noComentários

3 tendências que todos os designes deveriam usar

O visual está cada vez mais presente no dia a dia, potencializado pelo aumento do uso de telas, a internet e a necessidade de chamar a atenção do público. Como tudo dentro do meio digital, as mudanças chegam e novos estilos viram tendência

Mas não é justo culpar o meio digital; o ser humano sempre teve necessidade de se expressar através de imagens e uma prova disso são as pinturas rupestres, caricaturas na idade média e textos organizados milimetricamente no concretismo, um movimento mais contemporâneo. 

Ondas de estilos vão e vêm, e se você não se inteirar, pode ser ultrapassado pela concorrência. Isso não quer dizer que você deve ficar preso à moda, mas pode utilizá-la como um transformador de solda: coloque nela o conteúdo produzido para a construção de um novo modelo de solda.  Confira três tendências que todo design deveria ter:

1 – Minimalismo

“Menos é mais” é o lema do minimalismo. Ele exalta poucas informações e traços simples, valorizando a ideia principal do que é representado. Grandes marcas adotam o modelo e deixando sua imagem mais ‘clean’. Os principais pontos para essa mudança são a fonte e as cores. 

O design minimalista usa poucas diferenças de cores e tons, muitas vezes, utiliza apenas uma cor e uma tipografia. Tudo isso transmite uma imagem mais limpa e comunica elegância e seriedade. Para produzir um design minimalista, o designer deve se ater a dois pontos: 

Cor e elementos, sendo a cor, a temperatura e os elementos a umidade, a mente de quem produz o design deve funcionar como um sensor de temperatura e umidade, que possibilita medir os dois pontos e ver as condições saudáveis para a vida de seu design. 

A temperatura não pode estar baixa ao ponto de ser negativa e a umidade deve compensá-la, para um equilíbrio maior. 

2 – Fontes serifadas 

Aquele tom retrô ao seu design, que remete às prensas antigas de jornais e máquinas de escrever: As fontes serifadas completam o seu design com seus traços estendidos nas extremidades e linhas finas. As fontes serifadas estabelecem uma separação entre cada caractere, sendo mais marcante e de fácil reconhecimento. 

Aplique tipografia serifada quando tiver a intenção de destacar o nome ao invés do símbolo da marca. Muitas vezes os caracteres viram o próprio símbolo, portanto, as serifas estão muito presentes nos designs minimalistas, complementando a ideia passada anteriormente.

3 – Cores pastéis

As cores transmitem sentimentos e isso tem tudo a ver com a ideia que você quer passar através do seu design. Voltando ao assunto, telas e muitas informações, as cores vibrantes já estão muito presentes no dia a dia e quando algo diferente aparece, tem ainda mais destaque. 

É o que acontece com as cores pastéis. Em um ambiente de cores fortes e vibrantes que fazem com que haja mais atenção e ative estados de alerta, as cores pastéis funcionam como uma bomba hidráulica, que transforma a energia mecânica em energia hidráulica. Assim, todo o alerta se transforma em tranquilidade. 

Você não precisa eliminar uma tendência para usar outra. Aposte na fusão de elementos com o princípio do equilíbrio, seguindo a ideia inicial do design, assim, a mensagem será passada com clareza e a comunicação sem nenhum ruído. Gosto do conteúdo? Acompanhe os próximos posts para ler mais sobre. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Responder

13 − 13 =

96 − = 90