noComentários

3 tendências da indústria que você precisa saber

O setor industrial é um dos mais importantes e que mais movimenta a economia do Brasil, e isso faz com que ele cresça cada vez mais. Essa expansão da área industrial, faz com que sejam criadas novas tecnologias e tendências para ajudar ainda mais os profissionais que atuam nesse segmento. 

Desde uma indústria farmacêutica até outra que produz um armário de aço 2 portas, todas devem se atentar a qualquer tendência de mercado e a novos recursos tecnológicos, para auxiliar o seu processo e trazer mais produtividade e otimização de tempo e recursos.

Para se ter uma noção do impacto da tecnologia dentro do setor industrial, em 2021 cerca de 50% do PIB mundial foi totalmente digitalizado, representando o grande impacto e mudança que estamos passando nessa nova era digital. 

A indústria 4.0 já é uma realidade,e muitos já falam da 5.0. Mas com um avanço tão rápido, como conseguir acompanhar todas as novidades e tendências do mercado? Realmente essa não é uma tarefa fácil. 

A informação agora, chega de forma muito mais rápida, e cada dia que passa novas descobertas e progressos vão avançando dentro do setor industrial, então, para que você não fique parado no tempo, nós separamos 3 tendências  da indústria, obrigatórias que você precisa saber, preparado? Então vamos lá!

  1. Internet das Coisas (IoT)

Para quem não conhece, a Internet das Coisas é uma das tecnologias mais comuns dentro do setor industrial, ela tem como principal objetivo, realizar uma conectividade em massa de todos os aparelhos presentes dentro de um mesmo ambiente. 

Ou seja, é como se todos funcionassem em forma de unidade, com cada dispositivo com uma função diferente, mas todos conectados à internet. Isso traz uma praticidade imensa para o setor industrial, afinal, produzir uma mesa rústica de madeira ou qualquer outro objeto, é muito mais fácil quando se tem uma conexão geral com a internet, coletando dados o tempo inteiro e designando funções com muito mais facilidade. 

Para se ter uma noção da importância da IoT, estudos apontam que em 2021, cerca de 25 bilhões de objetos já estariam conectados a essa tecnologia, desde um equipamento mais pesado e tecnológico, até algo mais simples como um interruptor. Tudo está conectado e funciona como uma forma unitária. 

  1. Inteligência Artificial (IA)

Quem já conhece a indústria 4.0 sabe o quanto a Inteligência Artificial é fundamental para o bom desenvolvimento do setor industrial, a IA é o grande responsável pela fabricação de robôs e dispositivos automatizados. 

Muitas máquinas e ferramentas já operam de forma automatizada devido a Inteligência Artificial, e isso tende a acontecer ainda mais. Ela permite que a indústria opere praticamente sozinha, realizando múltiplas tarefas de forma muito mais facilitada e efetiva. 

Com toda a praticidade de executar tarefas automatizadas através de uma inteligência própria, a IA acaba sendo uma das tendências mais fortes, causando um grande impacto dentro do mercado. 

  1. Cibersegurança

Sabemos o quanto o compartilhamento de dados vem se tornado algo comum dentro do nosso cotidiano, e é claro que isso não seria diferente no setor industrial,são centenas e milhares de informações veiculadas através da web diariamente, e muitas dessas são consideradas extremamente valiosas para qualquer indústria. 

Clientes, parceiros, e até mesmo informações sobre produtos, como uma nova tinta térmica, estão em alta no mercado e fazem com que seja fundamental, ficar de olho em qualquer tipo de perda, roubo ou dano que esses dados possam sofrer, afinal, o número de hackers e de ataques virtuais só cresce a cada ano.

Por esse motivo, para preservar informações e bens importantes da sua indústria, a cibersegurança acaba se tornando uma tendência fundamental e quase obrigatória, tornando o ambiente muito mais seguro e garantindo um armazenamento dos dados de forma muito protegida.

Existem algumas outras tendências que valem a pena ser destacadas, como o Big Data e a Smart City, se você não conhece nada sobre elas, busque fazer uma pesquisa e ficar de olho, pois podem apresentar um enorme benefício para sua indústria.

Agora conta para a gente nos comentários o que achou sobre essas tendências, se gostou do texto, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima!

Responder

90 − = 84