noComentários

Listamos 6 cidades seguras para se viver no Brasil: confira!

Encontrar o imóvel ideal para morar é um grande desafio, não só pelo grau de complexidade que essa tarefa demanda, como também por ser uma decisão bastante importante na vida de uma pessoa.

Agora imagina ainda ter que escolher, além do apartamento ou casa, a melhor localização, a cidade certa para uma nova residência… Isso porque, para muitos, ter qualidade de vida também significa morar em uma cidade melhor, uma região mais tranquila ou um ambiente com mais status.

No topo da lista de critérios para escolher a “cidade modelo”, do qual as pessoas tem como referência para residir, está a segurança.

E não é para menos, afinal, quem não quer viver em um local tranquilo e protegido, não é mesmo? Mas, encontrar a cidade ideal que proporcione essa qualidade de vida, não é tão simples quanto parece.

Com o intuito de te ajudar a encontrar a região certa para você morar, listamos as 06 cidades mais seguras para se viver no Brasil, levando em consideração dados de 2019 do Atlas da Violência: Retrato dos municípios brasileiros.

Dados das melhores cidades

O Atlas da Violência é uma pesquisa aprofundada feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o fórum de Segurança Pública. Esse estudo reuniu dados de 310 cidades com mais de 100 mil habitantes e elencou a quantidade de homicídio por habitante, como critério de avaliação de segurança.

Vale ressaltar, portanto, que municípios menores não foram incluídos neste parâmetro. Os resultados da pesquisa feita em 2019 tiveram uma correlação com os índices sociais como educação, saúde e bem estar, apesar destes critérios não terem sido definidos para o estudo em específico do IPEA.

Então, pronto para conhecer as cidades mais seguras do Brasil?

1º Itapema, Santa Catarina.

Em primeiro Lugar, Itapema, localizado em Santa Catarina, foi considerado uma das cidades mais seguras para se viver.

Região litorânea, a cidade tem um índice baixíssimo de mortes tanto por acidentes de trânsito quanto por homicídios. Isso porque, foram investidos cerca de R$247 per capita somente para segurança.

Itapema se transforma em um exemplo de governança e boa atuação do dinheiro público.

Nestes você poderá escolher estar tanto mais perto da praia quanto mais perto do comércio local.

Morar nesta cidade pode ser excelente, busque por uma boa imobiliária em Itapema e confira opções de imóveis.

2º Santana de Parnaíba, São Paulo.

Há menos de 1 hora da capital paulista, Santana de Parnaíba ocupa o segundo lugar no ranking de segurança das cidades brasileiras.

A cidade foi considerada o lugar mais seguro em todo o estado de São Paulo, por ter uma média de 6,8 homicídios por 100 mil habitantes e apenas 4,5 mortes em acidentes de trânsito.

O município ainda ocupou as principais colocações nos rankings sobre mobilidade, acessibilidade e educação. Assim como Balneário Camboriu, Santana de Parnaíba investe em segurança e conscientização para proteção dos seus moradores. 

Entre os melhores bairros para se morar neste município estão Alphaville e Tamboré, considerados regiões ricas e bastante importante para a economia do região.

3º  Campos do Jordão, São Paulo.

A Suíça brasileira não poderia ficar de fora desse ranking! Campos do Jordão, localizado no interior de São Paulo, cumpre não só com a segurança como também com a qualidade de vida e saúde de seus moradores.

Classificado como o terceiro município mais seguro de se viver no Brasil, a cidade traz a calmaria e a vida pacata como regência do cotidiano.

Se você optar por morar em Campos do Jordão, procure por imóveis que sejam localizados na Vila Abernéssia, Vila Capivari ou Vila Jaguaribe, considerado os melhores bairros residenciais da região.

4º Mariana, Minas Gerais.

A pequena cidade pertencente à rota da Estrada Real e do antigo ciclo do ouro fica no interior de Minas Gerais, em torno de 2 horas de distância da capital, Belo Horizonte.

Mariana foi considerada a quarta cidade mais segura do Brasil – e a primeira de Minas Gerais.

Isso porque pensar em segurança sempre foi uma das prioridades do governo municipal, onde investiram em iluminação pública, monitoramento de áreas de risco, conscientização de trânsito, entre outros.

Os melhores bairros para morar em Mariana são no Centro e na Vila Aparecida.

5º Nova Lima, Minas Gerais.

Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima é considerado uma das cidades mais seguras do país e a segunda de Minas Gerais.

O município ganhou notoriedade por ser um local bem estruturado, eleito por muitos, uma região de status perto da capital mineira.

A maioria dos bairros seguem padrões de qualidade de vida e segurança, além de serem tranquilos por si só. Mas, elencamos os 3 melhores bairros para adquirir uma casa ou apartamento: Estância Serrana, Mirante da Mata e Morro do Chapéu.

6º Amparo, São Paulo

A sexta cidade se encontra no interior de São Paulo, a cerca de 129 km de distância da capital. Amparo, se destaca pela qualidade de vida e claro, pela garantia de segurança pública, uma característica do interior paulista.

Se você pensou em se mudar para Amparo, procure por imóveis que pertençam à bairros mais tranquilos, menos comercial e mais residenciais.


Agora que você já sabe as 06 melhores cidades no quesito segurança no Brasil, ficou mais fácil de planejar a sua mudança. Pronto para começar?!

Responder

+ 82 = 83