noComentários

Qual a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário?

Qual a diferença entre o consórcio e o financiamento imobiliário? Nesse post você vai entender melhor essas duas modalidades, suas diferenças e características.

Como sabemos, o sonho da maioria dos brasileiros é ter uma casa própria, mas nem sempre o pagamento à vista é uma opção viável, por isso existe algumas outras alternativas que possibilitam que as pessoas alcancem esse objetivo.

Sendo assim, confira algumas informações importantes sobre essas duas modalidades de se adquirir um imóvel.

Qual a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário?

As duas modalidades têm como objetivo conseguir o imóvel sem a necessidade de fazer a compra à vista, sendo que essa ultima opção é um pouco mais difícil para a maioria da população.

Sendo assim, podemos dizer que a diferença entre os dois vai muito de acordo com as suas características.

O financiamento por exemplo é bem mais conhecido, além de ser utilizado em vários tipos de bens, seja de maior ou menor valor.

O consórcio tem a finalidade bem parecida com o financiamento, porém possui algumas características diferentes que iremos analisar abaixo.

O que é consórcio Imobiliário?

O consórcio é utilizado por milhões de pessoas e foi desenvolvido no Brasil como uma forma de autofinanciamento.

Eles são muito tradicionais quando o assunto são automóveis e motos, mas outro tipo de modalidade que vem ganhando muito espaço é imobiliário.

De forma resumida, podemos afirmar que a administradora de consórcios reúne um grupo de pessoas que possuem o mesmo objetivo, ou seja, comprar o imóvel.

Nessa modalidade essas pessoas guardam dinheiro juntas durante alguns meses estipulados e cada mês o valor de todas as parcelas guardadas pelo participante é utilizada para que um deles consiga fazer a aquisição desse imóvel.

Como funciona o consórcio de imóveis?

Ele funciona como os outros tipos de imóveis, ou seja, os participantes pagam parcelas em um período e formam um fundo comum que vai ser utilizado para comprar o imóvel.

O valor do imóvel é dividido pela duração desse grupo, sendo previamente definido, sendo assim, cada pessoa do grupo pagou uma parte desse imóvel.

A administradora do consórcio faz o sorteio todo o mês ou em alguns casos em um período que o mesmo definiu.

A pessoa que foi sorteada recebe uma carta de crédito com o valor que foi definido no início do consórcio, podendo utilizá-lo para adquirir o imóvel.

O que é financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo que está voltado para a compra de um imóvel, seja ele uma casa ou apartamentos à venda em Balneário Camboriú, sendo o mesmo novo ou usado.

Além disso, o financiamento imobiliário também pode ser utilizado para a construção de um imóvel e até mesmo a sua reforma.

Sendo assim, a pessoa que não tem o montante total para realiza atividades descritas acima, busca uma instituição financeira para que possa conseguir crédito e posteriormente pagar esse valor solicitado por meio de parcelas.

Essas parcelas são acrescidas de juros e correção monetária, de acordo com a simulação feita antes da contratação do serviço.

Como conseguir um financiamento imobiliário?

No geral para que você possa conseguir um financiamento imobiliário é necessário que você tenha 18 anos ou mais, apresentar provas que tem a renda suficiente para conseguir pagar as parcelas, além de estar com o CPF regularizado.

É muito importante que você verifique o seu CPF, uma vez que ele pode está negativado sem o seu conhecimento.

Sendo assim, é essencial que você verifique se o seu nome não está incluído em órgãos como SPC e Serasa, que são órgãos de proteção de crédito.

Média de prazo de liberação do financiamento imobiliário

Normalmente um prazo médio para a liberação de um financiamento imobiliário é cerca de 40 dias, sendo assim, vale a pena você fazer uma pesquisa por instituições financeiras durante a busca por imóveis ou até mesmo antes disso.

Caso você tenha conta na instituição que você escolheu para fazer o seu financiamento, com certeza irá encontrar facilidades na hora de fazer a negociação.

Isso se dá pelo fato de que o banco terá conhecimento sobre o seu perfil, tornando assim a análise mais rápida na hora de conceder o financiamento.

Principal diferença entre os dois?

A principal diferença é que por exemplo, o consórcio além de ter a modalidade de comprar o imóvel, é possível utilizar como forma de poupança para um investimento futuro.

Já no caso do financiamento, a pessoa que contratou o mesmo irá retirar o imóvel de forma imediata, uma vez que ele só vai esperar cerca de 40 dias para que o financiamento seja liberado.

Mas nesse segundo caso, o contratante irá pagar parcelas acrescidas de juros entre outros encargos por conta do crédito contratado.

Essas são algumas informações importantes e as principais diferenças entre essas duas modalidades de adquirir um imóvel próprio.

Responder

− 2 = 1