Atendimento ao Cliente – Suporte, Reclamação, Elogios
O que é Atendimento ao Cliente?
Os clientes precisam de suporte antes, durante e depois de fazer uma venda, o atendimento NET é um grande exemplo. O atendimento ao cliente fornece esse suporte por meio de informações, assistência e criação de um ambiente de confiança. Esse suporte pode ser fornecido por meio de várias mídias diferentes, como telefone, e-mail, bate-papo online, mídia social , mensagem de texto e muito mais. O atendimento ao cliente pode ser uma ótima maneira de diferenciar sua empresa de seus concorrentes.
O que significa ser orientado para o serviço ao cliente?
As empresas que valorizam seus clientes e investem para garantir que eles encontrem as informações que procuram são vistas como orientadas para o atendimento ao cliente. Para ser orientada para o atendimento ao cliente, uma empresa deve ter um ótimo programa de treinamento de atendimento ao cliente e uma equipe que esteja orgulhosa do trabalho que realiza.
Por que o atendimento ao cliente é importante para uma empresa?
O Atendimento ao Cliente tem muitas funções diferentes em uma empresa, mas a função mais importante que eles têm é ser um informante para a empresa. Mas o que isso significa?
Front of House : os agentes de atendimento ao cliente representam a empresa para clientes atuais e potenciais. A maneira como retratam a empresa ajudará os clientes em sua decisão de fazer negócios com eles. Portanto, os agentes devem ser corteses e informativos, além de responder às perguntas corretamente.
Situações de Desativação : O Atendimento ao Cliente lida principalmente com a negatividade e a necessidade de encontrar uma forma de transformar isso em positividade para deixar o cliente feliz. Negatividade pode significar um produto com defeito ou instruções confusas, mas independentemente do problema, o papel do atendimento ao cliente é acalmar o cliente e fornecer informações que irão agradá-lo.
Orientado para o cliente = Experiência do cliente : Quando um cliente está procurando um produto e mais de um fornecedor pode fornecer um produto de alta qualidade a um bom preço, o atendimento ao cliente pode ser o fator decisivo. Os agentes de atendimento ao cliente que vão além para tornar uma venda possível podem ser o motivo pelo qual um cliente gasta mais para comprar daquela empresa.
Gerenciamento de reputação : os agentes de atendimento ao cliente são normalmente os primeiros a ouvir sobre falhas em produtos e podem alertar os departamentos sobre problemas antes mesmo de eles próprios terem conhecimento deles. Essa capacidade de retransmitir informações em tempo real pode economizar milhares de dólares em custos de gerenciamento de reputação para sua empresa, pois você pode consertar problemas, emitir comunicados à imprensa e retirar produtos das prateleiras antes que as coisas piorem.
Avaliações em tempo real : Por outro lado, no gerenciamento de reputação, os departamentos de atendimento ao cliente recebem avaliações positivas do negócio diariamente. Essas avaliações podem ser exibidas em seu site, mídia social e em qualquer outro lugar onde as pessoas possam vê-las. Construir uma boa estrutura de comunicação em sua empresa para que o departamento de atendimento ao cliente possa fornecer feedback ao departamento certo rapidamente é muito importante para o sucesso de longo prazo de sua empresa.
Exemplos de bom atendimento ao cliente
Pode ser difícil definir um bom atendimento ao cliente, pois depende do indivíduo e do que ele espera, mas existem alguns exemplos de habilidades que tornam um bom departamento de atendimento ao cliente ainda melhor. Se você quiser saber o que é um exemplo de bom atendimento ao cliente, essas habilidades estarão envolvidas.
Não seja um vendedor : embora alguns departamentos de call center e de atendimento ao cliente sejam voltados para vendas, é importante não ter essa mentalidade ao tentar falar com alguém. Pode ser frustrante conversar com alguém sobre um problema, especialmente se o objetivo principal for vender outra coisa para você. Ser orientado para o atendimento ao cliente é mais importante do que fazer uma venda quando um cliente tem um problema.
Seja honesto com seus clientes : se você não souber a resposta, diga e tente encontrar a resposta para eles. Isso pode significar pegar o número e ligar para eles quando encontrar as informações ou você pode transferir a pessoa para o departamento certo. Fornecer informações precisas a um cliente é mais importante do que tirá-lo do telefone.
Ofereça um ótimo treinamento sobre o produto : responder às perguntas dos clientes durante todo o dia é uma das tarefas mais difíceis do mundo, mas educar seus representantes de atendimento ao cliente sobre o seu produto e garantir que eles o conheçam de dentro para fora significará que eles têm experiência com ele e podem dar uma visão melhor aos clientes quando eles têm dúvidas e problemas.
Seja acessível e amigável : um departamento de atendimento ao cliente amigável pode falar muito sobre o seu negócio. Todos nós ligamos para o departamento de atendimento ao cliente apenas para falar com uma pessoa desmotivada que não quer ajudar. Pregue a importância de seus agentes serem acessíveis e rápidos em responder às perguntas, para que você deixe uma impressão positiva e duradoura na mente do seu cliente.