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Posicionamento de mercado: é possível ser mais reconhecido!

Nos dias de hoje, o mundo corporativo está cada vez mais disputado e competitivo, com centenas de novas empresas começando a abrir seu próprio negócio, e diversas outras, buscando alcançar seu próprio espaço no coração dos consumidores. 

Como muitos acreditam, o mercado é uma verdadeira selva, onde cada detalhe conta ( e muito) para conseguir se destacar e se desvincular da concorrência. 

E não vá pensando que por seu nicho ser específico que você não vai passar por isso, até uma empresa que trabalha com a venda de plataforma niveladora de doca, precisa se empenhar e buscar alternativas para conseguir se destacar. 

Diante de toda essa dificuldade de fazer com que sua marca seja realmente reconhecida dentro do mercado, o posicionamento acaba sendo uma estratégia quase que imprescindível, mas você sabe o que ela significa? 

Como executá-la dentro de seu negócio? No post de hoje nós vamos te contar tudo sobre posicionamento de mercado e como ele pode fazer sua empresa ser mais reconhecida, preparado? Então bora lá!

O que é posicionamento de mercado?

De forma bem resumida e direta, o posicionamento de mercado é uma estratégia que consiste em a posição que sua marca ocupa dentro da mente de seus consumidores, ou seja, é como se fosse a ideia e o pensamento que ele tem sobre a sua empresa. 

Essa é uma estratégia extremamente comum de marketing, que faz com que seus produtos e serviços sejam posicionados dentro do mercado causando algum tipo de impressão na mente do seu público-alvo. 

Imagine a seguinte situação: você acabou de lançar um novo produto como um martelete demolidor, e quer que ele tenha um lugar de destaque na mente das pessoas e quer que parte de seus consumidores ou potenciais consumidores, tenham um pensamento positivo e diferenciado da sua marca. 

Então, você executa o posicionamento de mercado, ou seja, você faz com que seu produto ganhe algum tipo de destaque perante a concorrência e seja reconhecido pelo público, através de várias estratégias que irão dar uma posição privilegiada à sua marca. 

Como executar o posicionamento de mercado?

Como citamos acima, para que o posicionamento de mercado traga resultados e sua marca seja reconhecida, é preciso que você execute uma série de passo a passo para conseguir ser efetivo. 

Primeiro passo – Mapeie o mercado e a concorrência

Em primeiro lugar, você deve mapear o mercado e a concorrência para ter uma noção de qual atitude você irá tomar, sabendo o posicionamento de outras empresas similares a sua, você tem uma chance muito maior de ser mais assertivo nas suas estratégias. 

Uma das grandes aliadas nesse processo pode ser a analise SWOT (Strengths Weakness Opportunities Threats)  que em português significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e nada mais é do que uma ferramenta extremamente popular que ajuda a mapear e identificar o mercado de forma geral. 

Segundo passo – Identifique seus valores e entenda o comportamento de seus consumidores

Em segundo lugar, você precisa identificar quais são os valores e atividades principais da sua empresa,veja quais produtos são os mais vendidos, se o disco Abrasivo é o carro chefe de sua empresa, invista em criar um nome ainda mais forte em volta dela. 

Além disso, ao mesmo ponto em que você entende mais sobre seu produto ou serviço, é fundamental ter consciência sobre o comportamento de seus consumidores, saiba o que seu público-alvo deseja e como você pode saciar essa vontade deles de maneira simples e efetiva. 

Terceiro passo – Monte um mapa de posicionamento e reforce seu branding

Por fim, o terceiro passo é começar a colocar a mão na massa, monte um mapa de posicionamento e comece a comunicar às pessoas através de diversos canais, com uma mensagem única e coesa sobre o seu negócio, reforçando sua essência, missão, valores, ideais e focando nos produtos e serviços que você pode oferecer. 

Com isso, você cria uma percepção forte na mente do consumidor, reforçando o seu branding e se posicionando de forma efetiva dentro do mercado, mostrando suas ambições e tudo aquilo que você tem a oferecer para o seu público de forma geral, uma ótima forma de ganhar reconhecimento e ser muito mais presente na mente de seus clientes. 

Agora que você já sabe o que significa o posicionamento de mercado, que tal utilizá-lo em seu negócio? Comente abaixo o que achou sobre ele e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima. 

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