noComentários

9 Estilos de arquitetura para se inspirar

A arquitetura ganhou muitas formas nos últimos séculos por conta da história, do estilo e dos costumes da população da época. Isso fez com que a arquitetura moderna ganhasse muita influência com o passar do tempo nas construções.

É preciso entender como um evento levou a outro para compreender melhor como essas formas foram se solidificando. Hoje você vai conhecer os principais movimentos e estilos consagrados que surgiram ao longo do tempo como reações, isto é, continuidades ou rupturas, em relação ao que se vinha produzindo antigamente.

VEJA 9 ESTILOS DE ARQUITETURA QUE PODEM SERVIR DE INSPIRAÇÃO

Clássico

A arquitetura clássica remete à construção de edifícios da Grécia Antiga, desenvolvidos no período entre os séculos VII a.C e IV a.C. Contemplam principalmente tempos religiosos de grande dimensão construídos em pedra, projetados a partir de princípios de ordem, simetria, geometria e criação de perspectiva.

Românico

O estilo Românico foi produzido na Europa entre os séculos VI e XI. É caracterizado por ter paredes grossas e resistentes com aberturas mínimas em arcos semi-circulares.

Gótico

O estilo gótico ganhou notoriedade entre os anos 900 e 1300. Assim como ocorre com o estilo românico como explicamos acima, as principais obras góticas estão relacionadas a igrejas e catedrais que congregam características típicas do estilo, como o arco de ogiva e as abóbadas com nervuras diagonais. Bons exemplos são a Catedral de Notre-Dame, em Paris, e a Catedral de Reims.

Barroco

Com o regime monarquista na Europa, a arquitetura barroca se expressou em edifícios sacros, estabelecendo um sentido de dramaticidade nas obras. Um exemplo importante desse estilo de arquitetura é a Igreja de Jesus em Roma, que ostenta a primeira fachada verdadeiramente barroca.

Neoclássico

Foi a partir do século XVIII que a arquitetura do período neoclássico iniciou seus esforços para retomar a linguagem do que se produziu na antiguidade clássica grega e romana. Tem como característica a orientação racional e simétrica que se origina como uma resposta anti-barroca.

Beaux Arts

O estilo acadêmico com origem na Escola de Belas Artes de Paris começou em 1830 e por um lado estabeleceu uma linguagem que fazia referência a outros períodos, como o neoclassicismo francês, o gótico e o renascentista. Foi a partir daí que começou a ser bastante utilizado o vidro e o ferro. É uma ótima oportunidade para decorar sua empresa de embalagem de picolé, por exemplo.

Art Nouveau

Suas características serviram para orientar a produção de diversas áreas, desde a arquitetura à pintura, ao desenho de mobiliário, a tipografia, entre outros. Atualmente é possível encontrar esse estilo de decoração nas entradas de estações de metrô em Paris.

Art Déco

Surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, na França, combinando um desenho moderno com elementos artesanais e materiais de luxo. Já pensou que legal decorar sua empresa de batedeira industrial com esses elementos?

Desconstrutivismo

A última arquitetura que trazemos é a desconstrutivista, caracterizada pelo pós-moderno e pela desconstrução, corrente de análise literária e filosófica dos anos 1960 que repensa e desmonta os modos tradicionais de pensamento, como por exemplo o modelo industrial de decoração.

Viu como é possível ter boas ideias de arquitetura para decorar sua casa, seu escritório ou até mesmo sua empresa de injetora de plástico? Pesquise, inove e deixe o lugar ainda mais bonito!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Responder

38 + = 44