noComentários

Como criar um ambiente com conforto visual em casa

Veja dicas para conseguir ambientes mais aconchegantes e confortáveis dentro de casa

Criar conforto visual dentro de casa é essencial para quem gosta de se sentir bem na hora do descanso e do lazer. Por isso, cada vez mais pessoas estão preocupadas não apenas com o conforto físico, mas também com o visual.

Afinal, a aparência dos ambientes da casa pode trazer uma sensação maior de conforto? A resposta é sim! E isso pode ser construído desde a escolha dos móveis, de um porcelanato acetinado e dos itens de decoração.

Veja dicas para trazer mais conforto visual para sua casa e se sentir ainda melhor no seu dia a dia!

6 dicas para criar mais conforto visual na sua casa

O conforto visual pode ser conquistado de diversas maneiras e é a combinação das escolhas que transforma um ambiente em um espaço aconchegante. Veja algumas dicas para aplicar em sua casa!

1.   Tenha iluminações indiretas

As iluminações indiretas trazem profundidade para o ambiente e o tornam mais aconchegante, pois é muito mais suave aos olhos. Com isso, conseguem trazer mais conforto visual no dia a dia, seja em ambientes de descanso ou de atividade.

Por isso, a dica é ter sempre abajures e luminárias na casa e utilizá-las como iluminação ambiente. No dia a dia, além de manter a casa com aspecto mais aconchegante, também deixa em um estilo mais sofisticado.

2.   Utilize lâmpadas quentes nos quartos

Ainda falando da iluminação, que faz toda a diferença no conforto visual, opte pelas luzes quentes em ambientes de descanso e relaxamento, como quartos e salas.

Além do conforto aos olhos, também auxiliam no descanso, pois estimulam os hormônios do sono e do relaxamento e diminuem os do estresse e a adrenalina. Ou seja, são uma ótima maneira de fazer seu cérebro entender que chegou a hora de descansar. Isso é bom tanto para a saúde física quanto mental.

3.   Escolha pisos quentes e frios conforme o ambiente

Assim como a iluminação, o tipo de piso também faz diferença no conforto visual. Pisos frios são indicados para as áreas sociais da casa, pois trazem uma aparência de mais espaço, além da praticidade de limpeza.

Para os quartos ou cômodos que oferecem mais conforto visual, os pisos quentes trazem uma imagem de aconchego, além da sensação física de ser um local de descanso. Visualmente, o ambiente se torna mais confortável de maneira geral.

4.   Adicione tapetes pela casa

Um item capaz de transformar o ambiente, sem dúvidas, é o tapete. Mesmo com pisos frios, os tapetes acrescentam esse ar mais confortável para o ambiente, evitando também o reflexo de luzes e trazendo conforto térmico.

São itens que dão a sensação de conforto visual e de finalização do ambiente, pois permitem composições diferentes e constroem camadas visuais, trazendo sensação de aconchego.

5.   Use as tintas para trazer aconchego

As cores também fazem toda a diferença no conforto visual. Pode reparar, os escritórios contam com cores mais frias e os comércios mais vivas. Isso porque, de acordo com a teoria das cores, cada uma delas transmite uma ideia diferente no cérebro.

Ou seja, a cor que você escolhe para sua casa também pode trazer mais agitação ou mais conforto. Para ambientes domésticos, são indicadas cores mais quentes, pois trazem conforto visual aos olhos. Isso não quer dizer abdicar das cores, mas, sim, escolher tonalidades e combinações entre elas que não sejam estimulantes ao cérebro, por exemplo.

6.   Coloque cortina nas janelas

As cortinas são um detalhe muito importante para o conforto visual, pois têm relação com a quantidade de luz dentro da casa. Luz demais pode cansar os olhos e até atrapalhar o sono.

A meia luz permitida pelas cortinas traz mais conforto visual durante o dia. Além disso, também são elementos de decoração que trazem acabamento para a casa. Ou seja, fazem toda a diferença tanto de dia quanto à noite.

Responder

+ 34 = 42