Qualidade do Sono na Terceira Idade: Aspectos Importantes
Pense em todos os fatores que podem interferir em uma boa noite de sono – estresse, questões familiares, problemas financeiros, doenças, etc.
Não é difícil entender que ter um sono de qualidade na terceira idade possa ser um verdadeiro desafio.
E embora muitas vezes você não possa controlar esses fatores que interferem no seu sono, você pode adotar alguns hábitos que incentivam você a ter um sono melhor.
Quer saber quais são eles? É só continuar acompanhando a leitura do artigo!
Aspectos importantes sobre a qualidade do sono na terceira idade
Tenha um cronograma de sono
Reserve não mais do que oito horas para dormir. A quantidade recomendada de sono para um adulto saudável é de pelo menos sete horas.
A maioria das pessoas não precisa de mais de oito horas na cama para atingir esse objetivo.
Sendo assim, vá para a cama e levante-se à mesma hora todos os dias.
Além disso, tente limitar a diferença no seu horário de sono durante a semana e nos fins de semana a não mais do que uma hora.
Ser consistente reforça o ciclo de sono do seu corpo.
E caso você não consiga dormir em cerca de 20 minutos depois de deitar, saia do quarto e faça algo relaxante. Por exemplo, leia algumas páginas de um livro ou ouça uma música relaxante.
Volte para a cama apenas quando estiver cansado, com sono e repita conforme necessário.
Tenha um ambiente tranquilo para dormir
Crie um cômodo ideal para dormir, isto é, que seja aconchegante, escuro e silencioso.
A exposição à luz pode tornar mais difícil adormecer, por isso, evite o uso prolongado de telas que emitem luz antes de deitar – televisão e celular, por exemplo.
Além disso, considere o uso de cortinas, persianas, tampões de ouvido, tapa olho ou outros itens que escurecem o ambiente, de modo a criar um local que atenda às suas necessidades.
Fazer atividades calmantes antes de dormir, como tomar banho ou usar técnicas de relaxamento e meditação, também podem ajudar a promover um sono melhor.
Atenção ao que você come e bebe
Não vá para a cama com fome. Além disso, evite refeições pesadas ou grandes algumas horas antes de deitar. Seu desconforto pode mantê-lo acordado.
Além do mais, a nicotina, a cafeína e o álcool também merecem cautela.
Os efeitos estimulantes da nicotina e da cafeína demoram horas para passar e podem causar estragos na qualidade do seu sono.
Portanto, tenha uma alimentação balanceada, leve e procure beber água ou sucos naturais no seu jantar.
Limite cochilos diurnos
Cochilos longos durante o dia podem interferir no sono noturno. Por isso, se você decidir tirar uma soneca, limite-se a até 30 minutos e evite fazê-lo no final do dia.
Se você trabalha à noite, no entanto, pode precisar tirar uma soneca no final do dia antes do trabalho para ajudar a compensar seu débito de sono.
Inclua a atividade física em sua rotina diária
A atividade física regular pode promover um sono melhor. Apenas evite ser ativo muito perto da hora de dormir.
Uma boa atividade física e que inclusive é estimulada em locais que cuidam de pessoas na terceira idade, como um residencial para idosos, é a caminhada.
Isso porque, ela é uma atividade de baixa intensidade, que você pode fazer durante 30 minutos por dia e acompanhando de outras pessoas – o que estimula e ajuda na socialização.
Gerencie suas preocupações
Tente resolver seus problemas e suas preocupações antes de dormir. Ou também, anote o que está em sua mente e deixe-o de lado para você dar atenção no dia seguinte.
Não fique levando seus problemas para a cama. Saiba gerenciar o estresse e a angústia.
Comece com o básico, como se organizar, definir prioridades e delegar tarefas. A meditação também pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse.
Saiba quando entrar em contato com seu médico
Por fim, quase todo mundo tem uma noite de sono ruim ocasionalmente, mas se você costuma ter problemas frequentes para dormir, talvez seja hora de buscar ajuda médica.
Assim, ao identificar e tratar quaisquer causas você passará a dormir melhor! O sono, ou melhor, o sono de qualidade é de suma importância para a nossa saúde. Por isso, não deixe-o de lado.
Você precisa dormir bem para viver bem!