noComentários

Detran AP: Telefone, Simulado, CNH, IPVA, Reclamação, Ouvidoria

Você quer conhecer mais sobre o Detran AP e saber como acessar serviços e soluções de veículos, habilitações e outros? Então leia este artigo para saber seus principais meios de contato, além de outras informações pertinentes aqui no Detran Vias.

O Detran é o órgão responsável por coordenar, controlar e executar as políticas de trânsito no Estado do Amapá. A sua missão é prestar serviço de qualidade à população com responsabilidade e compromisso com a vida.

Qual o endereço do Detran AP?

Atualmente o Departamento de Trânsito do Estado do Amapá está localizado na Rua Tancredo Neves, 217, bairro São Lázaro, em Macapá.

Qual é o telefone do Detran AP?

Detran AP

Conforme consta no site do Detran, o telefone de atendimento do órgão estadual é o (96) 98409 9546. No entanto para o serviço de Liberação de Veículo, existe um número específico somente para mensagens Whatsapp (96) 98405 0993.

Os números de atendimento funcionam das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira.

Qual é o e-mail do Detran AP?

À primeira vista, não há um e-mail de contato divulgado no site do Detran. Porém, esporadicamente no meio da página principal do site aparece o e-mail de atendimento do Detran AP:

Qual é a ouvidoria do Detran AP?

A ouvidoria do Detran tem como finalidade a melhoria da relação entre o cidadão e o órgão estadual. Entretanto a ouvidoria do Detran AP é feita por meio do próprio site e acessar a área da ouvidoria.

Qual é o site do Detran AP?

O site oficial do Detran AP é o www.detran.ap.gov.br e pode ser acessado do seu celular, notebook ou computador de qualquer lugar do estado.

Qual é o simulado do Detran AP?

Detran AP

A avaliação teórica é necessária para a obtenção, renovação e/ou a reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Então, para auxiliar os candidatos que realizarão a prova de condutor, o Detran AP oferece no site o simulado da avaliação.

Primeiramente, o exame teórico é uma forma de melhorar a performance dos candidatos e potencializar o que é ensinado no CFC. Da mesma forma, é uma boa maneira do candidato se familiarizar com o formato da prova.

Entretanto, o órgão estadual do Amapá não tem uma área específica para o simulado, porém existem diversos sites oferecendo simulado, inclusive aplicativos.

Consulta Detran AP

Ademais às informações fornecidas, no site do Detran, no menu Habilitação e Veículos é possível verificar todos os serviços oferecidos. Portanto são assuntos relacionados aos veículos em geral, habilitação, educação, infrações e sobre empresas credenciadas.

Então, é possível consultar informações sobre veículos, gravames, consulta de emissão de CRV, agendamento de vistoria. Assim como também guias de pagamento do licenciamento, vistoria, 1º emplacamento, IPVA entre outros.

Além disso é possível entrar no site do Detran, lá possível verificar tudo sobre veículos, habilitação, consultar agendamentos entre outros.

Como consultar o IPVA no Detran AP?

O primeiro passo é acessar o site do Detran e escolher a opção “Veículos”. Depois escolher “Consulta de veículos”. Na próxima tela, basta informar o número do Renavam e da placa do veículo, marcar a caixa “Não sou robô” e, em seguida, selecionar “Pesquisar”.

Além disso é possível acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) porém ele redireciona de volta ao site do Detran.

Como calcular o valor do IPVA

Primeiramente, localize o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal do veículo.

Os valores praticados no Amapá para automóveis de passeio, utilitário ou de carga variam de acordo com a categoria e outras especificações, por exemplo:

  • 3% – automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas ou esportivas e aeronaves não destinada a atividade comercial;
  • 1,5% ônibus, caminhão, micro-ônibus, motocicletas, ciclomotores.

Veja abaixo um exemplo de cálculo do IPVA:

  • Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 38.250,00)
  • Alíquota: 3%
  • Cálculo: 38.250 X 0,03 (R$ 1.147,50 é o valor que será cobrado no IPVA).

