O que é inbound marketing e como aplicar
O marketing vem crescendo e se reinventado a cada ano que passa, com a chegada do mundo digital, muitas estratégias e tendências foram atualizadas e essa área que já era considerada uma das mais tradicionais, se tornou praticamente imprescindível dentro de qualquer negócio, hoje é quase impossível uma empresa, como a que trabalha com a locação de geradores, não utilizar nenhuma estratégia de marketing.
Porém, ao mesmo tempo que ela possui um enorme valor para seu público, o marketing também é considerado extremamente invasivo e muitas pessoas desaprovam determinadas abordagens. Mas, se engana quem pensa que apenas anúncios e propagandas fazem parte desse universo, existem outras formas de alcançar seu público de maneira muito mais sútil e discreta: o inbound marketing.
Você já ouviu falar sobre essa estratégia? Sabe o que ela significa ou como você pode aplicá-la no seu negócio? No texto de hoje falaremos para você, tudo sobre o inbound, preparado para conhecê-lo? Então vamos lá!
O que significa o Inbound marketing?
Em uma tradução livre para o português, o inbound marketing significa marketing de atração, ou seja, ela busca montar estratégias de forma orgânica, que façam com que o cliente vá até a empresa e não ao contrário, utilizando ferramentas atrativas e conteúdos relevantes para que a pessoa chegue até o seu negócio de maneira natural.
Essa é uma estratégia relativamente nova, e ganhou surgindo oficialmente em 2009 nos Estados Unidos, porém devido ao seu método menos agressivo, orgânico e natural do cliente ir atrás da empresa, ele vem explodindo cada vez mais e se tornando uma verdadeira febre nos mais diversificados ramos, como aqueles que trabalham com servomotor.
Agora que você já sabe que o inbound marketing nada mais é, do que o marketing de atração, que tal saber como aplicá-lo em seu negócio? Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar, bora conferir? Então vamos lá!
- Saiba qual é o seu público-alvo
O primeiro passo de uma jornada de inbound marketing é justamente saber e conhecer qual é o seu público-alvo. Faça uma pesquisa conhecendo um pouco mais sobre as pessoas que compram seus produtos ou estão interessadas na sua empresa.
É preciso que você conheça suas características, gostos pessoais, e outras especialidades para que você consiga moldar seu conteúdo e saber como abordar essa pessoa. Colete dados, utilize histórias reais, saiba como interagir e alcançar esse público.
- Crie conteúdo interessantes baseado no interesse dessas pessoas
Depois de definir seu público-alvo ideal, é hora de começar a criar conteúdo que seja realmente interessante e baseado no interesse dessas pessoas, veja o que elas desejam consumir, quais são suas preferências e o que poderia ser atrativo para elas.
Fale mais sobre sua empresa mas de uma forma leve e interessante, retratando seu disco diamantado de um jeito que agregue algum valor para as pessoas, seja coerente e busque sempre apresentar um conteúdo realmente com valor.
- Divulgue seus conteúdos em redes sociais e blogs
Criar o conteúdo só por criar pode não gerar nenhum tipo de benefício, é crucial que ele também seja divulgado, então separe suas redes sociais, crie um blog, canal no youtube e qualquer outra ferramenta que te ajude a compartilhar e mostrar as pessoas mas sobre aquilo que você produz.
A divulgação deve ser feita de forma orgânica e mostrar mais seu conteúdo, quanto mais você produzir, mais portfólio tem para mostrar, busque caprichar e apresentar recursos diferentes para as pessoas.
- Gere tráfego e fique atento a jornada de compra
Com todos os passos anteriores sendo realizados, você vai começar a gerar tráfego para o seu negócio, e é justamente ai que começa a efetivar o inbound marketing, atraia as pessoas para o seu site, mostre seus produtos, tudo de forma sutil e pouco agressiva.
Além disso, comece a se atentar a jornada de compra de cada pessoa e pensar no seu funil de vendas, depois que a pessoa já conhece sobre você, viu seu conteúdo e se interessou, fica muito mais fácil de traçar um plano até mais direto para que ela compre seus produtos.
O que achou do texto de hoje? Já utiliza ou utilizaria o inbound marketing? Conte para gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.