noComentários

Decore sua casa com o estilo boho

Elementos criam harmonia sofisticada em espaços de diferentes tamanhos e funcionalidades

Mudar a decoração é uma forma relativamente simples de transformar por completo um ambiente da casa. Aquela cômoda sem vida no corredor da sala pode ganhar protagonismo dentro de estilos como o boho, que nada mais é do que um visual contemporâneo e versátil de decorar ambientes caseiros ou comerciais.

Também conhecida como decoração boho chic, essa tendência pode ser aplicada em diferentes espaços, de forma completa ou sutil. O principal objetivo da decoração boho é transmitir a sensação de bem-estar, bom gosto e atemporalidade, mesmo combinando elementos marcantes, como texturas e estampas étnicas.

Neste artigo você conhece um pouco mais sobre o estilo bohemian decor e aprende como adaptar elementos na sua casa para explorar essa tendência. Lembre-se de que o importante é se sentir bem no seu espaço, independentemente de decorações inspiradas em estilos passageiros ou recomendados por especialistas da área.

Entenda a diferença entre os estilos de decoração boho e rústico

De primeira vista, é possível confundir os estilos boho e rústico na decoração de um ambiente, especialmente em salas de estar ou áreas externas. Isso porque ambos possuem elementos em comum, que são trabalhados de formas diferentes, influenciando principalmente na sofisticação do resultado final.

  • Decoração boho: abreviação de bohemian chic, o estilo boho é inspirado nas culturas nômades, hippie, country, punk e folk, com muitos elementos dos anos 60 e 70. Atualmente, o boho carrega muita personalidade vintage, permitindo que cada pessoa adicione seu toque de personalidade através da combinação de elementos pertencentes à estética.
  • Decoração rústica: é composta de diferentes estéticas, fazendo referência a casas de campo, natureza e decoração rural. Transmite aconchego e tradição, já que um dos seus principais componentes é a madeira, um dos materiais mais resistentes para fabricação de móveis e objetos de decoração no geral.

Principais elementos para criar um ambiente boho

Estilos como o minimalista e industrial caíram no gosto de profissionais de decoração e clientes nos últimos tempos. Nesse sentido, a tendência do boho chic faz sentido, já que ela atualiza a estética dos anos 70, criando ambientes sofisticados, confortáveis e que dialogam com outras estéticas em qualquer lugar.

Uma das vantagens de brincar com a decoração no estilo boho é que ela permite infinitas variações na hora de combinar elementos. Quem é mais sutil pode explorar o lado das texturas e do mobiliário, enquanto quem prefere algo mais chamativo pode ir para o lado das paletas de cores vivas e objetos com bastante personalidade.

Superfícies confortáveis

Com um forte vínculo nas culturas ciganas, hippie e orientais, o boho usa e abusa de superfícies confortáveis. Ou seja, sofás, poltronas, puffs, tapetes, redes e móveis pensados para você passar boas horas relaxando, com estofados que podem ser de materiais como linho, camurça e suede.

Plantas e iluminação natural

Com bastante referências naturais, o estilo boho pede muitas plantas e iluminação na decoração. Dentro de casa, é possível combinar vasos artesanais pintados com as mesmas cores de paredes ou ainda contrastando com a paleta suave de móveis de madeira. Plantas suspensas, agrupadas em vasos no chão e até mesmo em varandas criam um ambiente elegante e dentro da estética.

Tapeçarias e texturas

Tapetes, capas de almofadas e sofás, quadros e outros elementos de decoração trabalhados fazem parte da tendência boho. Nas estampas, padronagens geométricas, geralmente de tons terrosos como vermelho, laranja, verdes fechados, amarelos e azul intenso.

Aqui também entram os móveis de madeira, que marcam presença com seu visual artesanal, e podem ser utilizados de forma crua ou pintados em cores naturais. Nas paredes, é possível brincar com texturas arenosas ou, ainda, aplicar prateleiras artesanais, organizando o ambiente e marcando ainda mais os materiais naturais no espaço.

Responder

nove + dezoito =

7 + 3 =