Saiba como vender utilizando o Whatsapp
O Whatsapp é uma das plataformas mais populares nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas usam ele em seu dia a dia para se comunicar, seja com parentes, amigos, colegas, falar sobre trabalho, entrar em contato sobre algum produto como imã de ferrite, enfim, ele funciona em qualquer ocasião.
Para se ter uma noção de toda sua importância, ele possui mais de 120 milhões de contas no Brasil, sendo o segundo país no mundo que mais usa o Whatsapp, além disso, 96% dos brasileiros falam que essa é a melhor plataforma para se comunicar com as pessoas. Porém, o que muita gente não sabe, é que o Whatsapp vai muito além da comunicação, ele pode ser usado para inúmeras outras coisas, como por exemplo, vender produtos.
As vendas pelo Whatsapp vem se popularizando cada vez mais no mundo do marketing digital, mas você sabe como realizar essa ação? Bom, no texto de hoje vamos mostrar tudo para você, preparado para descobrir? Então vamos lá!
Aposte no Whatsapp Business
O Whatsapp Business é o ideal para quem quer começar a vender pela plataforma, um dos seus grandes diferenciais é justamente a utilização de métricas, que podem te ajudar a saber mais sobre o número de pessoas que clicam nos links enviados ou que se interessam por determinados produtos.
Além disso, dentro dele você consegue separar o lado profissional do pessoal, organizando seus contatos, automatizando e enviando mensagens de maneira totalmente voltada a sua empresa, o que ajuda a entender melhor sobre seus clientes, não deixar seu chat bagunçado e ofertar seu tubo flexível de maneira mais efetiva.
Utilize a função catálogo
Desde o segundo semestre de 2019, a função catálogo já está disponível para o uso de todos os brasileiros, e ela é uma das melhores ou talvez a melhor ferramenta para quem deseja vender pelo Whatsapp. Você pode adicionar seus produtos com fotos, preços e descrição, tudo isso fica visível na sua bio, sem a necessidade da pessoa clicar em um link externo.
Isso facilita a visualização dos clientes, e faz com que eles tenham um acesso prático e muito mais efetivo, sendo bem mais direto e fazendo com que as pessoas visualizem tudo de forma prática.
Dedique tempo para o atendimento
Mesmo que você goste ou não, uma das principais características do Whatsapp é ser um enorme canal de chat online, então é claro que, sua grande vantagem de vendas é justamente o atendimento. Nele você pode tirar dúvidas, conversar e negociar com os clientes de forma muito mais efetiva.
Para isso, é preciso que você dedique um tempo para realizar esse atendimento, separe algumas horas do seu dia para dialogar, responder questões, enviar ofertas, negociar, informar, enfim, busque aprimorar o contato e conversar de tudo um pouco dentro do whatsapp.
Poste fotos dos produtos no seu status
O status do Whatsapp é uma função antiga, mas desde 2017 ele foi aprimorado e agora pode postar fotos, vídeos ou textos, funcionando como um stories do Instagram. Ele é um prato cheio para quem deseja divulgar seus produtos por meio desses formatos, chamando a atenção dos clientes e mostrando um pouco mais sobre suas atividades.
Ele aumenta sua visibilidade, e faz com que mais pessoas conheçam sobre suas bacias de contenção, conseguindo divulgar, atrair e chamar a atenção, assim como no Instagram, também é interessante divulgar preços, horários de funcionamento e outras informações pelo status.
Automatize os processos
Automatizar as mensagens do Whatsapp pode ser um grande facilitador na sua vida, principalmente para ter o contato inicial com seu público, procure criar uma lista de transmissão com mensagens que indiquem algo receptivo ou que converse diretamente com as pessoas.
Ao invés de ir um por um, você pode alcançar um público maior e ter uma mensagem assertiva e que traga o tom de exclusividade, ideal para mostrar um pouco melhor sobre seu negócio, além disso, envie o link do seu Whatsapp em anúncios no Facebook, na bio do instagram, no seu blog e diversos outros canais.
O que achou do texto de hoje? Já utiliza ou pensa em utilizar o Whatsapp para vender? Comente abaixo o que você acha sobre essa ideia e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.