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Marketing de Mídia Social (SMM) | Tudo o que sua PME precisa saber

Marketing de Mídia Social ou Social Media Marketing (SMM) é uma tática de marketing digital que usa sites de redes sociais para desenvolver uma marca, direcionar tráfego de entrada, converter leads e reter clientes, entre outras iniciativas de marketing. Seja você uma empresa de CPA experiente ou uma empresa de tecnologia iniciante, você pode usar o SMM para construir e manter relacionamentos com seus clientes. 

Por que as PMEs devem se preocupar com o marketing de mídia social?

Para ter sucesso no mercado competitivo de hoje, as pequenas e médias empresas devem ter uma presença social. As mídias sociais ultrapassaram completamente a sociedade e se você não está desenvolvendo o alcance social da sua empresa, está deixando muito dinheiro na mesa.

Considere essas estatísticas de mídia social que mostram a importância do marketing de mídia social para pequenas e médias empresas.

  • O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários mensais e 51% do total de usuários acessam a plataforma diariamente
  • 59% dos brasileiros com perfis de mídia social acham que o atendimento ao cliente nas mídias sociais facilitou a resolução de dúvidas e problemas
  • 93% dos usuários do Pinterest tomam decisões de compra com base nas informações recebidas na plataforma

Em outras palavras, para ajudar sua PME a atingir todo o seu potencial, você deve divulgar sua empresa nas plataformas de mídia social.

Com algumas mentes de SMM estimando um crescimento de 8% no uso de mídia social este ano, o momento nunca foi melhor para sua marca adotar melhores hábitos de mídia social.

Como funciona o marketing de mídia social?

O marketing de mídia social (SMM) é uma soma de suas partes, cada uma sendo igualmente importante.

  • Social : Uma organização ou agrupamento coletivo de pessoas
  • Mídia : Um meio ou meio de comunicação em escala
  • Marketing : Todas as ações coletivas usadas por uma empresa para promover e vender produtos ou serviços

Esses três conceitos independentes se combinaram em um fenômeno que conhecemos como marketing de mídia social. Em essência, a mídia social é qualquer plataforma digital que permite que grupos sociais coletem, interajam e compartilhem informações.

O marketing nas mídias sociais não é diferente do marketing por meio de outros canais, como e-mail ou pesquisa. Os profissionais de marketing de mídia social usam o maior painel social media marketing disponível e três estratégias semelhantes: pago, próprio e ganho.

SMM pago: é quando os profissionais de marketing pagam pela promoção em plataformas sociais. Pode ser na forma de postagens patrocinadas ou contratando influenciadores sociais para compartilhar sua mensagem.

SMM de propriedade: a mídia social de propriedade é simplesmente o alcance individual da sua marca em uma plataforma social específica. Quanto maior sua comunidade social em uma plataforma, mais valiosos se tornam os esforços de mídia própria.

SMM ganho: esforços ganhos nas mídias sociais envolvem outros membros de sua comunidade compartilhando sua marca ou conteúdo. Esse compartilhamento social gerado pelo usuário é amplamente considerado a estratégia de marketing de mídia social mais eficaz, mas também a mais difícil.

O conteúdo está no centro das três estratégias. O marketing de mídia social é baseado no compartilhamento de ótimo conteúdo com seus seguidores. Independentemente da plataforma, se você não estiver engajando seu público com recursos valiosos, não terá sucesso.

O conteúdo que você escolhe compartilhar em suas plataformas sociais deve ser uma combinação de recursos internos e externos. A curadoria de terceiros confiáveis ​​é uma excelente maneira de complementar o compartilhamento de conteúdo e também ajuda a desenvolver relacionamentos com influenciadores terciários.

A mídia social é mais do que apenas uma plataforma para o crescimento da sua marca. As PMEs podem usar as mídias sociais para coletar dados sobre seu público-alvo. Descubra o que seus clientes gostam observando o que eles compartilham, interagem e falam.

A mídia social também é uma ferramenta incrível de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). As PMEs podem usar as mídias sociais para lidar com problemas reais com os clientes. De fato, a pesquisa da Nielsen estima que 33% dos consumidores preferem entrar em contato com as marcas pelas mídias sociais do que por telefone. Se você deseja se destacar na retenção de clientes, precisa usar seus canais sociais de maneira eficaz.

Unindo tudo isso, o marketing de mídia social funciona quando as marcas usam a plataforma apropriada para se envolver e se comunicar com seu público-alvo.

Como fazer melhor marketing de mídia social

A integração bem-sucedida do marketing de mídia social ao seu mix de marketing digital requer mais do que apenas entender o SMM. Você precisa aprender uma variedade de estratégias diferentes para competir com sucesso em cada plataforma social individual.  

Para que seu SMB se destaque nas mídias sociais, você precisa seguir algumas dicas importantes.

Escolha a plataforma certa

Do ponto de vista do marketing, a mídia social é única, pois uma série de plataformas sociais individuais se formaram que visam nichos únicos e oferecem valor diferente para as empresas. Por exemplo, o Pinterest é uma plataforma de mídia social popular que permite aos usuários encontrar, coletar e compartilhar conteúdo baseado em imagem. Assim, as marcas que dependem de conteúdo baseado em imagem para provocar reações do consumidor vão querer investir sua energia no Pinterest.

