noComentários

Como usar a lavadora de alta pressão com segurança

Confira dicas e ações importantes para utilizar a lavadora da forma correta

Na hora de lavar o carro, limpar a churrasqueira ou a piscina e até de lavar a fachada de grandes edifícios, as lavadoras de alta pressão são aparelhos multifuncionais que facilitam a limpeza. Também conhecidos como lava a jato, esses equipamentos são essenciais para conseguir remover toda a sujeira de forma eficiente, mas é preciso saber como utilizá-la da maneira correta.

A lavadora de alta pressão é um equipamento que geralmente funciona em áreas molhadas e é conectada a energia elétrica, por isso entender a maneira certa de manusear o aparelho é fundamental para não ter problemas. Muitas vezes, até mesmo profissionais se esquecem de manusear a máquina seguindo alguns procedimentos fundamentais para o seu uso.

Para te ajudar, fizemos uma lista com diversos tipos de uso e operação das lavadoras de alta pressão, confira abaixo:

  • Use um calçado com sola de borracha ou de algum outro material isolante elétrico quando for manusear a lavadora;
  • Conecte a lavadora na tomada com os pés e mãos secos, nunca molhados;
  • Proteja as conexões elétricas e garanta que elas estejam secas;
  • Verifique se a tensão da rede elétrica (voltagem) da tomada é compatível com a tensão da lavadora de alta pressão;
  • Nunca retire/corte o pino de aterramento do plugue da lavadora;
  • Se for preciso usar uma extensão elétrica, certifique- se certifique de que o equipamento tem sistema de aterramento e é a prova d`água;
  • Verifique se a mangueira não está dobrada ou em contato com superfícies cortantes;
  • Não direcione o jato para si mesmo ou para outras pessoas ou animais;
  • Não direcione o jato para a rede elétrica ou para própria lavadora;
  • Crianças não devem usar o equipamento;
  • Ao acabar de usar, desligue o interruptor da lavadora da tomada e aperte o gatilho para retirar a pressão armazenada na lavadora. Somente depois, desconecte o plugue da tomada;
  • Não ligue o equipamento antes de colocar água ou produto de limpeza indicado no reservatório da lavadora.

Como otimizar o uso de uma lavadora de alta pressão?

Além dos cuidados com a segurança, saber como otimizar a eficiência da lavadora de alta pressão é essencial para o seu uso. Dessa maneira, é possível fazer uma limpeza eficiente e rápida, economizando energia elétrica e tempo. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a otimizar o uso da lavadora e garantir uma boa limpeza:

Comece a limpeza de cima para baixo

Uma maneira eficaz de usar a lavadora de alta pressão é sempre fazer a limpeza de cima para baixo. Isso garante que a sujeira não escorra para uma área que já foi limpa e você tenha que mais trabalho para fazer a limpeza.

Se você vai lavar o seu carro, por exemplo, comece a limpeza pelo teto e venha descendo até os pneus do veículo. Assim, você consegue limpar o veículo com eficiência e dar atenção a camadas mais profundas de sujeira.

Verifique a vazão e a pressão nominal da lavadora

A pressão nominal e a vazão são dados técnicos que constam na embalagem da lavadora e são fundamentais para otimizar o seu uso. Para entender melhor, a pressão nominal indica a força do jato e a vazão indica a quantidade de água que será liberada durante o uso.

A partir disso, é preciso avaliar a necessidade de pressão e vazão nas áreas em que a lavadora será usada. Por isso, considere o tamanho do ambiente e o nível de sujeira para comprar a melhor lavadora. Quanto maior for a área a ser limpa e profunda for a sujeira, o ideal é que a vazão e a pressão nominal sejam as maiores possíveis. Consulte um vendedor e peças informações para comprar o melhor produto.

Com as nossas dicas, você conseguirá utilizar a lavadora de alta pressão com total segurança e fazer uma limpeza eficiente em qualquer ambiente, objeto ou veículo. Sempre preze pela segurança e eficiência para aproveitar os benefícios de utilizar uma lavadora de alta pressão.

Responder

11 − 9 =

53 + = 63