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Quais são os 4 fatores da análise de concorrência?

A análise de concorrência ou análise de mercado, descreve detalhadamente os pontos fortes e fracos da concorrência em relação a sua empresa. Ela mostra claramente uma descrição do mercado a ser atingido por seu empreendimento. É saber o que as empresas concorrentes oferecem aos clientes, sua gestão e como os clientes a vêm.

Ela tem a tarefa de acionar a “central de alarme de incêndio“, no sentido de alertar sobre onde e em que seu negócio deve focar, ela dispara os gatilhos de alerta, para os pontos mais importantes a serem pesquisados no ato da realização desta análise.

Critérios a serem analisados

1 – Tenha sempre em mente quais objetivos a sua análise de concorrência deseja alcançar

Saiba analisar os tipos de concorrência do seu negócio, classificando como Concorrência direta – comercializando menos produtos/serviços para o público ou concorrência indireta – com o mesmo público, porém, oferta outros produtos/serviços.

2- Defina os critérios a serem coletados e analisados

Faça uma pesquisa de mercado, entenda o seu cliente e o que ele busca e esteja preparado para ofertar o melhor produto/serviço. Mantenha o foco. 

3- Escolha o melhor método de coleta e execute-o

Uma forma eficaz para realização da coleta destes dados iniciais, é saber inicialmente, qual método será mais eficiente para obtenção de tais dados.

Seja por entrevistas na rua, com a  abordagem direta ao consumidor e possível cliente, seja investindo em marketing digital, na busca por maior interação e atração de seguidores e prováveis clientes.

Uma porta de enrolar só irá se movimentar se for acionada. Mexa-se! Essa atitude vai fazer com que você e sua equipe atinja bons resultados, de forma que a sua marca vai ser valorizada, se destacando no mercado e proporcionando boas vendas de negócios ou serviços, independente da área ou local em que estão inseridos. 

4- Interpretação e apresentação dos dados coletados

É hora de consolidar os dados e apresentá-los para todas as áreas que devem estar envolvidas neste processo, departamento financeiro, Recursos Humanos, Marketing, área comercial.

Foque na elaboração das melhores estratégias para pôr em prática tudo que foi levantado.

Invista em treinamentos e motive os vendedores a alcançar mais clientes e vender mais, oferecendo bônus e benefícios a estes.

Uma loja que vende fitas do Bonfim, destaca-se pela variedade de modelos e cores, sempre expostas, balançando ao vento. Deixar as fitas assim, é uma das maiores estratégias de marketing utilizada neste tipo de mercado, vai direto sobre aquele dito popular: “o que não é visto, não é lembrado”, portanto, “nos vejam e nos levem como lembrança”.

Ter um bom planejamento estratégico, possibilitará a definição e alcance claros dos reais objetivos da sua empresa. Como já falado mais acima, envolva todas as áreas da empresa em todo o processo e foque na área de vendas, esta deve estar dentro de todo o passo a passo, sempre colaborando para que os objetivos sejam alcançados.

Alinhe todos os passos do planejamento, execute o processo e foque nos resultados.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

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