Abaixo está um resumo rápido e sujo de algumas plataformas populares de mídia social.

  • Facebook: É a plataforma de mídia social mais popular e usa conteúdo baseado em imagem, vídeo e texto. Ótimo para pequenas e médias empresas business-to-customer (B2C).
  • Twitter: uma plataforma orientada para o imediatismo que é melhor usada para compartilhar informações interessantes ou de tendências. Pode ser um ótimo canal para marketing de influenciadores.
  • LinkedIn: Um site de rede social profissional que compartilha conteúdo de maneira semelhante ao Facebook. É ótimo para marketing business-to-business (B2B) ou B2Cs visando profissionais de negócios.
  • Pinterest: Uma plataforma de rede social que é muito orientada por imagens. As pequenas e médias empresas fornecem produtos ou serviços de estilo de vida, viagens, alimentos e bebidas, ou para melhoria da casa, que podem se destacar nesse canal.
  • Instagram: Um aplicativo móvel de mídia social que tem como alvo um grupo demográfico muito semelhante ao Pinterest. É um meio de conteúdo de imagem e vídeo que oferece pouca funcionalidade para atividades de marketing baseadas em conversão. É usado principalmente para branding e marketing de influenciadores.
  • YouTube: muitas vezes pensado como um mecanismo de pesquisa, o YouTube também é considerado mídia social por causa do conteúdo gerado pelo usuário e das oportunidades de engajamento. O conteúdo de vídeo será o futuro do marketing digital, então você deve investir em SMM no YouTube.

Crie KPIs antes de começar

Os profissionais de marketing que têm sucesso nas mídias sociais planejam cuidadosamente sua estratégia antes de postar seu primeiro conteúdo. Uma das partes mais importantes do seu plano precisa ser seus indicadores- chave de desempenho (KPIs). Um KPI é um valor mensurável que indica se você conseguiu ou não atingir uma meta.

No que se refere ao marketing de mídia social, você pode ter KPIs em várias áreas diferentes, como:

  • Alcance: quantas pessoas viram sua postagem? Quantos deles clicaram no seu site?
  • Engajamento: Quantas curtidas, compartilhamentos, comentários, republicações, etc. seu conteúdo recebeu?
  • Leads: quantas inscrições de e-mail ou formulários de contato você recebeu dos esforços de mídia social?
  • Vendas: quantos clientes compraram de você por causa de seus esforços sociais? Quantos clientes recorrentes foram salvos por seus esforços de gerenciamento de relacionamento?

Muitos sites de mídia social fornecem dados sobre impressões, alcance, engajamento, cliques e até leads. Ao coletar e rastrear dados sobre seus esforços de mídia social, você pode tomar melhores decisões estratégicas no futuro.

Certifique-se de que, ao definir os KPIs, você defina expectativas realistas. Pode ser difícil para você definir metas de KPI até depois de passar alguns meses em uma plataforma, então não tenha medo de iterar seus KPIs depois de ter uma melhor compreensão da plataforma social.

Usar recursos de terceiros

Outra maneira de aproveitar ao máximo seus esforços de marketing de mídia social é utilizar os recursos de terceiros que você tem à sua disposição. Existem centenas de ferramentas e softwares que facilitam o gerenciamento de seus canais sociais e o crescimento de sua comunidade online, então use-os.

Algumas das ferramentas de terceiros mais populares para profissionais de marketing de mídia social são:

  • Sistemas de gerenciamento de conteúdo de código aberto como WordPress, Drupal e Joomla
  • Plataformas de gerenciamento de mídia social como Hootsuite
  • Ferramentas de dados de mídia social como Buzzsumo
  • Recursos de curadoria
  • Ferramentas de criação de imagens como Canva ( postagens sociais com imagens geram 3x mais engajamento do que as sem)

Compartilhe ótimo conteúdo social

Como mencionado anteriormente, o conteúdo é o ingrediente chave para campanhas de marketing de mídia social bem-sucedidas. Você não deve apenas compartilhar ótimos recursos , como infográficos, vídeos, whitepapers, conteúdo de formato longo, mas também precisa escrever postagens atraentes para perpetuar seus seguidores a comentar, curtir, compartilhar ou clicar em seu conteúdo.

Compartilhar um ótimo conteúdo é importante, mas também é importante a consistência com que você compartilha. O marketing de mídia social precisa ser frequente e uniforme. Desenvolva um cronograma de postagem que mantenha seu gerente de mídia social compartilhando o conteúdo regularmente e na mesma hora do dia e da semana. Somos criaturas de hábitos e desvios dessa regularidade podem ser perturbadores.

Além da frequência, o conteúdo que você compartilha precisa ter um tema e uma mensagem semelhantes. Considere criar um guia de estilo para seus esforços de marketing social que inclua tópicos nos quais você deseja se concentrar, temas a serem evitados, influenciadores a serem selecionados e outras diretrizes gerais que ajudam a criar uma voz consistente por meio de suas postagens.

O marketing de mídia social (SMM) é um ótimo recurso para pequenas e médias empresas que desejam melhorar suas iniciativas de marketing digital, procure sempre inovar gerar e valores e aqueles cupons de desconto que todo cliente adora. O curso intensivo acima o ajudará a se acostumar com o marketing nas mídias sociais, mas se você quiser saber mais sobre SMM, poderá utilizar os recursos adicionais abaixo.

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