noComentários

Fogão, forno ou cooktop: qual escolher?

Veja o que é preciso considerar antes de escolher o equipamento ideal para sua cozinha, que atenda suas necessidades e expectativas

Na hora de dar uma repaginada na cozinha com novos equipamentos, escolher geladeira, micro-ondas e outros eletrodomésticos é fácil, pois apesar de muitos modelos, as funcionalidades de cada um deles é sempre a mesma.

No entanto, ao decidir qual será o novo eletrodoméstico responsável por fazer a comida, sempre fica aquela dúvida: forno, fogão ou cooktop a gás, qual escolher?

Pode até parecer uma escolha simples de se fazer, mas é muito importante, pois antes de determinar qual será adquirido é preciso, em primeiro lugar, levar em consideração o tipo de cozinha, o espaço do ambiente e como o eletrodoméstico será utilizado.

Continue a leitura para saber o que deve ser levado em consideração e aprenda como escolher a melhor opção.

O que precisa ser considerado antes de escolher entre fogão, forno ou cooktop?

Antes de decidir qual equipamento comprar, é preciso determinar bem onde ele será instalado. Para isso, além de escolher um local na cozinha, também é fundamental tirar todas as medidas dos diferentes espaços no ambiente e saber as dimensões do modelo do forno, fogão ou cooktop que você pretende adquirir.

Um cooktop precisa de uma bancada para sustentá-lo com espessura entre 30 e 60mm, um fogão requer um espaço dedicado para ele e, o forno, de um nicho ou bancada com tamanho suficiente para acomodá-lo e com apoio suficiente para suportar seu peso, por exemplo.

Também é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • O cooktop ocupa menos espaço, pois pode ser instalado no local de sua preferência, trazendo mais praticidade no dia a dia e estilo na sua cozinha.
  • O fogão tem como vantagem o fato de vir com um forno embutido, poder ser movimentado ou transportado com facilidade durante mudanças e é a opção mais barata;
  • O forno é indispensável se você escolher um cooktop, caso contrário, todas as receitas que precisam dele não podem ser feitas. No entanto, também pode estar presente com o fogão para agilizar os preparos assados, como bolos, tortas e carnes, na hora de esquentar comida fria, além de dar um up na aparência da cozinha.
  • Para cooktop e fogão, lembre-se de que o espaço que o equipamento será colocado precisa ser arejado, mas ao mesmo tempo não pode receber correntes de ar muito fortes para evitar que as chamas se apaguem durante seu uso.
  • No caso do forno ou fogão, também é necessário levar em consideração que esses equipamentos não devem se encostar em móveis e precisam de um espaço livre atrás deles.
  • A eficiência energética e desempenho são equiparáveis entre fogão e cooktop, a diferença se encontra nos aspectos estéticos de cada um.

Saber as medidas e entender esses pontos é fundamental para evitar quebra-quebra na cozinha ou que você compre um equipamento que não cabe no seu espaço ou bancada.  

Perguntas importantes

Além das considerações fundamentais antes de escolher entre fogão, forno ou cooktop, você também precisa fazer algumas perguntas muito importantes para garantir que você compre o equipamento que realmente se encaixa em suas necessidades e expectativas.

Portanto, antes de escolher, você precisa se perguntar:

  • A área é integrada? Com a sala ou a lavanderia?
  • Cozinho pouco ou bastante?
  • Tem como deixar o equipamento próximo à geladeira, mas sem ficar lado a lado?
  • Preciso de praticidade ou minha intenção é valorizar o estilo e aparência da cozinha acima de tudo?
  • Quero um equipamento que possibilite diferentes tipos de preparo ou dois equipamentos diferentes para funções distintas?
  • O local onde o equipamento será instalado garante uma boa ergonomia durante os preparos?
  • Tenho orçamento limitado ou posso gastar o quanto for preciso para deixar minha cozinha do jeito que quero?

Quando todas essas perguntas forem respondidas, muito provavelmente você já consiga identificar qual equipamento é o ideal para sua realidade.

Além disso, elas garantem que você tenha uma boa ergonomia, consiga realizar todos os preparos que deseja executar, tenha um espaço seguro para evitar acidentes e a cozinha do jeito que sempre sonhou.

Responder

17 + 10 =

21 + = 25