noComentários

Como organizar as contas no fim do ano e começar 2024 com equilíbrio financeiro

Planejamento é essencial para iniciar o ano com as contas em dia

O fim de ano está chegando, e, com ele, todos os gastos comuns de Natal e Ano Novo. Tem os presentes de fim de ano, aquele desejo de renovar os móveis da casa ou fazer uma viagem, a festa de ano novo da família, o amigo oculto da empresa. É tanta coisa que fica difícil organizar os gastos.

E não para por aí! O início do ano também começa com muitos gastos. Você ainda tem que reservar um dinheiro para pagar IPTU, IPVA e comprar o material escolar das crianças. Para que tudo isso encaixe no seu orçamento, é preciso ter um bom planejamento financeiro.

Organizar as contas pode parecer um desafio, mas com as nossas dicas tudo ficará bem mais fácil. Antes de contratar um empréstimo para bancar os gastos ou gastar o 13° salário para fazer todas as compras, leia este artigo e aprenda como organizar as despesas para entrar em 2024 com as finanças equilibradas.

Como não existe fórmula mágica para desaparecer com gastos ou esticar a renda mensal, fizemos uma lista com dicas reais que você pode usar para colocar suas contas sob controle. Confira!

Conheça a sua realidade financeira atual

O primeiro passo para organizar as contas é conhecer a sua realidade financeira atual. Então, pegue papel e caneta (ou abra uma planilha) e anote todos os seus gastos mensais. Inclusive anote os gastos para os meses seguintes, se você tem empréstimos contratados, dívidas de cartão ou compras parceladas.

Com tudo na planilha, organize os gastos por categoria e importância. Entenda o que é gasto de valor fixo e variável. Estipule o que é gasto essencial e supérfluo. Anote todas as datas de vencimento de contas e relacione tudo com a sua renda mensal.

Com essas informações organizadas na planilha, você sabe se as contas estão sob controle, quais são as dívidas mais urgentes e o que pode ser cortado ou revisto para aliviar o orçamento.

Estipule gastos e determine prioridades

Agora que você conhece a sua realidade financeira, estipule os gastos de fim e de início do ano. Não economize! Coloque todos os gastos que são essenciais como os impostos de início de ano e todos os desejos como comprar um eletrodoméstico novo para casa.

Relacione esses gastos com a sua planilha financeira e busque formas de pagar tudo o que você precisa. Nem sempre isso será possível, então aqui vem algo importante: defina prioridades. Assim, você não deixa nenhum gasto essencial desse período de lado e não se complica nas contas.

Use o 13° salário com inteligência

Se você é trabalhador CLT, o 13° salário pode te ajudar a aliviar o orçamento e cobrir todos os gastos. Use o dinheiro com inteligência, priorizando pagar as contas mais urgentes e quitar dívidas. Assim, você não envolve a sua renda mensal e pode usá-lo para fazer as compras de fim de ano com mais tranquilidade.

Se a sua situação financeira estiver bem controlada, você pode usar o seu 13º salário para realizar alguns desejos de fim de ano, como reformar a casa ou comprar móveis ou eletrodomésticos novos.

Troque dívidas mais caras por dívidas mais baratas

Essa é uma boa dica para quem está endividado! Se você fez as contas e as dívidas estão pesando no orçamento, buscar por alternativas mais baratas é uma boa opção. Alternativas como o empréstimo consignado, o refinanciamento imobiliário ou de veículo e a antecipação do saque-aniversário do FGTS podem aliviar as contas no fim de ano.

Essas modalidades de crédito possuem melhores condições de pagamento com bom prazo e juros mais baixos. Além disso, oferecem bons volumes de crédito, o que pode te permitir quitar dívidas de empréstimo pessoal, cartão de crédito ou cheque especial e assumir dívidas mais baratas. Dessa forma, você alivia o seu orçamento mensal e abre espaço para novos gastos.

Com essas dicas, você terá mais facilidade para organizar o seu fim de ano e iniciar 2024 com as contas em dia. O planejamento financeiro parece complicado, mas com um pouco de atenção você consegue organizar as contas e começar a colocar a vida financeira em ordem.

Responder

um + 8 =

− 2 = 1