O que significa jornada de compra de imóveis?
Conheça as etapas da jornada de compra de um imóvel
A tecnologia está totalmente integrada à rotina das empresas. Com o setor imobiliário, isso não seria diferente. Tem se tornado cada vez mais comum encontrar consumidores que utilizam as plataformas de aluguel e compra de imóveis em sua jornada de compra.
A jornada de compra é um conceito que se aplica a diferentes setores. Ela representa o caminho percorrido pelo cliente até a concretização da compra. No caso dos imóveis, o caminho passa por quatro fases principais.
Primeira etapa: coleta de informações
A primeira etapa dessa jornada é a coleta de informações. Diferente de outros setores do mercado em que a jornada de compra começa com o reconhecimento de uma necessidade, no ramo imobiliário, o “start” é a busca pelas informações.
Neste primeiro momento o consumidor tem a iniciativa e não tem motivação para procurar ajuda de profissionais. É uma etapa em que ele pesquisa sozinho informações sobre o mercado imobiliário, consultando localização, diferentes tipos de imóveis, situação do mercado e oportunidades.
O profissional da área pode aproveitar este momento para auxiliar o consumidor, sem a expectativa de concluir a compra. É uma oportunidade de conhecer esse cliente em potencial e se tornar uma referência para ele. O consumidor terá o profissional como uma boa fonte de informações, motivando o início de uma relação.
Segunda etapa: consideração
Superada a etapa de coleta de informações, a próxima etapa é chamada de consideração. Neste momento o consumidor inicia o processo de comparação entre as opções disponíveis.
Ele vai filtrar os dados a partir das suas necessidades e expectativas. É o momento em que ele define qual o orçamento disponível, se realizará um financiamento, qual a região de suas preferência e o tipo de imóvel que será adquirido.
O comprador precisa estar ciente que o custo para aquisição do imóvel vai além do preço em si. Há outras despesas atreladas a compra como: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (em média 2% do valor), custos com elaboração da escritura de compra e venda (aproximadamente R$ 3.000,00), custos com o registro do imóvel (aproximadamente R$ 2.000,00) e custo com certidões negativas.
Os valores variam conforme o estado e o valor do imóvel, por isso a importância de contar com o suporte de profissionais especializados. É na etapa de consideração que o cliente procura o auxílio de profissionais do ramo imobiliário.
Terceira etapa: pesquisa ativa
Definidos os critérios básicos relacionados ao orçamento e ao tipo de imóvel que será adquirido, se dá início à terceira etapa, que será chamada de “pesquisa ativa”.
O cliente começa a procurar por imóveis em um determinado bairro que atendam requisitos de tamanho, quantidade de quartos e valores. Essas pesquisas podem ser feitas online, usando plataformas com essa finalidade, ou pessoalmente, por meio de um corretor de imóveis.
No caso das plataformas, o processo de busca é mais rápido e simples. Você pode pesquisar a qualquer hora do dia e fazer uma filtragem inicial de imóveis que atendem às suas necessidades.
O suporte de um agente imobiliário será importante na comunicação com o vendedor e no agendamento das visitas ao imóvel. Nesta etapa é importante considerar ter o suporte de alguém para sanar dúvidas relacionadas aos imóveis que estão sendo visitados.
Aqui, o comprador já precisa ter definido quem será o corretor que vai auxiliar no processo de aquisição do imóvel.
Quarta etapa: compra do imóvel
A etapa final da jornada é a conclusão do processo com a compra do imóvel. Nesta etapa o suporte de um profissional é imprescindível, já que ele vai auxiliar em todo processo burocrático que envolve a aquisição do bem. A compra do imóvel inclui:
- análise da regularidade da matrícula do imóvel;
- emissão de certidões negativas;
- elaboração do contrato/escritura de compra e venda;
- recolhimento dos tributos;
- registro da escritura de compra e venda no respectivo Registro de Imóveis.
Após a conclusão de todas as etapas, o comprador se torna legalmente proprietário do imóvel.
Como você pode ver, a jornada de compra de imóveis envolve diversas etapas, cada uma com suas características e particularidades. Todo o processo deve ser feito com calma, sempre pensando na proteção jurídica e na escolha de um imóvel que atenda plenamente às suas necessidades.