noComentários

Como transformar o quarto do bebê em um espaço perfeito para o sono?

O quarto do bebê é um espaço planejado para o sono e para incentivar a autonomia da criança. Deve ser um cômodo leve, sem muitos estímulos, principalmente próximo ao berço.

O ideal é que o pequeno se sinta seguro e confortável para que, assim que colocado para dormir, se deixe levar pelo sono. E como transformar esse espaço em um local perfeito para garantir boas noites de sono tanto para o bebê quanto para os pais? Confira as dicas!

Tenha um umidificador de ar

O umidificador de ar é indicado para deixar o ambiente menos seco e pode ser colocado no quarto do bebê durante o verão. No inverno, o aparelho até pode continuar por ali, mas desligado, exceto se for necessário ligar o aquecedor.

Esse objeto ajuda a melhorar a respiração e previne desde alergias até o surgimento de gripes e resfriados, que podem surgir devido ao ar mais seco.

Mantenha o ambiente bem ventilado

O quarto do bebê precisa ter boa circulação de ar para garantir um sono tranquilo. No inverno o espaço não deve ficar muito frio, enquanto no verão o foco está em manter o quarto sempre fresco.

Durante o dia, abra as janelas e deixe o ar entrar. À noite, pouco antes de o bebê ser colocado no berço, ligue um pouco o aquecedor ou o ventilador.

Utilize cortinas blackout

As cortinas blackout impedem que a claridade externa entre no quarto e deixam o ambiente mais aconchegante para a hora do sono. Mesmo que seja um cochilo durante a tarde, o bebê terá muito mais conforto se o quarto estiver mais escuro.

Esse tipo de cortina também é ótimo para deixar o espaço mais arejado e na temperatura ideal. O sol está batendo muito forte na janela? É só deixar o blackout fechado.

Pinte com cores suaves

As cores do quarto influenciam no quanto o bebê irá se sentir relaxado, por isso o ideal é investir em tons suaves e delicados. Azul-claro, rosa-claro, um amarelo delicado, o objetivo é induzir a mente ao relaxamento.

O espaço também é utilizado para brincar com a criança? Basta separar as áreas usando as cores ou papel de parede. Perto do berço, tons delicados; próximo da área de brincar, algo que desperte e chame a atenção.

Escolha um berço confortável

O conforto do berço também vai influenciar na qualidade do sono do bebê. A ideia é a mesma que acontece com um adulto ou criança mais velha: se o colchão for ruim, a tendência é que o pequeno acorde mais vezes durante a noite e se sinta incomodado.

Portanto, escolha um berço que tenha espaço suficiente para o bebê se mexer e um colchão macio, que dê bastante conforto durante o descanso.

Aposte nas lâmpadas amarelas

Lâmpadas amarelas são as mais indicadas para o quarto do bebê, já que ajudam a desacelerar e induzir o sono. Vale também investir nos modelos de LED que permitem alterar a intensidade, assim o quarto se torna aconchegante e a criança relaxa aos poucos.

Os pais podem se programar para baixar um pouco as luzes ou manter apenas uma luminária com luz amarela fraca ligada enquanto cantam uma canção de ninar e preparam o bebê para a hora de dormir.

Coloque no berço acessórios que ajudem a dormir

Para garantir uma noite de sono segura e confortável, outro item que não pode faltar é um acessório que acompanhe e acalente o bebê. Ele pode ser colocado no berço e tem a função de ajudar a dormir.

As naninhas são boas opções e costumam agradar bastante. Coloque ao lado do bebê na hora de dormir e deixe que o pequeno tenha lindos sonhos.

Responder

5 × 4 =

− 6 = 2