noComentários

Como utilizar a Iluminação para banheiro de forma elegante

Quando as pessoas pensam em iluminação para banheiro, pensam muitas vezes em uma luz simples no centro do teto. Mas com alguns truques, podemos usar a iluminação do seu banheiro para criar uma atmosfera relaxante.

Tenha em mente que o tipo de iluminação que escolher dependerá do estado de espírito que pretende criar. Existem pessoas que realmente desejam desfrutar do relaxamento, por isso escolhem luzes de LED em tons amarelados para perto do espelho e box. 

Considere também o uso de uma luz mais suave e de aspecto mais natural. Por outro lado, se estiver à procura de algo mais dramático, opte por lâmpadas mais brilhantes ou luminárias mais agressivas.

Não importa o estilo que escolher, há algumas coisas a ter em mente quando se trata de iluminação de banheiro. 

Neste artigo, vamos mostrar-lhe como utilizar a luz e tipos de luminárias pendentes para criar a atmosfera perfeita para o relaxamento e renovação durante o banho.

Como fazer uma Iluminação para banheiro

Você quer fazer a iluminação no banheiro, mas não sabe por onde começar? Esse guia vai te ajudar!

  • Primeiramente, escolha o tipo de luz que você quer. Existe a luz natural, que vem do sol; a luz artificial, que é produzida por uma lâmpada; e a luz indireta, que é aquela que não ilumina o objeto diretamente, mas sim o ambiente ao seu redor.
  • Depois de escolher o tipo de luz, é hora de escolher o local onde ela vai ficar. Pense na forma do seu banheiro e nos equipamentos que você quer iluminar. Geralmente, a iluminação da pia é feita com spots, enquanto a do box é feita com fitas de LED.

Então, demos dicas importantes para escolher sua luminária, se for box opte pelo LED, o vidro atrás do espelho também merece um LED, já a pia merece os spots diretos para iluminar tarefas importantes do dia a dia, como por exemplo, escovar os dentes.

Por último, escolha as luminárias mais adequadas para você. 

Existem diversos modelos de luminárias e spots no mercado, então é importante escolher aqueles que se adaptam melhor às suas necessidades. Principalmente de acordo com a decoração do seu banheiro.

Como instalar pendentes no teto?

Tem algumas opções quando se trata de instalar iluminação! Podemos instalar uma luminária no teto, ou podemos utilizar arandelas de parede do banheiro.

Se optar por instalar uma luminária no teto, terá de decidir onde a colocar. O melhor lugar para colocar uma luminária é no centro do banheiro, mas também pode colocá-la de um lado e do outro do espelho principal.

Depois de decidir onde colocar a luminária, terá de determinar o tipo de luminária que pretende utilizar. Há muitos tipos diferentes de luminárias disponíveis, por isso pode escolher uma que se adeque ao seu estilo e ao seu orçamento.

Luminária estilo arandela para banheiro

O melhor lugar para colocar as arandelas de parede uma de cada lado, geralmente elas vem em par. Por isso, coloque perto da porta, do lado do espelho e até no alto da sua banheira.

Uma vez decidido onde colocar as arandelas de parede, será necessário determinar o tipo de arandelas de parede que pretende utilizar. 

  • Rústica
  • Clássica
  • Elegante
  • Ferro

Quando pensamos em banheiro, o ideal é procurar luminárias para banheiro, pois possuem materiais mais resistentes. 

Luz no box de vidro do banheiro

Uma das formas mais elegantes de iluminar a sua casa de banho é usar a luz que vem através da caixa de vidro. Isto dará uma luz muito suave e subtil. 

Se tiver uma janela no banheiro, esta é uma ótima maneira de usar a luz natural e a luz artificial no mesmo ambiente.

Você terá que instalar uma luminária no teto diretamente em frente à janela. Novamente, você pode usar uma arandela ou um pendente na posição oposta à janela para uma luz mais indireta.

Dicas de iluminação perto do espelho do banheiro

Agora que você já sabe como a iluminação pode afetar seu ambiente, está na hora de saber como usar a iluminação a seu favor perto do espelho do banheiro.

  • Primeiro, determine o tipo de luminária que precisará. Você pode optar por uma luz direta ou indireta. A luz direta é ideal para tarefas, como escovar os dentes ou pentear o cabelo. Já a luz indireta é perfeita para criar um ambiente mais relaxante.
  • Em segundo lugar, escolha as cores das luzes. As luzes brancas são ideais para tarefas, enquanto as luzes amarelas são perfeitas para criar um ambiente mais aconchegante.
  • Por fim, escolha a intensidade da iluminação. Se você optar por uma luz mais intensa, certifique-se de que ela não é irritante ou ofuscante.

Dicas finais para sua decoração para banheiro

A iluminação do banheiro deve ser ao mesmo tempo funcional e elegante. Para o conseguir, terá de utilizar uma combinação de diferentes atividades no banheiro.

Primeiro, necessitará de iluminação ambiente, que é normalmente fornecida por luzes de teto encastradas ou arandelas de parede. Este tipo de iluminação é importante para a criação de uma atmosfera relaxante.

Outro ponto comum, é ter o Spot de Embutir no banheiro, essa é uma luminária muito tradicional para esse ambiente.

Depois, necessitará de iluminação de tarefas, que foi escolhida para o ajudar em tarefas específicas como a barba ou a aplicação de maquiagem. O melhor tipo de iluminação para tarefas é a iluminação de faixas LED, que pode ser posicionada exatamente onde precisa delas.

Finalmente, vai querer adicionar alguma iluminação para realçar certas características no seu banheiro. 

Isto pode ser qualquer coisa, desde um lustre bonito a luzes no vaso sanitário. 

Tudo é válido!

Responder

19 + 5 =

− 6 = 1