Como consultar multas no Detran AP?

No menu Veículos existe a opção Consulta de Veículos, portanto é possível fazer diversas coisas como:

  • consultar características do veículo;
  • consultar multas;
  • consultar débitos e taxas.

Agendamento Detran AP

Através do site é possível fazer agendamento, todos de forma virtual, que permite ao usuário marcar o atendimento presencial em diversos postos.

Assim, o usuário é direcionado ao endereço de Agendamento  para agendar serviços para pessoa física e jurídica, tanto para diversos assuntos. Então a entrada no Detran AP só é permitida a usuários que fizeram agendamento pelo site.

Portanto, para ter acesso ao Detran, o usuário deve comparecer na data e local agendado, munido de documentos e comprovante de agendamento impresso. De acordo com o site, essa área de Agendamento, não é válido para a realização de Vistoria Veicular, que é feito em uma página específica do Detran.

Licenciamento Detran AP

O licenciamento é o processo de emissão do CRLV, documento de porte obrigatório que autoriza o veículo a rodar. Portanto é um tributo recolhido pelo Detran de cada estado brasileiro e para ser emitido é necessário que o IPVA já esteja pago.

Após o pagamento das taxas, o documento pode ser impresso na página do site.

Resultado Detran AP

Do mesmo modo de outros serviços, os resultados de processos do Detran podem ser acessados no site de serviços do órgão estadual. Então é preciso acessar https://www.detran.ap.gov.br/ e escolher o serviço que deseja.

Qual é a avaliação do Detran AP no Reclame Aqui?

Detran AP

Apesar de ter um cadastro no Reclame Aqui, o Detran AP não respondeu a nenhuma reclamação. Porém existem 11 reclamações ao órgão estadual e nenhuma foi respondida ou solucionada.

Portanto a avaliação do Departamento de Trânsito do Amapá é de empresa não recomendada.

Resumo com os principais meios de contato do Detran

Atualmente o Detran disponibiliza alguns meios para contato direto com o órgão. Além disso, tem perfil na rede social Facebook.

Abaixo estão os principais meios de contato com o Detran:

  • Atendimento: (96) 98409 9546
  • Liberação de Veículo: (96) 98405 0993
  • E-mail: [email protected]
  • Ouvidoria: https://www.detran.ap.gov.br/detranap/institucional/ouvidoria/
  • Facebook: https://www.facebook.com/detran.ap.7

Mais informações sobre o Detran AP

Ademais ao site, que tem diversas funcionalidades, o órgão informa ao público sobre o aplicativo Detran Fácil para facilitar a vida do usuário. Nele é possível:

  • receber notificações personalizadas;
  • acessar informações do veículo e habilitação;
  • atualizar o endereço.

Além disso existem outras informações que podemos acessar pelo site, veja abaixo:

RENAVAM

O RENAVAM, Registro Nacional de Veículos Automotores, é um número único de identificação do veículo. Portanto, ele é o equivalente ao nosso CPF, não havendo dois veículos com o mesmo número de RENAVAM.

O número do RENAVAM consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, CRLV ou no Certificado de Registro de Veículo, CRV.

CNH

O Detran também tem uma área dedicada para a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, sendo possível acessar os serviços online. Porém há diferença entre primeira habilitação e renovação da carteira, veja abaixo:

Obtenção da habilitação para conduzir veículos:

  • categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • categoria B: Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
  • categoria AB: com emissão da Permissão para Dirigir – PPD, com validade inicial de 12 meses.
  • Documentos necessários: Original e cópia:
  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço: conta de água, luz ou telefone, emitido há no máximo 90 dias ou fazer declaração de residência;
  • 01 foto 3X4 atual com fundo branco, sem óculos, sem cobertura ou qualquer outro acessório que dificulte a sua identificação.

