noComentários

5 dicas para evitar mofo em casa

O mofo é o inquilino indesejável de qualquer propriedade e nem mesmo as grandes indústrias de injetora de plástico estão livres desse organismo. O problema é que muitas pessoas só se lembram dele quando a temporada de chuva começa. 

Sendo assim, para evitar que o mofo entre na sua casa, é importante tomar algumas medidas preventivas, principalmente quando o clima está úmido, que é quando os fungos se multiplicam com mais facilidade.

Confira agora, 5 medidas para você adotar em sua casa e tentar se livrar do problema com o mofo.

O que é o mofo?

Os mofos são espécies de fungos que não podem ser vistos a olho nu, pois o que vemos são apenas as estruturas da formação desse organismo. Para que ele possa sobreviver e se reproduzir, é necessário umidade, oxigênio e nutrientes da matéria orgânica. 

Deve-se tomar cuidado, porque o mofo não apenas pode destruir os itens da casa, como também podem causar diversos problemas à saúde. 

5 dicas de como evitar o mofo 

1. Identifique áreas problemáticas 

Os mofos são caracterizados por manchas escuras nas paredes, teto ou piso dos imóveis da sua casa. E identificá-los com antecedência é fundamental para solucionar esse problema, que geralmente é causado por falta de ventilação e algumas infiltrações.

2. Deixe tudo sempre limpo

Um problema de mofo pode ser causado por um simples vazamento no telhado, devido a calhas cheias ou danificadas pela chuva. Por isso, é muito importante que você limpe todas as partes que estão comprometendo as estruturas da sua residência.

Essa limpeza precisa ser feita, tanto internamente quanto externamente. Portanto, certifique-se de que todos os ambientes fechados estejam limpos e arejados. 

3. Controle a umidade da casa 

Quando as temperaturas caem, é natural que nosso corpo nos induza a fechar tudo, para evitar que o ar frio entre na casa. Mas você sabia que abrir as janelas durante o dia, além de facilitar a entrada da luz do sol, também ajuda na circulação e renovação do ar dentro de casa? 

Uma dica importante para não estragar a sua confecção de uniformes é abrir as portas do guarda-roupa, gavetas e demais móveis para renovar o ar. Quanto ao banheiro, é importante deixar a porta e a janela abertas após o banho para o vapor sair e não acumular umidade no ambiente. O uso de ventiladores também ajuda no processo de circulação do ar. 

4. Utilize produtos para eliminar o mofo

Não é difícil encontrar soluções caseiras para evitar que o mofo atinja os alimentos armazenados em caixa de papelão, gavetas e baús. Afinal, produtos como vinagre, álcool e bicarbonato de sódio costumam ser eficazes no combate às causas desse agente. 

A pintura da casa também pode ajudar a prevenir o mofo. Mas antes de começar a pintar, é bom observar se a superfície já apresenta algum dano e se será necessário corrigi-lo antes de aplicar a tinta.

5. Conheça sua região

Por fim, informe-se sobre o clima da sua região e como ela responde à umidade. Pois, não existe uma solução única para todos tratamento e prevenção quando se trata de mofo. Saber o que funciona para o seu clima e sua casa será fundamental para resolver esse problema. 

Essas foram algumas dicas para você evitar o mofo em sua casa. Agora você estará pronto para combatê-los! 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Responder

2 + = 6