podem ser consideradas experiências. O marketing de experiência, também conhecido como marketing sensorial, é uma tática que trabalha bastante a relevância de um negócio para seus clientes. Essa ferramenta procura trabalhar a relevância de uma marca por meio da percepção do processo de compra, interações e experiências.
Você com certeza deve ter aquela loja preferida, que acaba gastando horas e horas olhando as prateleiras. Por outro lado, tem aquelas que não gostaria nem de passar na frente por ter alguma experiência ruim no passado.
O marketing de experiência utiliza a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar. São criados estímulos a partir do processo de compra com respostas emocionais que ficam atreladas a esse momento. Podem ser utilizados em produtos mais casuais, como roupas e calçados, até mais específicos, como catalisador para tinta.
VEJA 5 DICAS PARA APLICAR O MARKETING DE EXPERIÊNCIA
Expanda seu ponto de vendas
Não fique preso apenas ao mesmo ponto de vendas. Abra sua loja virtual caso só tenha a física. Vai ter um grande evento, feira ou show em sua cidade? Pode ser uma ótima oportunidade para sair do padrão e proporcionar novas experiências para seus clientes.
Inovação
Pense fora da caixa para conquistar novos clientes. As ações de marketing tomam novas formas e abordam temas por diferentes ângulos para fechar negócios fora de sua bolha. Até mesmo sua publicidade não precisa ser relacionada apenas à área de atuação, aproveitando temas atuais e modernos – esse exemplo pode ser utilizado em algo mais técnico como conectores elétricos.
Além de reforçar a presença de sua marca com seus atuais clientes, você apresenta sua empresa para uma parte da audiência que talvez não conheça seu negócio dessa forma.
Comece dentro da empresa
A experiência com seu cliente será ainda mais positiva se todos os funcionários da empresa abraçarem a ideia. Seus colaboradores devem acreditar no produto ou no serviço para que possam até mesmo opinar e sugerir.
Ferramentas de relacionamento – online e offline
Parte da experiência de compra está diretamente relacionada ao processo de venda e de suporte pós-compra. São nesses dois momentos que os clientes vão apresentar as maiores dúvidas.
Lembre-se que há alguns anos, o processo de venda e a maioria do suporte eram feitos por telefone. Eram horas e horas para resolver um problema tão simples. Com a chegada das mídias sociais, tudo ficou mais fácil!
Transforme seu ponto de venda
Se você trabalha com um público mais jovem, considere decorar o ambiente com detalhes de uma praia, de um barzinho e outros que vão chamar atenção dessas pessoas. Isso vale para qualquer outra área ou faixa etária, como uma loja de materiais de construção que vende luminárias de emergência e outros materiais.
O marketing de experiência é uma grande mistura de todas as sensações dos clientes, desde a pesquisa até o pós-venda. Adote as melhores estratégias possíveis para conquistar novos consumidores, fidelizar os antigos e, claro, ter muito sucesso!