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Como fazer pesquisa de mercado?

Certas alternativas da vida podem levar você a erros grandiosos. Por exemplo, pode comprar máquinas de solda elétrica sem fazer as devidas pesquisas e perder dinheiro. 

Pensando nos negócios, a maioria das startups não tem um orçamento tão robusto no que diz respeito à pesquisa de marketing, pois ela pode consumir muito tempo e custar muito. Mas é uma excelente ideia visualizar seu nicho sempre que estiver lançando um novo produto ou tentando uma atualização do mesmo.

Quer saber mais e melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é qualquer conjunto de estratégias usadas para coletar informações sobre o público-alvo da sua empresa, sejam eles clientes ou personas de compradores, para estabelecer se pode ser rentável, se está com um valor bom e se a qualidade é comparável com a dos concorrentes.

Por que fazer pesquisa de mercado para o seu negócio

A pesquisa de mercado pode melhorar ou quebrar seu novo negócio. Ele te ajudará a entender os problemas de seu cliente e quais as soluções desejadas para que você possa criar produtos que atendam todas as necessidades e anseios deles.

Ou seja, não adianta focar-se em detergente clorado, se as pessoas buscam por amaciantes de roupa.

Além disso, analisar seu mercado reduz os riscos, pois o ajuda a entender o que sua empresa precisa para se destacar e prosperar. Portanto, se está iniciando um novo negócio ou fazendo o lançamento de um novo produto, você se beneficiará com a análise de mercado.

Uma maneira comum de usar dados de pesquisa de mercado é determinar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças do seu negócio. Avaliar tudo isso, te colocará à frente da concorrência.

Métodos de pesquisa de mercado

As duas principais maneiras de coletar informações e dados ​​sobre seus produtos estão nos métodos de pesquisa primária e secundária.

Se você não tiver certeza de qual metodologia é a certa para o seu negócio, aqui está uma visão detalhada de cada uma para ajudá-lo. Lembre-se, fazer uso deste conceito é tão importante quanto equipamentos de combate a incêndio para bombeiros.

Pesquisa primária

A pesquisa primária é o processo de coleta de informações em primeira mão sobre seu mercado-alvo. Você pode obter esses dados de várias fontes, e isso inclui as pesquisas e os questionários.

Esta é uma excelente maneira de pequenas empresas entenderem o que as pessoas pensam sobre sua marca. Também revela toda a experiência que o usuário teve com aquilo que acabou de adquirir.

Pesquisa Secundária

A pesquisa secundária usa dados públicos e informações coletadas por outras pessoas, incluindo relatórios e estatísticas de mercado (você pode contratar uma empresa para fazê-lo). 

Isso também pode incluir os registros internos de vendas e marketing. Ela é benéfica para obter uma visão geral das tendências do mercado e do comportamento do cliente durante o lançamento do seu produto.

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