Abaixo, veja o passo a passo para obtenção da CNH:

1. Solicitação do Serviço

2. Pagamento das Taxas de Serviços

3. Realização de exames de aptidão física e mental e exame psicológico

4. Matrícula no Centro de Formação de Condutor (Autoescola) / Curso Teórico-Técnico

5. Exame Teórico

6. Matrícula no Centro de Formação de Condutor (Autoescola) / Curso Prático de Direção

7. Exame Prático de Direção Veicular

8. Emissão da PPD

9 Entrega da PPD

Para primeira habilitação acesse o endereço da página. Para renovação de CNH no estado do Amapá, é preciso acessar o endereço do site, e seguir o passo a passo, conforme abaixo:

  • emitir a taxa de renovação e formulário Renach;
  • efetuar o pagamento e dirigir-se a clínica agendar a realização do(s) exame(s) com os profissionais indicados no formulário RENACH;
  • para CNH de outro Estado, o condutor deve comparecer à Sede do Detran-AP para abertura do processo de renovação e em seguida poderá realizar os exames exigidos;
  • para CNH de base local – Amapá. Após o agendamento, o condutor deverá comparecer diretamente às clínicas para realização dos exames exigidos.

Os exames exigidos por lei são:

  • Exame Clínico/Oftalmológico de Aptidão Física e Mental, para todos os condutores
  • Exame Psicológico Avaliação Psicológica, se o condutor exercer atividade remunerada como motorista ou mototaxista;
  • Exame Toxicológico, somente para condutor com categoria C, D ou E.

CRLV E CRV

O CRV é o Certificado de Registro de Veículo. Já o CRVL, é o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo. Portanto, o CRV é o registro e o CRVL o licenciamento anual.

Assim, caso o CRV tenha sido furtado, perdido ou estar em mau estado de conservação, é possível emitir segunda via. Então, acesse Veículos > Impressão CRV, e você será direcionado para o endereço para imprimir o documento eletrônico.

Serviços online do Detran AP

Ademais a todos os serviços online destacados acima, no site existe a possibilidade de consultar as clínicas cadastradas ao órgão, pare exames. Veja abaixo:

Clínica Laboranalise

I G S Nascimento Ltda: Avenida Tancredo Neves 2235, (96) 3621 2623 

Instituto Integrare

  • Campos Bernardes Me – Av Almirante Barroso, 2721        – (96) 99903 2978 
  • Clínica Climap – Av Raimundo Alvares Da Costa 1383 – (96) 32237088
  • Clínica Dr Julio Ramos Ltda – Al Francisco Serrano 96 – (96) 99152 1105 
  • Clínica Aptos S M T Ltda – Av Coaracy Nunes 892 – (96) 984222041
  • J Macias J M De Barros Me – Av Duque De Caxias 1049 – (96) 999747750
  • Espaco Cuidar J P Nascismento Me – Rua Jovino Dinoa 33        – (96) 3222 5335
  • Instituto De Saude Mental – Avenida Desiderio Antonio Coelho 1867 – (96) 98414 6800 / (96) 3244 0942.

Outros serviços:

Ademais, é possível consultar os endereços dos postos, que servem de apoio ao Departamento Estadual, descentralizando os serviços do órgão.

Veja abaixo os endereços dos postos fora de Macapá e como entrar em contato:

LARANJAL DO JARI – Rua: Niteroi, 918 – Cajari

AMAPÁ – Av. FAB, 0815 – Bom Jardim

MAZAGÃO – Rua. Veiga Cabral, 420 – Santiago

SANTANA – Av. São Paulo Apostolo, 1316 – Fonte Nova

OIAPOQUE – Rodovia BR 156, 3250 – Universidade

PORTO GRANDE – Rua Salgado Valdinei – Nova Esperança

TARTARUGALZINHO – Av. Mãe Veronica, 603

De acordo com nosso artigo, quase todos os serviços do Detran AP, são solicitados de forma online pelo site. Logo, é muito mais fácil e prático verificar esses dados antes de ter que se deslocar de forma física até o órgão.

Responder

25 − 15 =