noComentários

3 soluções sustentáveis para a sua casa

O Meio Ambiente e sua preservação são assuntos mais presentes na sociedade e uma preocupação dos cidadãos. Por isso, algumas ações são necessárias para preservá-lo.

Com o aumento do desmatamento e o uso de recursos naturais para fazer eletrodomésticos, acessórios e outros produtos necessários para o nosso bem-estar, as marcas têm repensado seus processos, produzindo produtos que necessitem de menos recursos naturais na fabricação.

Alguns exemplos são a máquina de lavar louças e a fritadeira elétrica, que, além de melhorarem a saúde e facilitarem o dia a dia, podem contribuir para a preservação do Meio Ambiente. No entanto, atitudes do nosso cotidiano também podem ajudar nesse processo.

A importância da sustentabilidade em casa

Um dos temas mais debatidos nos últimos anos é a mudança climática e ambiental que vem acontecendo no mundo. Apesar dos novos meios tecnológicos terem facilitado a vida de muitas pessoas, também têm exigido grande parte da matéria-prima existente na natureza.

Além disso, com queimadas de florestas e uso desenfreado de água, um número maior de crises ambientais tem sido registrado, alertando as autoridades, não só brasileiras, mas globais, sobre a importância de um controle e de um uso controlado de sistemas naturais.

Apesar das grandes indústrias e governos utilizarem em maior escala, é possível tomar algumas atitudes em casa para evitar a poluição do Meio Ambiente e preservá-lo, para que seja possível uma convivência melhor das próximas gerações.

Atitudes simples, mas transformadoras

Muitas pessoas acreditam que pequenas atitudes não fazem tanta diferença. No entanto, em grande escala, podem ser transformadoras e inspirar outras pessoas a fazer a sua parte, além de economizar dinheiro a longo prazo. Veja algumas dicas que você pode colocar em prática, desde a decoração até a forma de gerir o seu lar.

Reciclagem de embalagens

Para os fãs de redes sociais, principalmente Pinterest, um dos destaques é o DIY (Do It Yourself), que consiste em vídeos educativos de reciclagem de produtos que, na maioria das vezes, demoram para ser deteriorados, podendo ser prejudiciais para a natureza.

Além de ser uma ótima forma de descansar a mente, pode se tornar um hobbie ou até uma renda extra. Também é uma forma de exercer a criatividade, transformando embalagens vazias em vasos de planta, porta-joias e até bolsas, economizando em outros produtos e ajudando a manter o Meio Ambiente limpo.

Produtos recicláveis e biodegradáveis

O movimento vegano tem ganhado força nos últimos anos. Apesar de muitos considerarem uma atitude do momento, o veganismo e o vegetarianismo estão presente na sociedade há algumas décadas e têm uma premissa política, contra a crueldade animal e a preservação do Meio Ambiente, uma vez que o processamento de alimentos de origem animal exige um alto volume de recursos naturais.

No entanto, essa conversa também tem sido levada para produtos. Não é à toa que produtos veganos e com embalagens biodegradáveis têm sido criados por grandes marcas, que já possuem esse pilar e propósito. Utilizar esses produtos pode ser uma opção para você, uma vez que são livres de substâncias tóxicas para o seu corpo, além de virem em embalagens biodegradáveis.

Alguns exemplos são: escova de bambu, xampu e condicionador em barra, porta-sabonete de madeira, papel reciclável, livros digitais, que podem ajudar na redução de exemplares físicos que gastam muitas folhas, ecobags, sacolas recicláveis, entre outros.

Materiais Recicláveis

Se você está construindo uma casa ou reformando a sua, é possível utilizar materiais recicláveis e seguros. Os 3 mais conhecidos são:

  • madeira de reflorestamento, que pode ser utilizada principalmente em móveis e outros acessórios da casa;
  • tijolo ecológico, que é composto por areia, água e cimento, utilizando menos recursos naturais do que o tijolo natural;
  • vidro reciclado, que pode ser utilizado em revestimentos de paredes, além de pisos, azulejos e bancadas e, assim como o tijolo ecológico, utiliza menos recursos naturais.

Responder

dois × cinco =

+ 31 = 32