noComentários

Dia da faxina: dicas para deixar a limpeza do seu cantinho menos cansativa

A rotina de limpeza da casa não precisa ser uma tarefa exaustiva. Com algumas estratégias simples e eficazes, você transforma o dia da faxina em um momento leve e superprodutivo.

Além de selecionar os produtos de limpeza certos para cada cômodo, é preciso adotar técnicas que ajudem a otimizar o tempo e o esforço dedicados na tarefa, garantindo um espaço impecável, diminuindo o desgaste físico durante a faxina.

Descubra agora como tornar esse momento menos cansativo e aproveite o prazer de ter seu lar sempre organizado e aconchegante.

Crie uma ordem das tarefas

Para não perder tempo em dúvida de por onde começar ou para onde ir, você deve criar um plano e definir a ordem das tarefas. A ideia é iniciar pelos ambientes menos frequentados, nos quais a faxina termina mais rápido, e seguir para os outros espaços.

Também é válido pensar em uma ordem em que você não precise ficar indo e voltando para a mesma direção. Por exemplo, comece pelos quartos de visita e, em seguida, vá para os quartos mais utilizados. Terminou essa parte? Comece a mexer na sala e feche com a cozinha e o banheiro.

Divida a faxina por etapas

Limpar toda a casa em um único dia, mesmo que você conte com a ajuda dos demais membros da família, pode ser cansativo demais. O ideal é dividir por etapas e separar ao menos dois dias para concluir o processo.

Você pode começar pelos cômodos menos frequentados e, no dia seguinte, ficar com quartos e sala pela manhã, enquanto o banheiro e a cozinha encerram o processo na parte da tarde. Também é válido no primeiro dia aspirar ou varrer a casa toda e, no segundo, passar pano e partir para a limpeza pesada.

Aposte nos produtos multifuncionais

Produtos multifuncionais são aqueles ideais para diferentes tipos de superfícies e que cumprem mais de uma função, por exemplo, limpa, desinfeta e perfuma. Aposte neles no dia da faxina, assim, não precisa ficar a todo momento voltando na área de serviço para trocar os produtos.

O ideal é que, a cada cômodo, você carregue uma média de dois produtos, seguido de pano levemente umedecido, rodo, escova e balde.

Coloque uma música para animar

O dia da faxina fica mais animado com uma música te acompanhando em todo o processo. Monte uma playlist animada e coloque para tocar enquanto cumpre suas tarefas. Vale selecionar suas músicas preferidas e deixar no modo aleatório, assim, a próxima canção é sempre uma surpresa.

A ideia é deixar o momento mais leve e divertido, sem contar que, dependendo do ritmo da música, você até acelera o ritmo e evita se distrair durante a tarefa.

Determine um tempo máximo para cada espaço

Defina um tempo limite para a faxina de cada cômodo. O objetivo é evitar que você fique muito tempo por ali, além de criar um senso de urgência. A sala e os quartos, por serem ambientes mais amplos, podem ter 30 minutos reservados para a limpeza, enquanto os espaços menores, apenas 15.

Cronometre tudo com a ajuda do celular e veja que você vai se manter muito mais focada na tarefa, sem distrações ou uma desculpa para fazer uma pausa no meio da tarefa.

Adote a ideia do “usou, limpou”

Essa dica não é para o dia da faxina, mas para o dia a dia em casa. Ainda assim, vai contribuir para que o dia da limpeza pesada seja mais leve e rápido. Tenha em casa, principalmente na cozinha, a ideia do usou, limpou. Cozinhou algo? Quando terminar, a pessoa deve ficar responsável por lavar a louça e guardar tudo.

O mesmo é válido no caso de pequenas coisas, como tirar os farelos da toalha de mesa após o café da manhã e demais refeições ou limpar o fogão quando algo for derramado ali.

Responder

1 × 4 =

− 2 = 3