Como usar o marketing em pequenos negócios?
O marketing é uma área que está muito em alta atualmente, cada vez mais, líderes e gestores das empresas procuram por profissionais ou até agências para executar estratégias de marketing dentro de seu empreendimento.
Independente se você trabalha com mesa rústica de madeira ou com um restaurante temático, em algum momento você vai precisar do marketing, seja para aumentar sua divulgação, atrair mais clientes, melhorar suas vendas, consolidar sua marca no mercado, e por aí vai.
Mas muitas pessoas ainda não sabem como utilizar essa ferramenta, principalmente, os donos de pequenos negócios. Grande parte acha que o marketing só funciona para grandes empresas, apenas em marcas reconhecidas ele pode dar resultado.
Mas a verdade, é que o marketing é benéfico para todos os tamanhos de empreendimento, desde um pequeno até o grande, basta saber usá-lo da maneira correta. Por este motivo, resolvemos trazer algumas dicas de como você pode usar o marketing em pequenos negócios de forma efetiva.
Conheça sobre o seu público e seu mercado
A primeira dica que vamos ressaltar para você usar o marketing na sua empresa de pequeno porte, é conhecer mais sobre o seu público e o mercado no qual você está inserido. Para isso, é preciso que você faça uma análise profunda sobre ambos os temas.
Veja quais são os clientes que consomem o seu produto, monte a persona ideal de seu negócio e também esteja atento ao mercado de maneira geral, conheça tendências, novos produtos e observe o que está dando certo. Se um novo catalisador para tinta está crescendo dentro do mercado e se tornando popular, comece a utilizá-lo em seu negócio.
Quanto mais conhecimento você tiver de seus clientes, do público-alvo e do mercado, mais fácil será executar estratégias e ações para alcançar seus objetivos.
Veja o exemplo das grandes da sua área
A segunda dica é sempre procurar lugares para se inspirar, e nada melhor do que pegar exemplos de grandes empresas da sua área, certo? Veja quais são os maiores players que atuam no seu mercado, e o que eles estão fazendo que está gerando resultado.
Olhe suas redes sociais, sites, produtos, serviços, faça uma varredura completa para que você consiga ter um ponto de inspiração. Lembre-se, não é para dar um control c e control v em tudo, apenas para você usar como base aquilo que dá certo ou errado nas grandes empresas.
Crie uma identidade marcante e forte para a sua marca
Analisar o público e o mercado, principalmente as grandes empresas, serve para você ter um norte sobre suas estratégias, mas é a partir da criação de uma identidade marcante e forte, que você vai começar a atuar de fato dentro do seu segmento.
Pequenos negócios podem não se importar muito com seu branding e sua identidade visual, mas se quiser ser reconhecido e expandir a sua empresa, é fundamental dar um rosto para a sua marca. Invista nesses recursos, crie um site, esteja presente nas redes sociais, escolha um logotipo, cores, crie todo um projeto de marca.
A partir do momento em que você tiver um branding criado, as pessoas passarão a te reconhecer com mais facilidade,e você começará a se destacar dentro do mercado.
Firme boas parcerias e comece projetos grandiosos
Para pequenos negócios, firmar parcerias pode significar um grande salto, então é sempre importante fechar um negócio com pessoas que compartilham a mesma ideologia e que podem te ajudar na sua jornada. Veja empresas maiores, influenciadores digitais, ou até mesmo negócios do mesmo tamanho que o seu, mas que podem te ajudar a ser mais reconhecido e ganhar sucesso.
Também é importante pensar grande, comece projetos grandiosos, dos mais variados estilos, aborda temas que estão em alta como sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros, faça parcerias e monte projetos como o lançamento de conectores elétricos inovadores, ou produtos diferentes dentro do mercado. Quanto mais você pensar fora da caixinha e se aliar com as pessoas certas, mais reconhecida sua empresa será.
Monte uma base consolidada e vá expandindo aos poucos
Por fim, é sempre importante começar com uma base consolidada, pequenos negócios tendem a ter uma base de clientes fixa, então é preciso investir para que eles se mantenham fiéis ao seu negócio, ao mesmo tempo em que você vai expandindo aos poucos.
Para isso, trabalhe bem a sua divulgação, invista em canais digitais, esteja presente nas redes sociais e no online, crie promoções ou programas de fidelidade para membros antigos,e etc. Quanto mais você trabalhar nessas duas frentes, mais reconhecido será o seu negócio.
Você que tem uma empresa de pequeno porte, o que achou das nossas dicas? Vai implementar alguma delas no seu negócio? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos.