noComentários

O Que é Biodiversidade?

O que é biodiversidade

Você sabeo que é biodiversidade?

A biodiversidade é a variedade de todas as formas de vida na Terra – as diferentes plantas, animais e microrganismos, seus genes e os ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce dos quais fazem parte.

Essa diversidade existe em diferentes escalas: diversidade regional, diversidade de ecossistemas, diversidade de espécies e diversidade genética. A biodiversidade não é estática, mas está em constante mudança. É aumentada por mudanças genéticas e processos evolutivos e reduzida por processos como degradação de habitat, declínio populacional e extinção.

Por que a biodiversidade é importante

A biodiversidade sustenta uma série de serviços ecossistêmicos.

Ecossistemas de água doce, terrestres e marinhos saudáveis ​​e funcionais são importantes para um ambiente produtivo e saudável. Ecossistemas intactos ou bem conectados fornecem habitat para plantas e animais nativos, incluindo humanos, e fornecem serviços ecossistêmicos, como água potável para beber e solos férteis e oceanos para produção.

A biodiversidade também está intimamente ligada à cultura, especialmente para os povos indígenas.

Proprietários tradicionais enfatizam a importância de conservar a diversidade biocultural – não apenas as plantas e animais de um lugar, mas as pessoas, conhecimentos, histórias, canções e tradições, bem como a biodiversidade e a cultura.

Os valores ecológicos, econômicos e sociais da biodiversidade são vitais para o crescimento econômico, a criação de empregos e o desenvolvimento técnico. As indústrias de pesca e frutos do mar, por exemplo, dependem em grande parte dos sistemas ecológicos naturais para a produtividade.

Visitantes nacionais e internacionais vêm a Queensland para desfrutar de atividades baseadas na natureza, como visitar parques nacionais, caminhadas pela mata e observação de baleias. Essas e outras atividades contribuem com bilhões de dólares para a economia.

Plantas nativas e vida selvagem dos recifes, florestas tropicais, savanas e zonas úmidas fornecem a base para uma indústria de biodescoberta de classe mundial, que desenvolve bioprodutos naturais, como pesticidas naturais e produtos farmacêuticos.

Biodiversidade em terra e mar

A biodiversidade terrestre em Queensland passou por grandes ameaças, como desmatamento e fragmentação de habitat, incluindo os impactos contínuos de desmatamentos anteriores, pressão de pastagem, plantas e animais invasores e regimes de incêndio alterados.

A biodiversidade de água doce está experimentando taxas de declínio muito maiores do que outros ambientes e está ameaçada pela poluição, superexploração da água, modificação dos fluxos de água e hidrologia, destruição e degradação de habitats e invasão de espécies.

A biodiversidade marinha e estuarina sofreu como resultado da poluição e sedimentação da indústria e práticas de uso da terra, desenvolvimento costeiro e perda de habitat, invasão de pragas marinhas, dragagem e descarte de entulho, pesca insustentável e impactos recreativos.

Serviços de ecossistemas

Além do valor intrínseco da biodiversidade, os sistemas naturais fornecem serviços em um amplo espectro que acessamos diariamente.

Serviços de provisionamento
alimentos, fibras e combustível
recursos genéticos
bioquímicos
água fresca.
Serviços culturais
recreação e valores estéticos
valores espirituais e religiosos
sistema de conhecimento
educação e inspiração
sentido de lugar.
Serviços de apoio
produção primária
provisão de habitat
ciclagem de nutrientes
formação e retenção do solo
produção de oxigênio atmosférico
ciclismo aquático.
Serviços de regulação
resistência à invasão
herbivoria
polinização
dispersão de sementes
regulação do clima
regulamento de pragas
regulação de doenças
proteção contra riscos naturais
regulação da erosão
purificação da água.
Biodescoberta
drogas
inseticidas e herbicidas
enzimas industriais
produtos com aplicação à biorremediação.

Leia também:

Gestão: o que é e como utilizá-la?

A importância da etiqueta lacre para os alimentos

Responder

2 + 16 =

86 − = 84