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Entenda o que é a estratégia omnichannel

Diariamente descobrimos novas experiências de consumo. Elas reforçam nossa forma de comprar, nos dando base forte, como estruturas metálicas para esta ‘construção’.

O consumidor está sempre em busca de inovação, dando margem para que os empresários criem novos conceitos. Neste texto falaremos sobre omnichannel, uma estratégia de mercado que tem inovado este nicho.

O que é estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação. O objetivo é estreitar a relação online e offline, aprimorando a experiência do cliente.

Ela já estava meio que anunciada no mercado, devido à necessidade constante de inovação.

Se destrincharmos bem o termo, teremos: “omni” que compreende-se como tudo. Já “channel”, significa canal. Por isso, seria a junção dos canais de comunicação de uma empresa.

Uma marca de conectores elétricos, por exemplo, pode já utilizar caminhos que se assemelham a essa tática.

  • Crosschannel

Nesse conceito, os canais acabam se cruzando. Ou seja, uma compra pode ser realizada de forma online, mas retirada na loja física. Vemos isso ocorrendo em grandes magazines, como Lojas Americanas e Magazine Luiza.

  • Multichannel

Um exemplo da estratégia multichannel, é quando uma empresa oferece diversos canais de compra, como site, aplicativo, lojas físcas, entre outros.

Isso gera o conceito, pois nem sempre os canais estão se cruzando, mas sim, ampliando a gama de canais que podem atender seu consumidor.

  • Ominichannel 

Para salientar essa diferença, seria como se um cliente, em sua loja física, acessasse o app da marca. Se encontrar o produto, os vendedores podem fazer o pedido e o cliente ainda pode optar pela entrega do produto.

Essa tática criou uma sinalização de segurança, alertando os empresários e mostrando quão completo seus concorrentes estarão. 

Como vimos, a Omnichannel oferece uma nova e mais completa experiência de compra, por isso, já deve ter ouvido ou lido sobre o termo.

Benefícios de aplicar uma estratégia omnichannel 

Quando pensamos em nossos negócios, imaginamos um jeito de atrair novos clientes, de fidelizá-los e de criar uma relação diferenciada.

Ao deixá-los felizes, o gestor está correspondendo a todos esses pontos acima citados.

Está criando novas tendências para:

  • Os serviços oferecidos;
  • As vendas;
  • O processo de fidelização;
  • O pós atendimento;
  • A entrega;
  • A imagem que sua marca procura introduzir no mercado.

Como aplicar em sua empresa

Já mostramos as vantagens. Agora resta saber como inserir tais estratégias em sua empresa.

  • Comece pela persona

Crie a persona do seu negócio. Com ela já criada, é possível saber inúmeras informações como: os hábitos de compra de seu público alvo.

Dessa forma vai compreender melhor as demandas desses clientes e conseguirá oferecer algo realmente valioso.

  • Integre os canais da sua empresa

Essa integração significa alinhar o meio online de compra, assim como também o offline para que a experiência se mantenha a mesma de um para o outro.

Seguindo esses passos, estará utilizando a maior tendência do mercado.

Esperamos ter ajudado com esse texto, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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