noComentários

Como manter a harmonia na decoração da sua casa

A harmonia na decoração de uma casa pode trazer uma sensação de paz, aconchego e uma satisfação enorme, porém cá entre nós, nem sempre é fácil encontrar o tom certo para cada cômodo e fazer com que todos os espaços consigam conversar entre si de forma simples e eficiente. 

Em grande parte das vezes, as pessoas acabam decorando cada parte de uma vez, como se estivessem colocando várias peças de quebra-cabeças diferentes ou realizando a dobra de chapa de forma aleatória. 

Se você quer ter uma boa decoração e que seja harmoniosa, assim como o Feng Shui (prática milenar chinesa ideal para residências), é preciso se atentar a todos os detalhes e executar diferentes tarefas de maneira exemplar. 

No texto de hoje, separamos algumas dicas que vão te mostrar como é possível manter a harmonia na decoração da sua casa de forma eficiente e que todos os cômodos encaixem, bora conferir? Então vamos lá!

O primeiro passo é a organização

Se você quer uma casa harmoniosa com uma decoração que encaixe com sua proposta o primeiro passo é a organização, para isso, comece arrumando todos os seus pertences e itens decorativos, faça uma higienização completa e traga um clima mais confortável, saudável e prazeroso. 

Evite deixar os ambientes bagunçados, realize limpezas constantes e descarte objetos no qual você não usa mais, deixar tudo organizado vai trazer uma aura muito mais harmoniosa na sua decoração. 

Use cores específicas e que combinem em cada cômodo

Quem disse que para ter harmonia é preciso apenas seguir padrões? Na verdade, o ideal é apostar em cores específicas para cada cômodo da sua casa, no quarto, utilize uma paleta de cores mais claras com tons suaves que transmitam tranquilidade, como o verde e o azul.

Também é necessário ficar de olho no significado de cada cor para harmonizar seus ambientes, o roxo significa sabedoria, o marrom estabilidade, o verde saúde, o rosa felicidade, e por aí vai. 

Procure conhecer os diferentes significados e separe seus cômodos com cores que se encaixam e combinam, e que no final, possam conversar entre si, deixando sua casa em um contexto geral, muito mais harmoniosa assim como um edifício depois de realizar a manutenção predial

Valorize diferentes itens naturais

O Feng Shui é totalmente inspirado na natureza, afinal, em uma tradução o termo representa algo como “vento e água”, então que tal aplicar essas práticas mais naturais dentro da sua casa?

Procure valorizar esses itens colocando uma decoração em tons de madeira, e usando recursos como vasos, plantas, velas e incensos. Para a parte externa, aposte em um jardim vertical e até mesmo cultive algumas plantações de hortelã, manjericão e orégano, isso traz uma decoração muito mais verde, viva e é claro, harmoniosa. 

Trabalhe com produtos aromáticos

Acima, citamos um pouco sobre as velas e os incensos, e esses produtos aromáticos, sem dúvidas, ajudam muito tanto em termos decorativos quanto no trabalho de energização de um ambiente. 

Procure encontrar aromas que te agradam e espalhe velas aromáticas, incensos e outros itens por toda a sua casa, isso ajuda na positividade do ambiente e é claro, traz uma decoração muito mais bonita. 

Planeje muito bem a disposição dos móveis

Um bom decorador sabe que, a harmonia depende muito de como os móveis serão distribuídos dentro da casa, é preciso que eles sejam colocados da forma correta, sem que atrapalhem a passagem das pessoas. 

A livre circulação é crucial, trazendo amplitude nos espaços, além é claro, de sempre optar por móveis mais funcionais e planejados, procurando sempre ganhar espaço e aproveitar cada centímetro da melhor maneira possível. 

Essa é uma parte complicada, que requer um bom planejamento, assim como se você fizesse um projeto de instalações elétricas

Coloque itens decorativos simbólicos

Por fim, para completar a harmonização na decoração da sua casa, recomendamos o uso de itens principalmente aqueles que carregam consigo, algum tipo de simbolismo, como pedras, a mais famosa é o olho de tigre, usada para clarear a mente, mas existem outros exemplos como a ametista é a hematita. 

Use alguns itens como espelhos, quadros e outros, eles ajudam a complementar sua decoração, e trazem algo muito mais leve e um clima harmonioso muito mais forte dentro da sua residência. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Responder

90 − 88 =