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Dicas para criar um site otimizado para SEO

Dicas para criar um site otimizado para SEO

A criação de site é uma etapa fundamental para sua empresa ter presença na web. Através de um site, o empreendedor passa a ter muito mais opções para criar campanhas de marketing digital.

Mas ter um site por si só não vai garantir que sua empresa venda mais. Na verdade, é preciso otimizá-lo para SEO, pois assim você consegue se posicionar de forma orgânico nos principais mecanismos de busca, e aí sim poderá conquistar leads.

O principal diferencial no SEO é que quando bem trabalhado, os leads que você adquire se tornam qualificados, isto é, as pessoas buscam pelo seu serviço em sites como Google, e este indica o seu site para o usuário.

Dessa forma, quem acessar o seu site já estará buscando o seu produto ou serviço, e a venda é quase garantida, dependendo agora apenas das condições de pagamento e preço que você oferece

Se você quer saber como criar um site otimizado, ou otimizar o que você já tem, continue a leitura para nossas dicas!

Dica 1 – Configure suas páginas corretamente

A configuração de páginas é muito importante para que o algoritmo dos motores de busca entendam sobre o assunto que você aborda em seu site.

Isso acontece porque quando estes algoritmos lêem as suas páginas, eles o fazem por código HTML, e as tags são extremamente importantes por mostrarem o que é um título, o que é subtítulo, e o que é o resumo das suas páginas.

Quando falamos dessas configurações, as principais que você deve dar atenção é o Title, Metadescription e as url’s.

Configurando o Title

Title, ou em português “título”, é o que norteia o algoritmo ao ler sua página. Essa é uma das primeiras informações que eles lêem. 

No wordpress é possível configurá-lo de forma simples, apenas acessando o painel de configuração da página, rolando a página um pouco para baixo, e você encontrará o campo para preencher.

O título depois de configurado costuma aparecer na própria aba do navegador.

Exemplo:

Configurando a Metadescription

A metadescription (ou em português metadescrição) é um resumo da sua página. 

Você pode configurá-la da mesma forma que o title, acessando a página pelo painel de configuração do wordpress, e rolando um pouco para baixo.

Essa descrição é importante pois informa não só ao algoritmo, mas também aos usuários do motor de busca sobre o que se trata a sua página.

Exemplo:

Configurando as URL’s

Para configurar as URL’s de suas páginas, recomendamos cortar preposições, e deixar o mais objetivo possível.

Um post de blog que seria “Como aproveitar as férias de verão” deve ficar dessa forma: “blog/como-aproveitar-ferias-verao”. Cortando “as” e “de” retiramos informações inúteis e deixamos a URL mais curta e objetiva.

É preciso entender que os algoritmos de motores de busca não querem quantidade, mas sim qualidade. Por isso essas configurações se tornam imprescindíveis na otimização para SEO.

Dica 2 – Crie conteúdos relevantes

Criar conteúdos que são relevantes aos usuários é importante. Isso porque as recentes atualizações do algoritmo do Google, por exemplo, leva muito mais em consideração a experiência do usuário para ranquear o seu site.

Você deve se perguntar como que um algoritmo consegue entender essa experiência, não é mesmo? A resposta é simples: inteligência artificial. 

As I.A’s estão ganhando força para combater sites ruins e sem conteúdo relevante. É com a ajuda delas que os algoritmos “entendem” uma página.

Há também outros meios para o Google saber se sua página soluciona o problema dos usuários ou não: ele calcula o tempo que dura cada acesso nas páginas do seu site.

Isso também mostra se o seu conteúdo é interessante e prende o usuário, ou não. Então fique sempre atento para criar conteúdos relevantes e de qualidade sobre o seu nicho.

Dica 3 – Faça LinkBuilding

Até o momento nós falamos sobre otimização OnPage, isto é, aquilo que você pode fazer nas suas páginas para otimizar o seu site. Porém existem também as otimizações OffPage, que são aquelas ações executadas nos sites de terceiros.

A principal e mais eficaz maneira de otimização OffPage é através da técnica chamada LinkBuilding. Essa técnica consiste em criar bons conteúdos (artigos) e publicar em blogs de terceiros com um backlink que aponte para o seu site, em uma palavra chave interessante para sua página.

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma pesquisa para encontrar sites de empresas que tenham tráfego e autoridade relevante. Então você entra em contato com elas e pergunta se poderia enviar um guest post para que publiquem em seu blog.

Quando publicarem o seu guest post, você terá um link do blog dessa empresa apontando para o seu site. Ao analisar esse blog, o algoritmo vai entender que se aquele site está mencionando o seu, significa que o seu site vale a pena ser mostrado para seus usuários.

E é assim que você constrói autoridade na web e sobe posições no ranking de buscas do Google e outras ferramentas de busca.

Conclusão

Como vimos em nosso post de hoje, há três formas de otimizar o seu site que são muito importantes e básicas para o SEO.

Configurar suas páginas corretamente, otimizar seus textos e conteúdo em geral, e praticar link building podem fortalecer a presença da sua empresa na web e ajudará a conquistar leads qualificados.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post, e fique atento para mais nos próximos dias.

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