noComentários

3 Dicas para videoconferências corporativas

Com a chegada da pandemia do Coronavírus ao Brasil, as empresas tiveram que se adaptar ao modelo de trabalho home office, que já vinha ganhando espaço no país, mas acabou se tornando inevitável.

Com a necessidade de se manter o isolamento social, determinado pelas autoridades em saúde, novos formatos de trabalho foram sendo adaptados, entre eles, a videoconferência.

E para que tudo funcionasse corretamente, mesmo em casa, era importante que colaboradores e gestores estabelecessem uma comunicação frequente.

 Meio a esta questão surgiu a alternativa mais utilizada pelas corporações, as videoconferências ou chamadas por vídeo. Antes das dicas, é importante entender o funcionamento de um sistema de videoconferências para empresas.

Uma videoconferência, como o nome já entrega, é uma reunião online em tempo real feita com o auxílio de um computador, uma câmera de vídeo e um microfone e podendo envolver duas ou mais pessoas conectadas simultaneamente.

Como um Torquimetro, a videoconferência veio para adaptar um modelo de trabalho  imposto em época de crise. Agora vamos para as dicas;

1 – Escolha o aplicativo e o local

A escolha do aplicativo deve ser feita de forma responsável e levar em conta alguns critérios, como a boa qualidade do som e imagem transmitidas, além da garantia da segurança e privacidade do evento.

Hangouts e Skype são algumas das opções mais utilizadas para essa finalidade.

Pense como uma Etiqueta Personalizada, ao garantir funcionalidades acima, você estará fortalecendo a seriedade e compromisso da empresa com seus colaboradores.

Feito o processo inicial, escolha o local. Opte por um ambiente tranquilo, com poucas informações e certifique-se de que não haverá interrupções de agentes externos, como ruídos, movimentação de pessoas.

Escola um espaço mais clean, uma boa sugestão para montar um espaço, que poderá ser em seu quarto mesmo, seria um painel de Pallet De Madeira, que tornará o ambiente mais moderno.

2 – Objetivos e convidados

Finalizados os passos acima, é hora de definir qual o objetivo da reunião, este deve ser claro, preciso. E  em seguida, escolha quais serão os interessados envolvidos nela, foque na produtividade da reunião e da equipe.

Desta forma, a escolha dos participantes deverá ser feita apenas com aqueles que serão impactados pelo assunto ou que, de alguma forma, poderão contribuir na resolução do objetivo.

3 – Definindo o tempo e a pauta

Uma forma de tornar a reunião mais proveitosa, é definindo tempo e a pauta. Faça um planejamento de tópicos que serão discutidos e determine um tempo médio para cada um deles.

O condutor da reunião poderá anotar as tarefas que deverão ser realizadas após o encontro, definindo prazos e responsáveis para cada ação. Ao final, o documento elaborado, deverá ser compartilhado com todos os participantes.

Regras básicas para uma excelente videoconferência

– Durante a videoconferência, respeite a fala do outro. Aguarde sua vez;

 – Uma forma de evitar ruídos é manter os microfones desligados;

 – Se tem algo a compartilhar na reunião, levante a mão, mas espere o seu amigo de trabalho concluir a fala;

 – Para fazer pequenos comentários, use o chat.

Informados os passos e as regras para uma videoconferência com excelência, faça o planejamento e entre em ação. Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião. Até a próxima!

Responder

52 + = 61