noComentários

Como incorporar elementos vintage na decoração moderna?

Redes como o TikTok popularizaram as trends, principalmente em relação à moda ou aos gêneros musicais, mas outras, como Tumblr e Pinterest, já foram responsáveis por gerar desejo em estéticas específicas, como o vintage. A vantagem é que hoje em dia é possível aproveitar uma promoção da MadeiraMadeira para encontrar móveis e outros objetos com essa pegada, o que antes exigia um certo tempo de busca.

Naturalmente, estéticas vão e voltam com o tempo, motivadas por uma certa nostalgia ou ganhando novas leituras de acordo com a área em que são aplicadas. Em meados dos anos 2010, o vintage teve um retorno considerável, na música pelos fãs de vinil, na moda, com diferentes estilos derivados dos anos 80, e, claro, na decoração.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o vintage não está relacionado com coisas velhas. Uma das suas principais características está na originalidade, já que muitas das peças, especialmente em decoração, possuem elementos manuais como artesanato, bordados e estamparia, carregando assim muita história e detalhes que hoje são dificilmente encontrados.

Principais características do estilo vintage

De maneira bem geral, podemos considerar vintage tudo aquilo que foi produzido ou faz alusão às décadas anteriores aos anos 1960. Carros, peças de vestuário, móveis, calçados e até mesmo música fazem parte desse universo. Dos anos 1970 para frente, o mundo passou por importantes revoluções, principalmente no aspecto tecnológico e, por isso, o contraste do vintage com o moderno chama tanta atenção.

Cores diferenciadas

Eletrodomésticos em cores vibrantes, formatos futuristas, acabamentos chamativos. No estilo vintage, a cor tem papel fundamental, destacando e enriquecendo estampas, bordados, materiais como couro, verniz e metais. Se hoje a maioria dos equipamentos segue o padrão de preto, branco ou cinza, naquela época, a cor era usada sem medo.

Materiais raros

A industrialização trouxe benefícios como escalabilidade da produção, redução de custos e desenvolvimento tecnológico, mas resultou em uma padronização geral das coisas. Em peças vintage, como móveis, madeiras nobres talhadas manualmente, espelhos moldados e outros materiais de valor são comuns.

Detalhes manuais

Seja nas peças de vestuário costuradas à mão, seja nos botões estampados, seja nos móveis produzidos a partir de técnicas de marcenaria, hoje quase extintas, o vintage prioriza os detalhes. Esse se torna um diferencial em meio a outros elementos produzidos de forma massiva pela indústria, priorizando a funcionalidade no lugar da apreciação.

Inspirações para combinar o vintage em espaços modernos

Existem pessoas apaixonadas por completo pelo vintage e que fazem questão de viver no melhor estilo maximalista. Mas para quem quer explorar esse universo de forma mais pontual, é totalmente possível incluir elementos vintage em meio à decoração moderna, dando um toque pessoal, desde um bibelô na estante até um armário ocupando uma parede inteira.

Móveis de madeira em meio à decoração industrial

Imagine uma parede preta em um apartamento onde os ambientes são completamente integrados. Agora imagine posicionar um móvel de madeira vintage, com puxadores em prata, ocupando o centro dessa parede. Melhor ainda, imagine o mesmo móvel, também pintado de preto, com os puxadores e detalhes da madeira em dourado.

Molduras coloridas na parede

As molduras são elementos bem simples de serem trabalhados e podem integrar qualquer espaço moderno. Você pode decorar uma parede com molduras de diferentes formatos, pintadas de cores diferentes, adicionando um pouco de diversão. Outra opção é manter as molduras na cor original da madeira, criando um espaço interessante para compor vasos de plantas ou decorar um corredor.

Almofadas bordadas em áreas abertas

Os bordados e demais tecidos têm um papel importante na estética vintage. Em uma varanda de apartamento ou qualquer outra área aberta, experimente incluir capas de almofadas bordadas, conforme o seu estilo. A dica é contrastar com o móvel, por exemplo, investindo em bordados mais coloridos se o estofado for neutro e vice-versa.

Lustres para deixar salas de jantar sofisticadas

Os lustres e as luminárias podem transformar por completo um ambiente moderno, mas devem ser usados com cautela. Uma sala de jantar com uma decoração extremamente moderna pode causar estranhamento com um lustre de cristais de vários braços, mas pode ficar ainda mais sofisticada com um modelo vintage de cascata.

Responder

doze − três =

7 + 1 =