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Leads qualificados: Como identificar e ativar um

O envio de leads não qualificados para sua equipe de vendas gera pouca receita e custa tempo. Se esse processo de qualificação não estiver otimizado, você deve se preocupar, principalmente porque verá inúmeros clientes inativos.

Para que isso passe longe da sua marca, resolvemos criar este guia, onde entenderá como identificar aqueles interessados em seu produto e ativá-los mais rapidamente. Ficou curioso? Então, continue com a gente!

O que são leads qualificados?

De um modo geral, um bom lead é qualquer cliente em potencial que pode ir para a próxima fase do funil de vendas. Eles também precisam se qualificar por meio de suas ações para sinalizar que são uma boa opção para sua empresa, como se fosse uma mangueira de incêndio em um momento de urgência.

Para isso, reúna o maior número possível de leads, encontre aqueles que se adequem ao seu produto e, finalmente, os alimente até o ponto em que estejam prontos para fazerem uma compra.

Para que isso ocorra e você possa ativá-los, faça o seguinte:

Tenha dados relevantes sobre eles

No mundo do marketing digital, um lead qualificado começa com ótimos dados. Você os obtém com um formulário bem projetado. Os dados em questão vêm na forma de informações validadas pela própria pessoa. 

Aqui estão alguns exemplos dos tipos de dados que deseja descobrir sobre seu lead:

  • Número de telefone;
  • Endereço de email;
  • Cargo;
  • Nome completo;
  • Preferências;
  • Entre outros.

Sabe onde estão dentro do funil de vendas

A jornada do comprador é fundamental para nutrir leads para uma venda. Se o seu principal produto é uma balança industrial digital, por exemplo, é importante estar alinhado com o lead para prosseguir com a venda.

 Assim, saber onde estão nessa jornada ajudará você a identificar se já podem dar o próximo passo ou precisam de mais atenção.

Para ajudá-lo a entender onde o lead está na jornada do comprador, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • O lead entende seu problema?
  • O líder é informado sobre as soluções para esse problema?
  • O lead vê seu produto como a melhor solução para esse problema?
  • O lead está familiarizado com o processo de compra para adquirir sua solução?

Colocando tudo isso em pauta, terá mais tranquilidade de categorizá-lo.

Quando as informações têm qualificação

Como mencionado acima, seus leads precisam ser adequados para sua empresa, tanto quanto a automação predial é para a engenharia. Não é bom se um cliente em potencial for nutrido até o ponto em que deseja comprar seu produto, mas não poderá pagar pelo mesmo. A frustração vem para ele e para você.

No mundo do marketing, chamamos isso de qualificação. Para os vendedores, isso significa que eles precisam passar por menos obstáculos e esclarecer menos informações durante o processo de vendas.

 Quanto menos atrito no processo, mais tranquila será a venda e mais rápido sua empresa terá lucro, como se fosse uma empresa que faz a instalação de um letreiro de led.

Resumidamente, os leads são a chave para o sucesso a curto, médio e longo prazo de qualquer negócio. Pensando que ninguém vive sem clientes, ordená-los da maneira mais coerente fará com que todos saiam ganhando. Agora, tire essas ideias do papel e coloque-as em prática ainda hoje.

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