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4 Ps do marketing: o que é e como aplicar nos negócios

Embora tenhamos chegado a era digital, os 4 Ps do marketing continuam a ser os alicerces na construção de um planejamento consistente com estratégicas que possam verdadeiramente gerar resultados, seja nas vendas de produtos e serviços ou no aumento da valorização da marca.

 

O fato é que esses elementos são cruciais no plano de marketing, seja de uma grande fabricante de batedeira industrial ou um e-commerce de produtos de beleza. Para entender melhor sobre os 4 Ps do marketing e como aplicá-lo nos negócios, prossiga a leitura.

O que são os 4Ps do marketing?

Os 4Ps do marketing, como citado anteriormente, são elementos essenciais na formulação de um plano de marketing e correspondem ao seu mix, ou seja, as áreas a serem impactadas por estratégias definidas. São eles:

 

  • Produto: basicamente se refere ao produto que a empresa, que pode ser, por exemplo, uma caixa de papelão personalizada ou serviços;

 

  • Preço: é o quanto esse produto ou serviço vale, isso engloba não apenas os custos de fabricação, mas todos os outros envolvidos no processo de elaboração. A precificação correta é fundamental, pois está diretamente relacionada à lucratividade da empresa;

 

  • Praça: fundamentalmente se refere ao ambiente onde o produto é produzido e principalmente, os seus canais de distribuição. E não vale apenas para produtos, mas também para serviços, como é o caso de manutenção de elevadores, em que é preciso determinar as regiões das quais o serviço pode ser efetuado;

 

  • Promoção: a promoção é fase em que as estratégias de divulgação são traçadas, é simplesmente como a empresa irá atrair os consumidores e obter vendas.

 

Como aplicar os 4Ps do marketing nos negócios

 

Agora que mostramos quais são os elementos que constituem o mix de marketing, veja como aplicá-los nos negócios:

 

  • Faça um levantamento de todos os atributos do produto ou serviço: é importante que a empresa relacione os benefícios e diferenciais do produtos ou serviços que os tornam mais atrativos em relação aos concorrentes. Além disso, é essencial pensar em como eles atendem às necessidades do público-alvo. Também é questão fundamental pensar em um bom nome;

 

  • Analise bem a concorrência e o consumidor alvo para precificar: além de levar em consideração todos os custos de produção, é primordial para precificar estudar a concorrência e a sensibilidade do cliente a determinados valores. Ademais, é relevante criar políticas de desconto e pagamentos;

 

  • Tenha uma processo logístico eficiente: no que tange a praça, que corresponde aos canais de distribuição, se faz necessário que a empresa tenha um processo logístico adequado à demanda dos locais de entrega, que engloba transporte, estoque e processamento de pedidos. Também é válido mapear as áreas de distribuição dos concorrentes;

 

  • Estabeleça ações para promover o produto ou serviço: a promoção, como viu, é a fase final do mix de marketing, que tem como objetivo divulgar os produtos e serviços ao público estratégico. É nesta etapa que são traçadas as estratégias e escolhidas as ferramentas, que envolvem a escolha dos canais, como anúncios, canais de divulgação, e-mail marketing, entre outros.

 

Esperamos que este conteúdo possa ter esclarecido sobre o que são os 4Ps do marketing e sua aplicação nos negócios. Se gostou, compartilhe nas suas redes.

 

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