noComentários

Dicas para evitar o “tudo ou nada” e fazer boas compras no final do ano

Entenda como fazer compras incríveis de fim de ano sem estourar seu orçamento

O clima de fim de ano pede a compra de bons presentes, décimo terceiro na conta, promoções prometendo ótimos preços. Ainda, Natal chegando junto aos famosos amigos secretos e presentes do Papai Noel para as crianças… Por fim, a soma de tudo isso pode fazer com que você se descontrole financeiramente.

Sabemos bem que o fim de ano pode ser uma verdadeira armadilha para o seu bolso. O preço de Black Friday pode ser, de fato, muito tentador, assim como as ofertas de Natal, mas é necessário disciplina se você deseja começar 2023 sem estar no vermelho. Para ajudá-lo a não tomar decisões no calor do momento, separamos algumas dicas essenciais para suas compras. 

1.  Listas de compras

Sim, listas são sempre suas amigas na hora de ir às compras. Ter em mente aquilo que deseja comprar ajuda a evitar gastos desnecessários. Afinal, em tempos de promoções, muitos produtos podem chamar sua atenção. Você pode não resistir e acabar fazendo escolhas duvidosas, que vão estourar seu orçamento. 

Muitos sites oferecem a opção “lista de desejos”. Sempre que estiver navegando, quando algo chamar sua atenção, ao invés de sair comprando logo, você poderá recorrer a essa ferramenta. Faça as listas, leia, pense sobre elas e guarde-as. Depois de algumas horas, você poderá decidir melhor se realmente vale a pena comprar esse produto.

2.  Lembre-se de ter sempre uma reserva financeira

Após um longo ano muito bem trabalhado, nossa vontade é pegar o décimo terceiro e nos encher de mimos. Mas isso é de longe o recomendado pelos especialistas em finanças. Na hora de fazer compras, é muito importante você já ter separado parte desse dinheiro para criar uma reserva. Afinal, devemos lembrar que o ano-novo vem sempre acompanhado de muitas contas e você pode precisar de uma ajuda extra.

3.  Atenção às promoções

Novembro vem sempre acompanhado da famosa e tão esperada Black Friday, que sempre conta com excelentes ofertas. Assim, agarrar promoções a todo custo pode parecer a sua melhor estratégia. Mas, além de as melhores ofertas sempre acabarem muito rápido, é preciso pensar bem e planejar para, depois, não se arrepender de suas compras.

Estar ligado nas ofertas é também estar atento à sua lista de compras. Por isso, sempre busque filtrar as ofertas com base naquilo que você já desejava. Comprar uma coisa só porque está barata pode acabar saindo muito caro se você não vai usá-la. Aproveitar as promoções é, sim, o ideal, mas sempre com muita cautela.

4.  Planeje suas compras

Chega o fim do ano e queremos sempre comemorar com todos. Assim, prometemos marcar presença em muitas festas de confraternização. Com elas, vêm sempre os amigos secretos, que devem estar no seu planejamento de compras.

Na hora de calcular os gastos de fim de ano, não se esqueça de anotar todos os amigos secretos que você combinou de participar. Outra dica é estipular com os outros participantes um valor acessível para todos. Desse modo, você já terá em mente quanto irá gastar.

Faça também uma lista das pessoas que você deseja presentear no fim do ano. Pense em quais valores você pode desembolsar para cada um dos presentes. Planejar é uma excelente saída para evitar a ansiedade e fazer compras por impulso.

5.  Diga não às compras por impulso

É claro que a nossa próxima dica não poderia ser outra, já que quem planeja sai sempre ganhando quando o assunto é economizar. Durante o fim do ano, lojas físicas e virtuais estão preparadas para convencê-lo a levar mais e mais produtos. Por esse motivo, você deve sempre estar com sua lista em mãos. Pense muito bem se vale a pena se jogar em todas as promoções que aparecem.

Responder

quatro × 2 =

75 − = 67