Principais indicadores de desempenho para E-commerce
O mercado está cada dia mais dinâmico e como houve um importante aumento no volume de vendas online é necessário que o gestor se mantenha cada vez mais atualizado. Novas estratégias de marketing digital, ferramentas de gestão e tendências de mercado podem transformar rapidamente a forma como acontecem as relações comerciais.
Com tantas pessoas comprando online há uma grande quantidade de dados que são gerados diariamente por um e-commerce, ter controle e saber analisar esses dados, transformando-os em informação de qualidade capaz de auxiliar a tomada de decisão dos gestores e pode significar a sobrevivência e prosperidade da empresa no mercado.
Portanto, definir indicadores de desempenho para seu e-commerce é o primeiro passo para uma gestão mais assertiva e que irá permitir analisar se a empresa está andando no rumo certo ou deve reajustar a rota. Para entender melhor sobre esses indicadores e como defini-los, siga a leitura deste artigo.
O que são indicadores de desempenho
Também podem ser conhecidos como KPI, sigla que vem do inglês Key Performance Indicator, que em português significa: indicador-chave de desempenho. As KPI’s permitem uma visualização sobre o desempenho da empresa como um todo, de setores específicos ou até mesmo identificar os resultados de ações específicas, como a venda de tinta térmica.
Os indicadores de desempenho são divididos em diferentes categorias sendo as principais classificadas como de: produtividade; qualidade; capacidade e estratégicos. Cada categoria é formada por índices diferentes, entretanto possuem o mesmo nível de importância e cabe ao gestor identificar quais são os mais adequados e necessários para a realidade do seu negócio.
É possível contar com sistemas e softwares que contribuirão muito para o acompanhamento e análise de todos os dados de forma otimizada e confiável, afinal ao lidar com grandes volumes de dados a apuração manual exigiria a dedicação de uma grande equipe e muitas horas de trabalho. Ao investir em um sistema, os trabalhadores podem permanecer focados em atividades mais estratégicas como na pesquisa por um servomotor mais eficiente.
Principais indicadores e sua importância
Agora que já entendemos melhor sobre o que são os KPI’s chegou a hora de descobrir alguns dos principais e mais utilizados indicadores de desempenho e que você deveria também utilizar na sua empresa.
- Número de visitantes do site
- Número de vendas
- Taxa de conversão
- Taxa de aprovação de pedidos
- Retorno sobre investimento (Return Over Investment, ROI)
- Custo de aquisição por cliente (CAC)
- Ticket médio
- Tempo de vida do cliente (Lifetime Value, LTV)
- Taxa de rejeição
- Taxa de saída
Através da apuração e análise desses indicadores é possível apurar se as estratégias de divulgação da página estão tendo sucesso ou não. Além de garantir uma visão realista sobre as vendas e a proporção de pessoas que apenas visitam o site em relação às que de fato compram a luminária de emergência que você vende.
A implementação da análise desses indicadores permite que o gestor perceba mais claramente quais são os pontos fortes e fracos e com isso saber quais ações devem ser tomadas para garantir melhores resultados para o seu negócio.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais