noComentários

Quanto tempo demora até a entrega das chaves do apartamento novo?

Quando compramos um imóvel novo, a ansiedade aumenta a ponto de nos questionar quanto tempo demora até a entrega das chaves do apartamento.

Até essa entrega, é preciso um pouco de paciência pois é necessário passar por algumas etapas até a entrega das chaves do apartamento novo.

Por isso, separamos algumas informações para que você reduza a ansiedade de maneira que essa espera não seja angustiante.

Quanto tempo demora até a entrega das chaves do apartamento novo?

Geralmente quando tudo ocorre de maneira esperada, o comprador já terá ciência do prazo da entrega das chaves do apartamento novo uma vez que essa data é informada no dia em que o mesmo for assinar o contrato de compra.

Vale ressaltar que o prazo e data de entregar vai depender também da fase em que a obra se encontra, por isso é importante atentar-se a essas informações.

Por exemplo, caso você esteja comprando um apartamento direto com uma imobiliária JGS Imóveis em Jaraguá do Sul que está em fase de lançamento, o prazo de entrega será em média de 24 a 30 meses, porém, caso a obra esteja em estágios mais adiantados esse prazo será de acordo com o prazo de finalização.

Se a compra for de um imóvel já finalizado, a entrega das chaves do apartamento novo será feita após toda as documentações de compra estarem ok.

Prazo de vistoria até a entrega das chaves

Muitas vezes a compra de um apartamento é um processo um pouco burocrático, sendo que a mesma exige a regularização de uma variedade de documentações antes mesmo do comprador pegar as chaves.

Um dos principais é um documento chamado Habite-se, que tem como objetivo principal assegurar aos compradores desses imóveis que a obra foi construída de acordo com todas as normas que a prefeitura exige.

Esse documento é obrigatório por lei sendo que a construtora é responsável por apresentar o projeto a prefeitura e pedir a liberação da mesma, antes da obra começar.

Ao ser concluída, a prefeitura da cidade onde o empreendimento foi construído, faz uma vistoria da construção, confirmando que as obras seguram o projeto que foi aprovado.

Ao não encontrar nenhum tipo de irregularidade, o Habite-se é emitido e a partir desse os moradores podem ocupar o imóvel.

O que deve ser avaliado na vistoria?

Antes da entrega das chaves do apartamento, é preciso que uma vistoria seja feita com o objetivo de certifica-se de que tudo está funcionando de maneira adequada.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você possa se certificar de que tudo vai ser avaliado de maneira correta.

Faça teste em tudo

Tanto na parte hidráulica, verificando torneiras, descargas, encanamentos entre outros, ou na parte elétrica, verificando os pontos de luz e as tomadas, é importante que você faça o teste em tudo o que seu apartamento pode oferecer.

Vale ressaltar que você também deve conferir portas e janelas com o objetivo de ver se as mesmas estão em perfeito estado.

Faça registro de tudo

Tirar fotos do imóvel no momento da vistoria é uma alternativa para documentar o estado do imóvel no momento em que você fará a aquisição.

Elas podem ser utilizadas no futuro como uma maneira de comparação futura, e caso houver alguma dúvida sobre o imóvel elas vão te ajudar a sanar a mesma.

Para que você consiga registrar tudo, uma dica é levar uma lista de itens que foram acordados quando o negócio foi fechado e que você deve avaliar.

Como funciona a entrega das chaves do apartamento?

Depois de entender como é possível fazer uma vistoria de forma que consiga verificar tudo que foi acordado no contrato, é chegada a hora de saber como funciona a entrega das chaves do apartamento novo.

Normalmente, após o condomínio ser instalado, os donos dos imóveis são convocados para um tipo de assembleia de maneira que o condomínio em si seja instituído, e a entrega das chaves do apartamento novo seja agendada.

Como você deve se preparar para a entrega das chaves do apartamento?

É essencial que o novo dono do apartamento esteja com a saúde financeira em dias uma vez que o mesmo terá algumas despesas com a taxa condominial, assim como também com alguma modificação e melhoria no imóvel.

Sendo assim, antes da entrega das chaves do apartamento novo, é importante que você tenha uma quantia reservada para emergências.

Lei sobre o Habite-se

Esse é um documento muito importante para quem está comprando um imóvel novo, uma vez que, ele garante que as obras seguiram os padrões de segurança necessários.

Vale ressaltar que a legislação do município estabelece alguns documentos e critérios necessários para a emissão do Habite-se, por isso é importante verificar todas as informações.

Esses são alguns dados importantes para que a entrega das chaves do apartamento novo seja feita no prazo e na maneira correta.

Responder

7 + 3 =